A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE."— Transcrição da apresentação:

1 Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE

2

3

4 Aspectos Positivos: -- Presença significativa de figura/escala humana, o que confere maior noção espacial. -- Presença de cores nos mobiliários, o que proporciona destaque ao layout projetado. -- Linha de corte de paredes e estruturas com maior espessura. Fonte: V00.jpg Aspectos Negativos: - Ausência de hachura do terreno, que deve ser representada em corte segundo as normas técnicas. - Ausência de sombras, o que não evidencia os volumes e não proporciona noção tridimensional. - Ausência de fundo e elementos de entorno, o que prejudica a contextualização.

5 Corte: Aspectos positivos: Presença da figura humana, com apenas seu contorno, proporcionando continuidade e leveza ao desenho, e nos dando uma referência de escala Uso de texturas, tornando o objeto arquitetônico mais realístico Uso de cores na vegetação, destacando-as do objeto arquitetônico Aspectos negativos: Ausência da hachura no terreno (Norma técnica) Ausência de skyline e fundo

6 Corte: Aspectos positivos: Presença da figura humana em uma cor de contraste com o restante da representação Uso de texturas, tornando o objeto arquitetônico mais realístico Uso de transparência para evidenciar o que esta mais próximo, proporcionando mais leveza ao desenho Aspectos negativos: Ausência da hachura no terreno (Norma técnica) Ausência de skyline e fundo

7 Aspectos positivos: A presença da escala humana foi representada com grande relevância possibilitando o maior entendimento das elevações e noção do espaço presente. O preenchimento das paredes seccionadas fez com que representação se torne evidente e legível.

8 Aspectos positivos: A representação da vegetação em segundo plano através da opacidade foi utilizada de forma harmoniosa conversando com a linguagem geral. Aspectos negativos: A hierarquia de cores dificultou o entendimento volumétrico de profundidade, cheios e vazios

9 Corte Aspectos Positivos Contraste entre a imagem e o fundo; Paleta de cores boa; Uso de skyline; Uso de escala humana Aspectos Negativos Por vezes o fundo destoa da parte mais importante do desenho.

10 Aspectos Positivos Contraste entre a imagem e o fundo; Uso de escala humana Aspectos Negativos Insuficiência de escala humana; Ausência de skyline.

11 Aspecto PositivoAspecto Negativo Representação significativa da figura humana e vegetação. A tonalidade da cor da vegetação esta ideal, não carregando assim o corte e também não tirando a atenção do foco principal que é o edifício. Ausência de representação da hachura do terreno, sendo um aspecto importante da norma técnica. Não possui uma boa relação figura e fundo, isso se dá devido ao não uso da cor. Falta profundidade no desenho.

12 Aspectos Positivos A perspectiva atmosférica confere profundidade ao desenho; A aplicação das cores pontualmente ajuda na compreensão do projeto. A presença da escala humana confere noção de escala. Aspectos Negativos A falta de homogeneidade na cor das figuras humanas dificultam a leitura; O excesso de texturas deixa o desenho confuso; O solo deveria ter sido trabalhado de uma maneira diferente do céu.

13 Contorno do desenho confere-lhe continuidade; Diferenciação de espessura de linhas propicia boa relação de sobreposição de planos; Presença de figuras humana e trabalho compositivo de fundo por meio de transparências que caracteriza profundidade do plano ; Demarcação em níveis do terreno, embora isso seja feito por cor e espessura e não por hachuras, conforme a norma técnica. CORTE (+) 5

14 Ausência de sombras que conferem profundidade ao corte, embora haja diferenciação de linhas; Desenho com pouca expressão visual, apesar do contraste pela cor de fundo e de elementos vegetativos em transparência. Linha do terreno pouco espessa e linear que não demarcam o nivelamento do piso e a profundidade do plano. CORTE (-) 6

15 ASPECTOS POSITIVOS indicação dos pavimentos nas laterais; representação do entorno em cinza dando destaque ao projeto; demarcação das lajes/pisos em preto, dando destaque e hierarquia; representação de pessoas coerente com o desenho, em tons de cinza variados, criando profundidade; uso de azul para destacar as áreas envidraçadas (com reflexos e transparências); representação de vegetação. ASPECTOS NEGATIVOS demarcação dos espaços internos muito sutil, não permitindo uma leitura clara dos ambientes; ausência da hachura marcando o terreno.

16 ASPECTOS POSITIVOS indicação dos pavimentos nas laterais; representação do entorno em cinza dando destaque ao projeto; demarcação das lajes/pisos em preto, dando destaque e hierarquia; representação de pessoas coerente com o desenho, em tons de cinza variados, criando profundidade; uso de azul para destacar as áreas envidraçadas (com reflexos e transparências); representação de vegetação; representação da edificação anexa ao projeto. ASPECTOS NEGATIVOS demarcação dos espaços internos muito sutil, não permitindo uma leitura clara dos ambientes; ausência da hachura marcando o terreno.

17 Aspectos negativos Ausência de sombras; Desenho com pouco contraste;

18 Aspectos positivos Figura e fundo; Sombra; Boa espessura de linha ; Terreno demarcado com hachuras; Figura humana.

19 Aspectos positivos – presença significativa de figura humana, uso de vegetação no entorno. Aspectos negativos – ausência de elementos skyline e de cores.


Carregar ppt "Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google