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Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
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Literatura de informação
A Carta, de Pero Vaz de Caminha é considerado o primeiro texto da literatura nacional; Tinha a finalidade de descrever as viagens e os primeiros contatos dos portugueses com a terra brasileira e seus nativos; Revelou pouco valor literário, mas tem importância hoje pelo significado como documentação histórica; Pero Vaz de Caminha
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Deixou como herança um conjunto inesgotável de sugestões temáticas (os índios, as belezas naturais da terra, nossas origens históricas) exploradas mais tarde por nossos escritores; Um desses escritores foi Oswald de Andrade, que criou um movimento intitulado Poesia Pau-Brasil, em boa parte inspirado nos documentos escritos no século XVI. a descoberta (Oswald de Andrade) Seguimos nosso caminho por este mar de longo Até a oitava da Páscoa Topamos aves E houvemos vista de terra os selvagens Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E não queriam por a mão E depois a tomaram como espantados primeiro chá Depois de dançarem Diogo Dias Fez o salto real as meninas da gare Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha.
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Literatura de catequese
Produzida pelos jesuítas com a finalidade de catequizar os índios; Essa catequização dava-se através de poemas, peças de teatro, crônicas etc.; Os principais autores dessa época foram Manuel da Nóbrega, Fernão Cardim e, mais destacadamente, José de Anchieta.
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José de Anchieta (1534 – 1597) Fundou, junto com o padre Manuel da Nóbrega, um colégio que seria o núcleo da cidade de São Paulo; Produziu poemas, hinos, canções e autos com finalidade pedagógica; Escreveu a primeira gramática da língua tupi além de poemas de cunho religioso;
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Através de seus autos, veiculava de forma amena e agradável, diferentemente da prática cansativa dos sermões, a fé e os mandamentos religiosos; Muitos de seus textos eram polinlígues, o que lhes conferia maior alcance; Tendo percebido a tendência natural do índio à festa, Padre Anchieta aproveitou-se dessa característica para difundir a moral e os dogmas católicos através de pequenos jogos dramáticos.
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