A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Vasco Vasconcelos. Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Vasco Vasconcelos. Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Vasco Vasconcelos

2 Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa exercitar seus conhecimentos. Cada questão terá 2 minutos e meio para ser respondida. Ao final você poderá conferir o comentário das questões.

3 01.Uma das alternativas apontadas por especialistas para reduzir o trânsito na cidade de São Paulo é o uso de transporte coletivo. Todavia, a baixa velocidade média desenvolvida pelos ônibus nas vias da cidade pode ser um desestímulo ao uso desse tipo de veículo. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo, a velocidade média dos ônibus reduziu-se em 50% nos últimos vinte anos: era de 24km/h em 1987 e agora é de 12km/h nos congestionamentos da manhã. Pesquisas revelam que a velocidade média dos ônibus paulistanos depende da extensão do congestionamento das vias, que, por sua vez, depende do horário. O gráfico a seguir mostra o comportamento da velocidade média de um ônibus que faz a linha Santo Amaro Praça da Sé, em função do total de vias congestionadas, em certo dia da semana. O outro gráfico indica a extensão do congestionamento ao longo desse dia. Suponha que um ônibus dessa linha faça um percurso de 5km entre dois pontos situados nessas vias congestionadas. Assinale a opção que indica o menor e o maior intervalo de tempo para percorrer esse trajeto e os horários aproximados em que ocorrem essas medições.

4 02.Com a crise nas penitenciárias brasileiras, decorrente de rebeliões simultâneas em várias instituições, houve discussões sobre o uso de bloqueadores de celulares. O princípio do bloqueio é gerar, por meio de uma antena instalada internamente no presídio, um sinal que interfira na freqüência da rede celular e que seja mais forte do que o sinal da operadora disse Eduardo Neger, em entrevista publicada em 16/5/2006 (www.idgnow.com.br). A dificuldade está em evitar que o bloqueio extrapole a área do presídio. Supondo que um determinado presídio esteja inteiramente contido em um círculo com raio de 500m em cujo centro esteja instalada a antena para o bloqueio e que o bloqueio de celulares extrapole esse círculo em 10% do raio, assinale a alternativa que corresponde à área indevidamente bloqueada fora desse círculo: A) m 2 B) m 2 C) m 2 D) m 2 E) m 2

5 03. A energia solar é uma das possíveis fontes alternativas de energia. No entanto, um fator restritivo à sua utilização é o fato de que, quando o céu está encoberto, a energia elétrica que ela gera é pouca e, à noite, é nenhuma. Por esse motivo, quando se instala uma usina elétrica que tenha como fonte a energia solar, é preciso produzir durante as horas de sol um excesso de energia que, armazenada, possa ser utilizada à noite. Uma maneira de armazenar energia consiste em utilizar parte da energia elétrica obtida nas células fotovoltaicas expostas ao sol para bombear e comprimir ar dentro de estruturas ocas no subsolo, como cavernas, minas abandonadas, aqüíferos e poços de gás natural esgotados. Durante a noite, essas estruturas ocas passam a operar como gigantescas reservas de ar comprimido. De acordo com a demanda, o ar comprimido é liberado para movimentar uma turbina geradora de energia elétrica. Por esse método, essas turbinas utilizam apenas 40% do gás natural que queimariam se fossem alimentadas apenas por essa fonte. A usina elétrica de Araucária (PR) consome 2,2 milhões de m 3 diários de gás natural para gerar 484MW (1M = 10 6 ) de potência elétrica. Se essa potência fosse produzida com o auxílio de ar comprimido armazenado como descrito acima, quantos milhões de m 3 de gás natural deixariam de ser queimados nessa usina em um mês? A)48,4 B)66,0 C)26,4 D)39,6 E)2,2

6 01.

7 03. A usina deixaria de queimar 60% do gás natural, portanto 2,2 0,6 = 1,32 milhões de m 3 por dia. Em um mês deixariam de ser queimados 1,32 30 = 39,6 milhões de m 3 de gás natural. Resposta: D 02.10% de 500m = 500m = 50m. Observe a figura seguinte, cotada em metros: A área indevidamente bloqueada está representada na figura pela coroa circular. Sendo S a área da coroa em m 2, temos: S = π (550) 2 – π (500) 2 ou S = π – π S = π Resposta: B


Carregar ppt "Prof. Vasco Vasconcelos. Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google