A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830 A Revolução de 1848 A Segunda República A Comuna de Paris.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830 A Revolução de 1848 A Segunda República A Comuna de Paris."— Transcrição da apresentação:

1 A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830 A Revolução de 1848 A Segunda República A Comuna de Paris

2 Era das Revoluções

3 Restauração dos Bourbons retoma o poder apoiado pelo princípio da legitimidade. Luís XVIII restauração de privilégios do clero e da nobreza Carlos X

4 Revolução de 1830 As Jornadas Gloriosas marcadas por barricadas levantadas nas ruas de Paris. Influenciadas pela burguesia francesa esses movimentos impulsionaram a fuga de Carlos X. A Revolução de 30 (Revolução liberal ou II Revolução Francesa) foi um golpe nas intenções absolutistas do Congresso de Viena.

5 Governo dos Banqueiros O governo dos Banqueiros era uma Monarquia Constitucional. O reformismo constitucional enfatizou o liberalismo burguês. O voto permaneceu censitário. A política dos banquetes.

6 Revolução de 1848 Liderança: Camadas Médias e Populares Luís Filipe de Orleans a fugir para Inglaterra. Nascia uma República Provisória. Socialismo democrático(reformista)

7 Primavera dos Povos Foram três ondas revolucionárias: 1ª onda socialista: instalação de um governo democrático socialista. 2ª onda liberal: impedir o retorno dos absolutistas ao poder. 3ª onda era nacionalista: consolidaria os ideais liberais burgueses, como ideais nacionais.

8 Segunda República( ) Governo provisório - Lamartine e Louis Blanc. Caráter reformista: sufrágio universal. Criação das oficinas nacionais. As manifestações populares tornavam-se mais intensa, a tensão entre socialistas e moderados, tumultuavam Paris.

9 O segundo império napoleônico Expansionismo francês além de territorial foi artístico. Napoleão III tentou frear o avanço do expansionismo alemão e foi derrotado na guerra Franco-prussiana A unificação alemã era concretizada e era dado início a Terceira República Francesa ( )

10 Comuna de Paris 1871 Governo de caráter socialista. Medidas: administração popular, igualdade civil entre homens e mulheres, sistema de autogestão nas fábricas. O presidente Thiers iniciou uma política de repressão a comuna, chegando inclusive a pedir auxílio ao próprio líder prussiano Bismarck.

11 Caso Dreyfus postura anti-semitista A mentalidade nacionalista francesa acusado de fornecer informação ao exército alemão, acabou sendo condenado a prisão perpetua na Guiana Francesa Capitão francês Alfred Dreyfus, de origem judaica intelectuais como Anatole France e Émile Zola desmascararam o caso Dreyfus e revelaram a sociedade francesa a verdade Cenário fantasioso estimulou o anti- semitismo


Carregar ppt "A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830 A Revolução de 1848 A Segunda República A Comuna de Paris."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google