A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH)"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH)
Reflexões 2013 Bento Gonçalves UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH) Sucesso – Excelência significa Serviço; Experiência fundamental do ser humano: amar e ser amado (Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém); Aqui se trabalha com o coração; inteligência emocional; acolher o ser humano – não acolhemos um cliente, acolhemos uma pessoa; a Universidade também não é uma farmácia

2 Introdução - Univ. Católica e o Concílio Vaticano II - Univ. Católica e a Ex corde ecclesiae Conclusão

3 Momento privilegiado para parar e refletir (machado do lenhador)
Refletir: voltar-se para si mesmo

4 As Universidades em processo de transformação (época de mudanças; mudanças rápidas e profundas)
A própria concepção (ideia) de Universidade está mudando na era da globalização (sociedade do conhecimento)

5 Avaliação institucional, interdisciplinaridade, relação com a economia, parques tecnológicos, internacionalização, mobilidade, planejamento estratégico, currículos novos

6 fomento da competitividade e da excelência, rankings; inglês: a língua franca das ciências (o novo latim), a qualidade com sustentabilidade, crescente captação de verbas externas; tríplice hélice

7 Mudança de paradigma na Alemanha
Universidades de elite: egalitär x elitär; igualitário x elitista; Iniciativa de excelência (Exzellenzinitiative) A Alemanha considera a educação um setor estratégico

8 Qual é o papel da Universidade Católica nesse novo contexto (oportunidades e desafios)?
O que é Universidade Católica?

9 1.Sobre a Educação Cristã (Gravissimum Educationis) – Concílio Vaticano II (1965)
2.Ex corde ecclesiae (1990)

10 - a concepção de ser humano subjacente ao ideal de Universidade Católica
- tentarei mostrar que a antropologia cristã está em sintonia com uma concepção clássica de ser humano (enfatizarei aspectos filosóficos e teológicos)

11 PUCRS Pontifícia (desde 1950) Universidade (desde 1948) Católica do Rio Grande do Sul

12 Pontifícia Ir. Clemente Ivo Juliatto: “O título de pontifícia corresponde a um reconhecimento oficial da universidade por parte da Sagrada Congregação para a Educação Católica, do Vaticano. Esse título confere-lhe, igualmente, um status internacional. Em consequência, os estatutos de uma universidade pontifícia precisam ser aprovados pelo Vaticano”.

13 Católica Qual é a peculiaridade, a especificidade, da Universidade Católica? Qual é o nosso diferencial? O adjetivo ‘católico’ qualifica o substantivo

14 Católica É uma instituição da Igreja Católica
A palavra “católica” vem de katholikós, que significa UNIVERSAL (katá + hólos) Trata-se de uma universalidade (catolicidade) com diversidade

15 Concílio Vaticano II Concílio Vaticano II (1962-1965)
Documento sobre a Educação Cristã: Gravissimum Educationis (1965) postura de diálogo com o mundo contemporâneo (Gaudium et spes: A Igreja no mundo de hoje), reconhecendo a AUTONOMIA das realidades terrestres.

16 O Concílio: “considera atentamente a importância capital da educação na vida do ser humano e sua influência sempre maior sobre progresso social de nossa época”. Menciona também “os admiráveis progressos da técnica e da pesquisa científica, os novos meios de comunicação social, oferecem oportunidade”.

17 “1.Os homens todos de qualquer raça, condição e idade, em virtude da dignidade de sua pessoa, gozam do direito inalienável à educação (...) A autêntica educação no entanto visa o aprimoramento da pessoa humana em relação a seu fim último e o bem das sociedades de que o homem é membro”.

18 Faculdades e Universidades católicas
“10. A Igreja cerca (acompanha) da mesma forma com interesse e carinho as escolas de grau superior, sobretudo as Universidades e as Faculdades.”

19 “... como a fé e a razão conspiram para a verdade única, segundo as pegadas dos doutores da Igreja, mormente de S. Tomás de Aquino. (...) e que os alunos destas instituições se façam pessoas verdadeiramente notáveis pela doutrina, preparados para aceitar os mais importantes cargos na sociedade e ser testemunhas da fé no mundo”.

20 Elementos centrais da concepção cristã de educação, norteadores da Universidade Católica:
1.Dignidade da pessoa humana (educação como direito inalienável) 2.A Educação tem uma importância capital na vida do ser humano (aprimoramento)

21 1.Dignidade da pessoa humana
Direito a direitos Constituição brasileira (1988) Concepção cristã do ser humano: “imagem e semelhante de Deus” (eikon tou theou) imago Dei, imagem de Deus)

22 Max Scheler: “A posição do ser humano no cosmos”
O que é o ser humano? (Immanuel Kant) Max Scheler: “A posição do ser humano no cosmos” Ser humano: potencialidades, capacidades, talentos - Mudanças da concepção do ser humano

23 - Pico della Mirandola Autoconstrução Immanuel Kant Ser humano tem dignidade (Würde), não tem preço (Preis) Autonomia (Autonomie; lei para si), autodeterminação Fim e não meio (instrumento)

24 2. A Educação tem uma importância capital na vida do ser humano (aprimoramento)
3 dimensões do ser humano (Aristóteles): A. Teórica B. Prática C. Técnica

25 A. Dimensão teórica A Universidade Católica é lugar privilegiado de conhecimento, de ciência (pesquisa básica) (Aristóteles, Spitzer) A excelência no ensino e na pesquisa devem caracterizar a Universidade Católica Atividades de extensão

26 B. Prática (ética) A Universidade não apenas informa; também forma A ciência resolve e cria novos problemas Informação e Educação Finalidade: o bem do indivíduo e da sociedade (aperfeiçoamento pessoal e social): Indivíduo e ser social (político) Busca da Felicidade (fim último) Atividades comunitárias

27 Aristóteles: Felicidade: Virtude (Areté)
Excelência Fazer extraordinariamente bem as coisas ordinárias Ciência e Sabedoria

28 C. Técnica Conhecimento aplicado: técnica, tecnologia Os produtos do conhecimento Transferência de tecnologia, transferência de conhecimento (Kassel)

29 Ex corde ecclesiae Constituição Apostólica Ex corde ecclesiae
“Do coração da Igreja” Papa João Paulo II 1990 Magna Carta das Universidades Católicas

30 Ex corde ecclesiae “1. NASCIDA DO CORAÇÃO DA IGREJA, a Universidade Católica insere-se no sulco da tradição que remonta à própria origem da Universidade como instituição, e revelou-se sempre um centro incomparável de criatividade e de irradiação do saber para o bem da humanidade. Pela sua vocação a Universitas magistrorum et scholarium consagra-se à investigação, ao ensino e à formação dos estudantes, livremente reunidos com os seus mestres no mesmo amor do saber”.

31 “Ela compartilha com todas as outras Universidades aquele gaudium de veritate, tão caro a Santo Agostinho, isto é, a alegria de procurar a verdade, de descobri-la e de comunicá-la em todos os campos do conhecimento”. (Ad verum ducit)

32 Fé e razão (Religião e ciência)
Na concepção cristã de pessoa, há a abertura para a transcendência, o elemento religioso Nosso tempo caracteriza-se pela imanência Ser humano: corpo e alma Presença da Teologia (Humanismo e Cultura religiosa)

33 n. 15: “Universidade Católica, a investigação compreende necessariamente: a) perseguir uma integração do conhecimento; b) o diálogo entre a fé e a razão; c) uma preocupação ética; e d) uma perspectiva teológica.”

34 n. 15: “Universidade Católica, a investigação compreende necessariamente: a) perseguir uma integração do conhecimento; b) o diálogo entre a fé e a razão; c) uma preocupação ética; e d) uma perspectiva teológica.”

35 Conclusão

36 Bom dia a todos! Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CATÓLICA Prof. Draiton de Souza (FFCH)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google