A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Marinhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Marinhos."— Transcrição da apresentação:

1 Os Marinhos

2 Índice Introdução Materiais utilizados Local Mapa No campo
No laboratório Conclusão e Resposta Bibliografia

3 Introdução Nós fizemos este trabalho no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza para responder à pergunta, “O que dizem os macro invertebrados da poluição da tua zona?”. RESPOSTA Este trabalho tem como principal objectivo responder à pergunta anterior e responder a algumas perguntas sobre o tema. TEORIA

4 Materiais Utilizados No campo: No laboratório : Botas Luvas Passador
Taperwre Garrafa Bloco de notas Álcool No laboratório : Pinças Passador Tabuleiro de plástico Álcool Microscópio Lupa Goblé

5 Local Nós fomos ao rio Tejo em Portugal . Fomos de baixo da ponte junto do parque das nações. Comprimento: 10 km Latitude e longitude: 38 º Norte e 9º Oeste Tipo de sedimento: lama, algumas pedras e areia Vegetação: pouca vegetação ( arbustos ) Leito do rio: leito quase sempre igual Comprimento do rio: 1007 km Nascente: Serra de Albarracín (Espanha)

6 Mapa Albarracín Ponte Vasco da Gama

7 No campo A primeira coisa que fizemos foi ver qual era o melhor local para tirar a amostra. Depois de decidirmos qual era o melhor local tiramos algumas notas. Para tirarmos a amostra fizemos um buraco pequeno e tiramos alguma terra desse buraco para o taperware. Pusemos álcool no taperware para preservar os seres vivos. Em seguida tiramos uma amostra de água. A seguir de tirarmos as amostras andamos a procura de algum ser vivo como um caranguejo, vimos uns bichos muito pequenos debaixo de uma pedra que depois voltamos a por no sitio. Um de nós ficou com as amostras para levar para a aula de Ciências Naturais para analisar.

8 No laboratório Para começamos a trabalhar nas amostras tivemos que as por num tabuleiro e tivemos que separar os matérias. Com a ajuda de uma pinça e de uma lupa andamos à procura de seres vivos e de conchas. Num frasco, pusemos as coisas que achávamos que podiam ser alguma coisa. Passamos a amostra pelo passador para ver se encontrava mos mais alguma coisa. A seguir utilizamos o microscópio para analisar o que estava no frasco. Depois de observar o frasco concluímos que não havia nenhum macro invertebrado na amostra. Paramos de procurar e começámos a analisar o tipo de terra .

9 Teoria Vermelho Laranja <16 Extremamente Poluída 16-35
Azul >100 Muito Boa Verde 61-100 Boa Amarelo 36-60 Poluída Vermelho <16 Extremamente Poluída 16-35 Muito Poluída Laranja

10 Teoria (2) Ecossistema designa o conjunto formado por todos os factores bióticos e abióticos que actuam simultaneamente sobre determinada região. Factores Bióticos: As diversas populações de animais, plantas e bactérias. Factores Abióticos: São os factores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Temos ecossistemas terrestres e aquáticos. Um Ecossistema é caracterizado pela diversidade de espécies, inclui todos os organismos que nele vivem. Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar.

11 Conclusão e Resposta Nós achamos que devido as analises que fizemos e a nossa experiencia podiam haver duas conclusões. A primeira é que ,a aquela zona do rio é muito poluída pois não encontramos nenhum ser vivo e a probabilidade de encontramos algum numa zona poluída é muito baixa. A nossa segunda conclusão é que devido ao facto de ter sido a nossa primeira vez a fazer um trabalho deste tipo e termos pouca experiencia, possamos ter apanhado mal as amostras ou ter feito mal as análises pois achamos estranho não ter encontrado nenhum ser vivo .

12 Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tejo

13 Trabalho realizado por :
Filipe madeira ºB Diogo Silva ºB Bruno Casaca ºB


Carregar ppt "Os Marinhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google