A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia."— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia

2 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 01. Apesar de apresentar um número expressivo na população absoluta, sendo a urbanização seu maior fator influenciador por conta da industrialização nesse continente, que é pioneira no mundo, a cada década, o ritmo de crescimento vem diminuindo e, em contrapartida, aumentando o número de idosos. Tal fato proporciona uma diminuição da população economicamente ativa, bem como o aumento dos gastos com previdência social.

3 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 02. Sim. Com a constante diminuição da população ativa, surge então uma necessidade de mão de obra, principalmente, especializada em alguns setores. Aliado a isso, há o grande desejo de africanos e asiáticos de migrarem para o continente europeu em busca de melhorias de vida. Já existe o blue card, uma versão europeia do green card americano. É um visto para imigrantes qualificados, concedido de acordo com a necessidade profissional de cada país da União Europeia, o qual permite à Europa receber a mão de obra de que precisa.

4 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 03. A entrada de imigrantes é cada vez maior, o que gera divergências de opiniões. Aqueles que a defendem, alegam que falta em alguns países, como a Alemanha, mão de obra suficiente para atender toda a oferta de produção em vários setores da economia. Essa falta é resultado de uma política de controle de natalidade adotada há décadas. Nesse sentido, os governos criam medidas legais para a entrada temporária de imigrantes, como o blue card. Os que são desfavoráveis à entrada de imigrantes nos países da UE argumentam que os mesmos retiram os postos de trabalho dos cidadãos europeus. Atualmente, há uma crescente onda de xenofobismo em várias regiões, em que a hostilidade em relação aos povos de cultura diferente da Europa provoca intolerância e preconceito.

5 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 04. Países da América Latina, como o México e a Argentina, dentre outros que falam espanhol, assim como o Brasil que tem como idioma oficial o português.

6 Capítulo 7 Atividades propostas 01. a) Devido à melhoria das condições socioeconômicas na Europa após a Segunda Guerra Mundial passando a ser considerada uma região atrativa, e, ao mesmo tempo, a situação dos países subdesenvolvidos não era interessante por conta do aumento do desemprego, da favelização e de outros problemas. b) Criação de leis muito rígidas no controle de entrada de imigrantes, principalmente, vindos dos países subdesenvolvidos. 02. V, V, F, V, V

7 Capítulo 7 Atividades propostas 03. a) Evitar a entrada de imigrantes oriundos do norte da África, considerados população de baixo poder aquisitivo e qualificação, intensificando o desemprego ou ocupando vagas dos europeus no mercado de trabalho, além de serem, na maioria, muçulmanos, religião que sofre forte discriminação na Europa, tanto pela população como pelas leis. b) Devido à proximidade entre os continentes europeu e africano. 04. V, F, V, F

8 Capítulo 7 Atividades propostas 05. a) Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa Ocidental necessitava de mão de obra para o processo de reconstrução dos países arrasados pela guerra. Então, esses trabalhadores, maioria de baixa qualificação, vinham dos países que ainda eram ou já tinham sido colônias das potências europeias, geralmente, da África e da Ásia.

9 Capítulo 7 Atividades propostas 05. b)Nos últimos anos, a Europa vem experimentando um processo de recessão econômica que abalou toda a estrutura econômica dos países que compõem o maior bloco do mundo. Essa conjuntura propicia um ambiente que tende a restringir a entrada de imigrantes devido à escassez das vagas de trabalho, e o aumento do xenofobismo no continente favorece a restrição de outros povos e culturas. 06. a) A inserção da mulher no mercado de trabalho e a universalização dos métodos anticoncepcionais. Além disso, a urbanização e os casamentos tardios.

10 Capítulo 7 Atividades propostas 06. b) O envelhecimento da população representa um ponto positivo, pois significa o aumento da qualidade de vida, porém, também traz alguns pontos negativos, como a diminuição da população economicamente ativa (menos jovens e mais idosos) e o aumento dos custos da previdência, fazendo com que os governos criem reformas imediatas, como o aumento da idade mínima para a aposentadoria.

11 Capítulo 7 Mergulhando Fundo 01. A notícia traz como destaque o estado de alerta em que se encontravam as autoridades espanholas por conta de um atentado com um carro-bomba ocorrido às vésperas do 50 o aniversário do grupo separatista ETA. 02. Em alguns casos, a religião é um fator contribuinte, mas, no caso do ETA, as reivindicações de independência política giram em torno de questões ideológicas e culturais, como a língua falada, por exemplo.

12 Capítulo 7 Mergulhando Fundo 03. O governo espanhol pode estar equivocado quanto ao enfraquecimento do grupo separatista, se for confirmada a participação e responsabilidade pelos atentados. 04. Espera-se que o aluno relate algumas causas dos movimentos separatistas europeus e exemplifique: Fracasso da criação de uma identidade europeia. A crise no socialismo do Leste Europeu e o enfraquecimento do partido comunista. Exemplos: O ETA, que envolve os Bascos e o conflito na Irlanda.


Carregar ppt "Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google