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Logística em comércio exterior

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Apresentação em tema: "Logística em comércio exterior"— Transcrição da apresentação:

1 Logística em comércio exterior
Recife 15 de julho 2010

2 Introdução 2

3 Os BENEFÍCIOS do SINGLE WINDOW

4 do Setor Privado na Operação em
BENEFÍCIOS do Setor Privado na Operação em SINGLE WINDOW 1 2 3 4 5 6 ANUÊNCIAS mais RÁPIDAS REDUÇÃO dos CUSTOS PREVISIBILIDADE das REGRAS BENEFÍCIOS RACIONALIDADE na aplicação dos RECURSOS CONFIABILIDADE das INFORMAÇÕES TRANSPARÊNCIA

5 Projeto Slide que exibe o início de uma fase da apresentação, o Projeto Porto Sem Papel. A partir deste ponto serão exibidos os slides que explicarão o funcionamento macro idealizado para o Projeto.

6 SISTEMAS QUE CONSTITUEM O PROJETO PORTO SEM PAPEL
PORTO SEM PAPEL - PSP SISTEMAS QUE CONSTITUEM O PROJETO PORTO SEM PAPEL 1 CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS 2 CARGA INTELIGENTE - CADEIA LOGÍSTICA INTELIGENTE 3 SISTEMAS GOVERNAMENTAIS – Área Meio 4 SISTEMAS OPERACIONAIS – Área Fim 5 VTMS – Vessel Traffic Management Systems (Sistemas de Gestão de tráfego de Navio) 6 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Indicadores) Este SLIDE apresenta a relação dos sistemas previstos para o Projeto PORTO SEM PAPEL. Esclarecer que a apresentação se concentrará no CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS, mas que os demais sistemas serão, tão somente, mostrados rapidamente sem ater-se a pormenores.

7 2 CARGA INTELIGENTE CADEIA LOGÍSTICA INTELIGENTE
SALA DE CONTROLE MONITORAMENTO DE CARGA CONTEINERIZADA NO NAVIO EM TRÂNSITO MONITORAMENTO DE CARGA NO TERMINAL Esquema que demonstra como funciona, superficialmente, um sistema de rastreamento de cargas, que poderá se fazer via satélite ou rádio. Informar, também, que a SEP promoverá ações para se proceder o rastreamento, não somente de contêineres mas, também de cargas a granel. Informar que o projeto se dará em duas fases: 1ª. FASE: Será desenvolvido estudo que definirá como deverá ser a configuração do sistema e a forma de implantação. Os custos decorrentes desta primeira fase correrão por conta da USTDA – US TRADE AND DEVELOPMENT AGENCY (Agência para o Comércio e o Desenvolvimento dos Estados Unidos). A SEP procedeu somente ao processo de análise e escolha da melhor proposta , dentre todas as apresentadas por empresas americanas (exigência da USTDA). A Proposta vencedora foi da UNISYS. Já estão sendo adotados os procedimentos legais e de praxe para o início das atividades previstas na proposta técnica. (Posição até 02/02/82009) COMPONENTES ESSENCIAIS DO CONTÊINER INTELIGENTE EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO GRANELEIRO

8 Sistema Porto Sem Papel (PSP)
Interface de Carga & Logística Inteligente Demanda do Container Descarga do Container & Declaração de Exportação Melhorias dos Processos de Negócio Sistema Porto Sem Papel (PSP) PORTAL CONCENTRADOR DE DADOS Operações da Logística de Exportação Operações do Navio VTMS ERP Mecanismo de Monitoramento do Container Contenido, se explica solo Integração dos Sistemas e Troca de Informações XML 8

9 O VTMS – Sistema de Gestão de Tráfego de Navios, por si só já descreve, em linhas gerais, ao que se pretende com a sua implantação nos portos brasileiros. Trata-se, pois, de uma Central de Controle, onde estarão instalados os equipamentos especializados nesse tipo de atividade. O parque de equipamentos contará, também, com outros equipamentos que abrangerá um raio de ação previamente definido, identificando, em tempo real, as embarcações que estiverem dentro de sua área de alcance, além de outras informações sobre as embarcações e cargas transportadas. Com isso, a autoridade portuária poderá exercer efetivamente a sua função, administrando a movimentação das embarcações no porto sob sua gestão.

10 Intervenientes Anuentes Permanentes
Inicialmente o slide apresentará o universo de órgãos governamentais e agentes da comunidade portuária intervenientes no processo portuário. Em seguida, apresentar os órgãos anuentes, em número de 6, que sempre estarão exercendo suas funções em todas as operações portuárias de movimentação de carga de ou para navio. Depois, apresentar 2 outros órgãos anuentes que poderão, eventualmente, atuarem nos processos portuários, quando o tipo de mercadoria a ser movimentada é objeto de fiscalização por parte desses dois órgãos. Exemplo: Armamentos, cuja anuência será dada pelas Forças Armadas ou madeiras controladas pelo IBAMA.

11 ANUENTES Permanentes CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS Situação ATUAL
O Slide mostra o funcionamento macro da situação atual nos portos brasileiros, no que diz respeito ao fornecimento de informações aos órgãos governamentais anuentes. Observa-se que as mesmas informações são fornecidas a cada um dos órgãos e que, na prática, ocorre que alguns órgãos recebem informações diferentes dos demais. Isso acontece por motivos e interesses outros de quem as fornece. Observe a duplicidade de fornecimento das informações.

12 CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS Situação PROPOSTA DUV JANELA ÚNICA
O Slide apresenta a proposta macro de funcionamento do CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS. Destacar que as informações serão prestadas uma única vez, através de uma JANELA ÚNICA PORTUÁRIA, armazenadas em uma única base de dados e que serão disponibilizadas/distribuídas aos órgãos intervenientes, no que couber, que as processarão em seus próprios sistemas e, por sua vez, informarão as autorizações e liberações de navios e a movimentação de mercadorias pelo mesmo e único canal de movimentação dessas informações, sem que haja interferência alguma nos sistemas de cada órgão fiscalizador/anuente, protegendo, desta forma, o sigilo de cada sistema. DUV – DOCUMENTO ÚNICO VIRTUAL

13 ÁGEIS, INTEGRADAS, SEGURAS, CONFIÁVEIS, COMPETITIVAS, e TRANSPARENTES
Operações Portuárias SLIDE de encerramento da apresentação, informando aos participantes o que se espera da implantação do Projeto PORTO SEM PAPEL. ÁGEIS, INTEGRADAS, SEGURAS, CONFIÁVEIS, COMPETITIVAS, e TRANSPARENTES

14 Luis Fernando Resano Secretaria de Portos
Diretor de Sistema de Informações Portuárias Tel: (61) Cel: (61) 14


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