A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de Sociologia para o Vestibular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de Sociologia para o Vestibular"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de Sociologia para o Vestibular
Max Weber

2 A Objetividade do Conhecimento
Como é possível, apesar da existência dos valores, alcançar a objetividade nas ciências sociais? É preciso distinguir entre julgamentos de valor e saber empírico. Os valores devem ser incorporados conscientemente à pesquisa e controlados através de procedimentos rigorosos de análise, caracterizados como esquemas de explicação condicional.

3 QUESTÃO 42 (Janeiro 2000) De acordo com o pensamento weberiano, é correto afirmar que: A) os juízos de valor do pesquisador não interferem em nenhuma fase do processo de investigação científica. B) a sociologia de Weber é um esforço de explicação da sociedade enquanto totalidade social. C) o objetivo da sociologia é estabelecer leis gerais explicativas da realidade social. D) a sociologia compreensiva busca apreender o sentido da ação social e de seus nexos causais.

4 Os Tipos Ideais Um conceito típico-ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com base em traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar um fenômeno. O tipo ideal é utilizado como instrumento para conduzir o autor numa realidade complexa.

5 QUESTÃO 49 (Janeiro 2001) Para explicar os fenômenos sociais, Weber propôs um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. Esse instrumento pode ser definido como: I - uma construção do pensamento que permite identificar na realidade observada as manifestações dos fenômenos e compará-las. II - uma construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais. III - um modelo perfeito a ser buscado pelas formações sociais históricas e qualquer realidade observável. IV - um modelo que tem a ver com as espécies sociais de Durkheim, exemplos de sociedades observadas em diferentes graus de complexidade. V - uma construção teórica abstrata a partir de casos particulares analisados. Assinale a alternativa correta. A) I, II e V estão corretas. B) I, II e III estão corretas. C) II, III e V estão corretas. D) II, III e IV estão corretas.

6 Ação Social Toda conduta humana dotada de um significado subjetivo (sentido) dado por quem a executa e que orienta essa ação, tendo em vista a ação de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos. A explicação sociológica busca compreender e interpretar o sentido da ação social, não se propondo a julgar a validez de tais atos nem a compreender o agente enquanto pessoa. Compreender uma ação é captar e interpretar sua conexão de sentido, somente a ação com sentido pode ser compreendida pela Sociologia. Em suma: ação compreensível é ação com sentido.

7 QUESTÃO 56 (Abril 2006) Sobre a definição de ação social para Weber, assinale a alternativa correta. A) Está fundada na coletividade, de forma a estabelecer uma relação social. B) Implica necessariamente uma relação social, prescindindo de significação. C) É um conceito de análise típico-ideal, sem nenhuma correspondência com a realidade histórica. D) É aquela que se orienta pela ação dos outros, sendo, portanto, reciprocamente referida.

8 QUESTÃO 51 (Julho 2003) Na sociologia de Max Weber, o conceito de ação social tem sido fundamental em inúmeros estudos importantes sobre as sociedades modernas. Considere as alternativas teóricas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA. A) O conceito de ação social em Max Weber pretende comprovar a coerção, a interioridade, a particularidade e a generalização dos fatos sociais, a partir da conexão natural de sentidos entre a ética protestante e as imposições do capitalismo de Estado, como se vê nos EUA. B) Para Max Weber, a Sociologia é a ciência que pretende interpretar os sentidos prováveis da ação social, suas causas, seus efeitos e suas regularidades, que se expressam na forma de usos, costumes e situações de interesse produzidos por diversos sujeitos. C) Max Weber define ação social como uma conduta dotada de um significado subjetivo dado por um sujeito que o executa, orientando seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos. D) Para Max Weber, a explicação sociológica busca compreender os sentidos, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos em relação a outros, ou seja, seu caráter social, não se propondo a julgar a validez da ação dos sujeitos.

9 QUESTÃO 53 (Julho 2005) Segundo Weber é correto afirmar que:
A) a ação social é qualquer ação que o grupo social pratica, orientando-se pela própria ação e estabelecendo relações sociais significativas. B) a vida social é resultado de um conjunto de ações individuais orientadas a um determinado fim e reciprocamente referidas, estabelecendo-se, assim, as relações sociais. C) toda ação social está condicionada por idéias de valores que são fenômenos histórico-material. D) a vida social é resultado de um conjunto de ações coletivas, reciprocamente referidas de forma a estabelecer relações sociais.

10 QUESTÃO 42 (Março 2002) Segundo as concepções de indivíduo e de sociedade na sociologia de Max Weber, assinale a alternativa correta. A) O indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade. B) A sociedade se opõe aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela qual os indivíduos refletem as normas sociais vigentes. C) O gênero humano é, irremediavelmente, um ser social, condição expressa pelo fato dos homens e mulheres fazerem a história, mas sempre a partir de uma situação dada. D) O Estado capitalista nada tem a ver com as escolhas que os indivíduos fazem a partir das motivações que possuem, sendo, na verdade, a expressão das classes sociais em luta.

11 Tipos puros de ação Ação racional com relação a fins: ação que visa atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão dos meios necessários ou adequados, ambos avaliados e combinados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista. Uma ação econômica, por exemplo, expressa essa tendência e permitem uma interpretação racional. Ação racional com relação a valores: ação orientada por princípios, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções e levando em conta somente sua fidelidade a tais valores. Por exemplo, não se alimentar de carne, orientado por valores éticos, políticos e ambientais. Ação tradicional: quando hábitos e costumes arraigados levam a que se aja em função deles. Tal é o caso do batismo dos filhos realizado por pais pouco comprometidos com a religião. Ação afetiva: quando a ação é orientada por suas emoções imediata, como por exemplo, o ciúme, a raiva ou por diversas outras paixões. Esse tipo de ação pode ter resultados não pretendidos, por exemplo, magoar a quem se ama.

12 QUESTÃO 54 (Fevereiro 2007) Sobre os tipos de ação social em Max Weber, marque a alternativa correta. A) Os conceitos de ação burocrática, tradicional e carismática pensados por Weber são construções históricas, que acontecem sucessivamente em determinadas realidades histórico-culturais. B) Weber define as ações sociais burocrática, tradicional e carismática a partir de uma construção típico-ideal que é estabelecida apenas no plano conceitual. C) Os tipos de ação burocrática, tradicional e carismática pensadas por Weber constituem uma construção intelectual pautada na história e visam explicar uma dada realidade histórica. D) A ação racional implica uma adequação entre meios e fins, a ação tradicional funda-se no costume ou em um hábito já arraigado, uma vez que a ação carismática ou afetiva se estabelece, fundamentalmente, em uma crença através dos tempos.

13 QUESTÃO 53 (Fevereiro 2003) Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, propõe uma classificação típico ideal da ação social, de acordo com o sentido ou orientação dos atores. Considere os exemplos de ação social citados abaixo: I – o consumidor adquire um relógio motivado pela emoção que este lhe causa. II – o empresário estabelece uma gratificação para os empregados mais produtivos. III – o católico caminha noventa quilômetros para demonstrar sua fé. IV – o(a) estudante escolhe o colégio X só porque ali estudaram seus pais e avós. Marque a alternativa correta. A) Os exemplos III e IV ilustram, respectivamente, a ação afetiva e a ação racional com relação a fins. B) Os exemplos I e III ilustram, respectivamente, a ação racional com relação a fins e a ação tradicional. C) Os exemplos II e IV ilustram, respectivamente, a ação afetiva e a ação racional com relação a valores. D) Os exemplos II e III ilustram, respectivamente, a ação racional com relação a fins e a ação racional com relação a valores.

14 QUESTÃO 54 (Janeiro 2004) Em sua teoria sociológica, Max Weber propõe quatro tipos puros ideais de ação social, que apresentam sentidos, cuja conexão cabe aos cientistas sociais captar para compreender a realidade social. Assinale a alternativa correta sobre a articulação dos tipos de ação social propostas por Weber. A) O procedimento econômico corresponde ao modelo típico de ação racional com relação a fins, pois considera um conjunto de necessidades sob uma quantidade escassa de meios para chegar ao objetivo pretendido; avalia os meios relativamente aos fins, estes em relação às conseqüências implicadas e os diferentes fins possíveis. B) O procedimento científico pode ser considerado um modelo típico ideal de ação tradicional com relação a valores, na medida em que os cientistas operam pela lógica da crença na emancipação do homem das mazelas sociais, até mesmo com certa irracionalidade, como se pode ver na Física e na Química. C) A ação afetiva típica ideal é a causada pelos sentimentos de ódio, amor, raiva, ciúme, paixão, como se observa na competição individualista das sociedades capitalistas e, por isso, guarda bastante racionalidade combinada com a tradição. D) A articulação de dois ou mais tipos de ação social não oferecem sentidos compreensíveis aos cientistas sociais. Isso ocorre porque os tipos ideais são conceitos limites, que buscam captar realidades totalmente autônomas, como Max Weber demonstrou no estudo da conexão entre a ética protestante e o espírito do capitalismo nos EUA.

15 QUESTÃO 44 (Julho 1999) A respeito do conceito weberiano de ação social, é correto afirmar que: A) o exercício religioso da fé é uma ação afetiva. B) a decisão empresarial de inovação tecnológica para enfrentar a concorrência no mercado é uma ação racional com relação a fins. C) a ação que se orienta por valores não é uma ação social racional. D) uma ação que se caracteriza pela livre escolha é tradicional.

16 QUESTÃO 43 (Julho 2000) "300 milhões . Como o senhor da foto virou milionário... O mérito de Menin foi ter vislumbrado uma oportunidade e apostado suas fichas nela. ... Percebendo que ali podia estar sua galinha-dos-ovos-de-ouro, Menin resolveu projetar um negócio para atender aquela clientela. Primeiro, construiu pequenas casas em bairros populares de Belo Horizonte. Depois, passou a vender apartamentos semipadronizados com preços até 25% mais baixos. Após definir seu nicho de mercado, Menin elaborou uma cartilha que a empresa segue à risca até hoje."... VEJA, nº15, 12/04/2000, p. 148 Max Weber define uma tipologia da ação social que é apresentada nas afirmativas abaixo. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de ação social descrita no texto. A) Ação social racional com referência a fins. B) Ação social afetiva. C) Ação social tradicional. D) Ação social racional com relação a valores.

17 QUESTÃO 56 (Julho 2003) No dia 30 de junho de 2002 – mesmo dia em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tetra - morria em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o famoso médium Chico Xavier. Seu velório atraiu nada menos que 100 mil pessoas, movidas, a maioria delas, por suas crenças na reencarnação e na comunicação com os espíritos; por suas esperanças em curas extraordinárias; por seus valores éticos, como a caridade, e, naturalmente, por seus laços afetivos com o grande líder religioso. Músicas e roupas alegres, coloridas, deram ao velório um clima de festa, aparentemente incompatível com um acontecimento fúnebre. O motivo era simples: para o espiritismo kardecista não existe luto, sendo a morte vista apenas como mais uma etapa cumprida num longo processo de aperfeiçoamento do espírito. Por isso, a morte de Chico Xavier não deveria ser lamentada, apesar de sentida. Texto adaptado da Revista IstoÉ, de 10 de julho de 2002. Analisando os acontecimentos descritos, de acordo com a teoria de Max Weber e, considerando tais acontecimentos dotados de sentido, pode-se afirmar que esse sentido: A) está mais próximo das ações irracionais, predominando reações surdas a estímulos habituais, independentemente de fins conscientes. B) está mais próximo das ações racionais, predominando uma orientação consciente dos agentes, independentemente dos seus resultados. C) vincula-se a ações totalmente irracionais, implicando reações desenfreadas a estímulos não-cotidianos, independentemente de fins conscientes. D) vincula-se a ações racionais, implicando, sempre e unicamente, uma orientação consciente dos agentes quanto aos meios e fins.

18 Relação Social Uma conduta plural (de vários), reciprocamente orientada, dotada de conteúdo significativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, constitui o que Weber denomina de relação social. Podemos dizer que relação social é a probabilidade de que uma forma determinada de conduta social tenha, em algum momento, seu sentido partilhado pelos diversos agentes numa sociedade qualquer. Quando, ao agir, cada um de dois ou mais indivíduos orienta sua conduta levando em conta a probabilidade de que o outro ou os outros agirão socialmente de um modo que corresponde às expectativas do primeiro agente, estamos diante de uma relação social. Como exemplo de relação social, as trocas comerciais, a concorrência econômica, as relações políticas.

19 Estratificação Social
A concepção de sociedade construída por Weber implica numa separação de esferas – como a econômica, a religiosa, a política, a jurídica, a social, a cultural – cada uma delas com lógicas particulares de funcionamento. Partindo, portanto, do princípio geral de que só as consciências individuais são capazes de dar sentido à ação social e que tal sentido pode ser partilhado por uma multiplicidade de indivíduos, Weber estabeleceu conceitos referentes ao plano coletivo – a) classes, b) estamentos ou grupos de status e c) partidos – que nos permitem entender os mecanismos diferenciados de distribuição de poder, o qual pode assumir a forma de riqueza, de distinção ou do próprio poder político, num sentido estrito. As classes se organizam segundo as relações de produção e aquisição de bens; os estamentos, segundo princípios de seu consumo de bens nas diversas formas especificas de sua maneira de viver; as castas seriam, por fim, aqueles grupos de status fechados cujos privilégios e distinções estão desigualmente garantidos por meio de leis, convenções e rituais. Enfim, as diferenças que correspondem, no interior da ordem econômica, às classes e, no da ordem social ou da distribuição da honra, aos estamentos, geram na esfera do poder social os partidos, cuja ação é tipicamente racional: buscar influir sobre a direção que toma uma associação ou uma comunidade. O partido é uma organização que luta especificamente pelo domínio embora só adquira caráter político se puder lançar mão da coação física ou de sua ameaça.

20 QUESTÃO 53 (Dezembro 2004) Sobre a teoria weberiana acerca das várias formas de estratificação social, é correto afirmar que: A) as classes sociais se organizam segundo seus princípios de consumo de bens nas diversas formas especificas de vida. B) as diferenças que correspondem às classes ou aos estamentos geram, na esfera do poder social e dentro das respectivas ordens sociais, os partidos. C) os estamentos são grupos de status fechados, cujos privilégios estão desigualmente definidos por leis, convenções e rituais. D) as castas se organizam segundo as relações de produção e aquisição de bens.

21 Poder + Legitimidade = Dominação
Poder e Dominação O conceito de poder é amorfo já que significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade. Dominação é a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato. Poder + Legitimidade = Dominação

22 QUESTÃO 47 (Julho 2001) “Deve-se entender por ‘dominação’, (...) a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo determinado para mandatos específicos (ou para toda sorte de mandatos). Não consiste, portanto, em toda espécie de probabilidade de exercer ‘poder’ ou ‘influência’ sobre outros homens. (...) Nem toda dominação se serve do meio econômico. E ainda menos tem toda dominação fins econômicos. ” WEBER, Max. In: Castro, Anna Maria; Dias, Edmundo Fernandes. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1976. Com base no texto acima, analise as afirmativas: I) O poder decorrente de qualquer tipo ideal de dominação tem sempre um conteúdo que lhe atribui legitimidade, seja esta jurídica, costumeira ou afetiva. II) O poder decorre da posse básica e exclusiva de meios econômicos, sem a qual não há poder nas sociedades capitalistas. III) O poder emerge de mandatos extra-econômicos, que são obtidos com ou sem legitimidade, apenas por agentes do Estado nas sociedades capitalistas. IV) Para ser exercido, o poder depende de coerções objetivas, físicas e materiais, embora dispense coerções morais para operar com legitimidade. Assinalar a alternativa correta. A) I e II estão corretas. B) I e III estão corretas. C) I e IV estão corretas. D) Apenas I está correta.

23 QUESTÃO 59 (Abril 2006) Acerca das formulações de Weber sobre poder e dominação, assinale a alternativa INCORRETA. A) A dominação exercida pelos dominantes somente é legítima quando assume um caráter do tipo burocrático-legal. B) O poder está fundamentado na desigualdade de oportunidades que afeta cada indivíduo em dado contexto social. C) Faz parte de uma relação de dominação estatal o uso da força física para assegurar a obediência. D) Os tipos puros de dominação - tradicional, legal e carismático - constituem uma tipologia construída por Weber a partir da realidade histórica.

24 QUESTÃO 56 (Fevereiro 2003) Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que: A) a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação. B) são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações. C) toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida. D) não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento na relação entre “X” e “Y”, o que, necessariamente, não se dá com o poder.

25 QUESTÃO 57 (Fevereiro 2007) A respeito das definições de Max Weber para poder e dominação, é INCORRETO afirmar que: A) o Estado é uma relação estritamente de poder, que prescinde da dimensão de dominação. B) o poder é a probabilidade de alguém determinar o comportamento do outro. C) a dominação implica, em alguma medida, o consentimento da parte do dominado para a ordem dada pelo dominante. D) os fundamentos dos poderes econômico, ideológico e político são, respectivamente, a riqueza, o saber e a força.

26 QUESTÃO 57 (Julho 2007) Sobre o legado do pensamento científico de Max Weber, Carlos B. Martins afirma que: “A obra de Weber representou uma inegável contribuição à pesquisa sociológica, abrangendo os mais variados temas, como o direito, a economia, a história, a religião, a política, a arte, de modo destacado, a música. Seus trabalhos sobre a burocracia tornaram-no um dos grandes analistas deste fenômeno.” MARTINS, Carlos B. O Que é Sociologia? São Paulo: Editora Brasiliense, 1991, 28 ed., p. 66. A respeito das contribuições de Weber acerca dos conceitos de poder e dominação, assinale a alternativa correta. A) Ao passo que poder é toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, considerada legítima. B) Há, para Weber, não mais que dois tipos puros de dominação, quais sejam, a carismática (típica das sociedades tradicionais) e a legal-racional (típica das sociedades modernas). C) A transição de uma ordem política patrimonial-tradicional para uma ordem burocrática-legal é acompanhada por uma consolidação do tipo de dominação carismática. D) A dominação legal-racional dá-se por meio da obediência do quadro administrativo à pessoa do senhor, em detrimento de estatutos impessoalmente estabelecidos.

27 Tipos Puros de Dominação Legítima
Dominação Legal: obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida deve obedecer. Seu tipo mais puro é a burocracia. Dominação Tradicional: se estabelece em virtude da crença ma santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Dominação Carismática: se dá em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. Seu tipo mais puro é a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.

28 QUESTÃO 57 (Janeiro 2004) Assinale a alternativa correta, quanto à teoria weberiana sobre poder e dominação. A) A dominação racional-legal é típica da sociedade capitalista, em que a crença na validade da norma impessoal se estabelece. B) O poder econômico e o poder ideológico definem-se, respectivamente, pelas posses do saber e da riqueza. C) A dominação fundada no carisma do líder nunca pode integrar o padrão de dominação capitalista. D) O poder sempre exige o consentimento por parte daquele que se comporta de acordo com a determinação do outro.

29 QUESTÃO 60 (Julho 2003) Assinale a alternativa que corresponde à formulação de Max Weber acerca dos chamados tipos puros de dominação legítima. A) A dominação legal-racional fundamenta-se na crença dos indivíduos acerca da validade de um dado instrumento normativo. B) A dominação carismática articula-se à motivação que os indivíduos têm com vistas à obtenção de determinados fins para suas ações sociais. C) A dominação tradicional é a mais apropriada à sociedade capitalista e está presente nas empresas e nos órgãos governamentais. D) A dominação carismática realiza, em patamar superior, o espírito do capitalismo, uma vez que assegura aos investimentos privados um ambiente mais propício ao lucro desejado.

30 Desencantamento do mundo
A humanidade partiu de um universo habitado pelo sagrado, pelo mágico, excepcional e chegou a um mundo racionalizado, material, manipulado pela técnica e pela ciência. O mundo de deuses e mitos foi despovoado, sua magia substituída pelo conhecimento cientifico e pelo desenvolvimento de formas de organização racionais e burocratizadas.

31 QUESTÃO 54 (Julho 2006) Quanto às análises weberianas sobre o desencantamento do mundo e o processo de secularização, é INCORRETO afirmar que: A) a secularização diz respeito tanto à expropriação dos bens eclesiásticos quanto ao desencantamento do mundo. B) a perspectiva de Max Weber é evolucionista e prevê o fim da religião em uma sociedade moderna. C) a decadência do poder hierocrático seria um sentido forte da secularização. D) o desencantamento do mundo refere-se tanto à desmagificação via religião ética (os profetas, por exemplo) quanto à ciência e à tecnologia.

32 Ética Protestante e Espírito do Capitalismo
O trabalho torna-se um valor em si mesmo, e o operário ou capitalista puritanos passam a viver em função de sua atividade ou negócio e só assim têm a sensação da tarefa cumprida. O puritanismo condenava o ócio, o luxo, a perda de tempo, preguiça. Para estarem seguros quanto à sua salvação, ricos e pobres deveriam trabalhar sem descanso, o dia todo em favor do que lhes foi destinado pela vontade de Deus, e glorifica-lo por meio de suas atividades produtivas. A essa dedicação verdadeiramente religiosa ao trabalho, Weber chamou de vocação. Essa ética teve conseqüências marcantes sobre a vida econômica e, ao combinar a restrição do consumo com essa liberação da procura da riqueza, é obvio o resultado que daí decorre: a acumulação capitalista através da compulsão ascética da poupança. Mas este foi apenas um impulso inicial. A partir dele o capitalismo libertou-se do abrigo de um espírito religioso.

33 QUESTÃO 57 (Julho 2006) Sobre a ética do trabalho, conforme a sociologia de Max Weber, é correto afirmar que: A) o estilo de vida normativo, com base na ética religiosa católica, possibilitou o desenvolvimento da mentalidade econômica burguesa no Ocidente. B) há uma relação impositiva entre a ética protestante e o espírito do capitalismo no sentido do desenvolvimento da moderna economia burguesa. C) há uma relação causal entre a ética racional protestante, fundada no trabalho, e o espírito do capitalismo, que possibilitou o desenvolvimento deste último no Ocidente. D) há uma relação causal entre o desenvolvimento da ética religiosa protestante, fundada na contemplação, e o espírito do capitalismo, levando ao desenvolvimento deste último no Ocidente.

34 QUESTÃO 54 (Julho 2007) Considere a citação.
“[...] o racionalismo econômico, embora dependa parcialmente da técnica e do direito racional, é ao mesmo tempo determinado pela capacidade e disposição dos homens em adotar certos tipos de conduta racional. [...] Ora, as forças mágicas e religiosas, e os ideais éticos de dever deles decorrentes, sempre estiveram no passado entre os mais importantes elementos formativos da conduta.” WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora,1989, 6 ed., p. 11. A respeito das relações de causalidade que o sociólogo Max Weber propõe entre as origens do capitalismo moderno, o processo de racionalização do mundo e as religiões de salvação, assinale a alternativa correta. A) Coube às éticas religiosas do confucionismo (China) e hinduísmo (Índia) redefinirem o padrão das relações econômicas que, a partir do século XVI, culminaria no capitalismo de tipo moderno. B) As seitas protestantes que floresceram nas sociedades orientais, a partir do século XVI, são responsáveis pela prematura posição de destaque do Japão, China e Índia no cenário econômico internacional que se seguiu à Revolução Industrial. C) A partir de sua doutrina da predestinação, o calvinismo foi responsável pela introdução de um padrão ético que, ao estimular a racionalização da conduta cotidiana de seus fiéis, contribuiu de maneira inédita para o desenvolvimento das relações capitalistas modernas. D) O processo de encantamento do mundo (irracionalização do conhecimento e das relações cotidianas) encontra-se na base da ética protestante, cujas prescrições de conduta se revelaram condição imprescindível para o desenvolvimento e consolidação das relações capitalistas modernas.

35 Estado O Estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem, para ele só o Estado pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima (monopólio do uso legítimo da força física), pois se apóia num conjunto de normas (constituição – racional legal).

36 QUESTÃO 57 (Julho 2005) Quanto à definição weberiana de Estado, assinale a alternativa correta. A) Define-se pelo meio que lhe é próprio, ou seja, o monopólio considerado legítimo do recurso à força. B) Corresponde a uma autoridade moral, cuja função é a de preservar a sociedade de crises em que a coesão esteja ameaçada. C) É a expressão político-institucional dos antagonismos entre as classes sociais. D) É o produto de processos sociais coercitivos e externos aos indivíduos, que a estes se impõe também pela educação.


Carregar ppt "Revisão de Sociologia para o Vestibular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google