A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica
Estudos Seccionais Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica

2 Estudos Seccionais Em estudos seccionais, ou de prevalência, a exposição e o desfecho são avaliados em uma única observação no tempo. As taxas de prevalência entre aqueles com e sem exposição ou com vários níveis de exposição são então determinados e comparados.

3 Estudos Seccionais Estudos de prevalência associados à etiologia das doenças são mais freqüentemente realizados para se detectar fatores de risco para doenças de longa duração e início insidioso. Exemplos: Osteoartrite, bronquite crônica, doenças mentais; hanseníase, tuberculose.

4 Estudos Seccionais Estudos Seccionais têm uma grande vantagem sobre muitos estudos caso-controle, pois são freqüentemente baseados em uma amostra da população geral, e não somente em pessoas que buscam atenção médica. Assim sua generabilidade pode ser considerada um ponto a favor.

5 Estudos Seccionais Em comparação a estudos de coorte, os estudos seccionais apresentam duas vantagens: São bem mais rápidos São menos custosos.

6 Estudos Seccionais Limitações”:
Dificuldade de discriminar entre causa e efeito, pois as medidas da exposição e da doença são feitas ao mesmo tempo. A segunda desvantagem dos estudos seccionais é que uma série de casos prevalentes terá uma maior proporção de casos com doença de longa duração em comparação a uma série de casos incidentes.

7 Estudos Seccionais Exemplo 1:
Inquérito tuberculínico em trabalhadores da oficina do HSE: PPD Positivo ( 10 mm de induração) em 48% do grupo.

8 Estudos Seccionais Exemplo 2:

9 Estudos Seccionais


Carregar ppt "Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google