A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos Observacionais Faculdade de Ciências Médicas Disciplina: Metodologia Ética VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. Metodologia científica para a área de saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos Observacionais Faculdade de Ciências Médicas Disciplina: Metodologia Ética VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. Metodologia científica para a área de saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Estudos Observacionais Faculdade de Ciências Médicas Disciplina: Metodologia Ética VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002, Cap.6

2 Estudos Observacionais Estudo transversal Estudo prospectivo Estudo retrospectivo

3 Estudo Transversal Verificar se existe relação entre variáveis Por meio de uma amostra da população, conta-se o número de elementos que caem em cada categoria Cuidados: não se pode garantir que a relação observada resulta total ou parcialmente do fator eleito como causa Vantagens: têm custo relativamente baixo, são fáceis de serem conduzidos e não demoram muito tempo para serem concluídos

4 Estudos prospectivos Os indivíduos são seguidos da causa para o feito. Por ex: acompanha-se um grupo de fumantes e um grupo de não-fumantes por determinado tempo e depois se contam, em cada grupo, quantos têm problemas respiratórios. Comparam-se proporções. Estudos retrospectivos Os indivíduos são seguidos do efeito para a causa. Por ex: toma-se um grupo de pessoas que têm problemas respiratórios e um grupo de pessoas que não têm problemas respiratórios. Calcula-se a proporção de fumantes em cada grupo para comparação.

5 Estudo prospectivo Estudo retrospectivo causaefeito efeitocausa

6 Estudo Observacional Os participantes da pesquisa: Não são designados a grupos por processo aleatório Estão classificados nos grupos desde o início Exige mais senso crítico do que a discussão dos efeitos de um tratamento estudado por meio de um experimento planejado

7 Estudo de caso controle Utilizado em doenças que não são frequentes São observados dois grupos de pessoas: um grupo com a doença- os casos Outro grupo sem a doença- os controles Calcula-se para cada grupo a proporção de indivíduos expostos à possível causa da doença e comparam-se os resultados.

8 Estudo coorte São observados dois grupos de pessoas: Grupo que apresenta o fator causal: grupo tratado Grupo que não apresenta o fator causal - o grupo controle. Acompanham-se os dois grupos por um período longo Comparam-se as taxas de incidência da doença.

9 Quando se fazem estudos observacionais? Levantar fatores de risco para as doenças Levantar efeitos colaterais de medicamentos Avaliar políticas de saúde pública.


Carregar ppt "Estudos Observacionais Faculdade de Ciências Médicas Disciplina: Metodologia Ética VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. Metodologia científica para a área de saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google