A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação."— Transcrição da apresentação:

1 II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

2 MISSÃO: Definir e executar políticas de incentivo à pesquisa, pós-graduação, iniciação científica e capacitação de recursos humanos, objetivando a excelência da participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do país. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG VISÃO DE FUTURO: Ser unidade capaz de contribuir para que a UFV seja uma instituição de referência nacional e internacional na área de pós-graduação e pesquisa.

3 Estrutura UFV ORGANOGRAMA DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Assessoria Pesquisa Assessoria Iniciação Científica Assessoria Pós-Graduação Conselho Técnico de Pesquisa Conselho Técnico de Pós-Graduação CPPI

4 COORDENADOR DOS OBJETIVOS: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Quantificação de metas estratégicas. METODOLOGIA: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. Consolidar políticas institucionais de biossegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo.

5 Obj. 19: PINGIFES Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS: Foram criados dois cursos de doutorado. A aprovação ou não dos cursos é prerrogativa da CAPES. A criação de doutorado depende do crescimento e melhoria do mestrado, principalmente no que tange à produção científica. Nem todos os cursos de mestrado estavam qualificados. 10% cumprida META: Criar o doutorado nos programas de pós- graduação que só possuem o nível de mestrado. INSUCESSOS: Fortalecer os cursos de mestrado, principalmente viabilizar o aumento da produção científica.

6 Obj. 19: PINGIFES Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS: Não se constatou rebaixamento da classificação de cursos. Elevado número de cursos com conceito 3 e 4 (65%). 50% cumprida META : Buscar a excelência dos programas de pós-graduação da UFV, aumentando os conceitos dos programas 3, 4 e 5, e mantendo a qualidade dos que já têm conceitos 6 e 7. INSUCESSOS: Fortalecer os programas de pós-graduação com conceitos 3 e 4, principalmente viabilizar o aumento da produção científica.

7 R Obj. 19: Radoc e Software livres Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. ÊXITOS: Houve aumento de aproximadamente 15% do número de cursos. META: Aumentar em 20% o número de programas de pós-graduação "stricto sensu" na UFV. 75% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: INSUCESSOS: Propostas apresentadas por grupos ainda não consolidados. Revisar a meta e definir áreas prioritárias de expansão da pós-graduação.

8 R Obj. 19: Radoc e Software livres Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. ÊXITOS: Implantação de iniciativas como tradução de artigos e a criação da DRI. META: Promover a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFV. Parcialmente cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: INSUCESSOS: Pouca inserção internacional de grande parte dos programas. Definição de política de internacionalização; incentivar treinamentos no exterior (CsF, PDSE, estágio pós-doutoral); ampliar a visibilidade dos PPGs, principalmente as páginas institucionais dos programas.

9 Obj. 19: Telefônica Objetivo Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. META : Apoiar a criação de cinco programas de mestrado profissional na UFV ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:INSUCESSOS:ÊXITOS: Foram criados 2 cursos Demanda pelo MF depende, quase que exclusivamente, de agentes externos. Revisar a meta e priorizar ações, maior divulgação 40% cumprida META : Apoiar as iniciativas previstas, na pós-graduação, no Consórcio das IFES do Sul e Sudeste de Minas Gerais ÊXITOS: Realização de reuniões para estruturação das ações Parcialmente cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Intensificar o intercâmbio e planejamento de ações conjuntas

10 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS:INSUCESSOS: 75% cumprida META : Aumentar em 50% o número de discentes envolvidos com a IC. Houve aumento de 37,4% do número de discentes envolvidos em IC. Não há. Aumentar a captação de bolsas, incentivar a participação no CsF, tornar o SIA ainda mais atraente. META: Implementar infraestrutura para identificação e auxílio na confecção de projetos de pesquisa. ÊXITOS: Não há. 0% cumprida INSUCESSOS: Infraestrutura não implantada. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Estudo de estratégia e viabilidade.

11 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS:INSUCESSOS: Parcialmente cumprida META : Consolidar o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária no cenário nacional e internacional em suas ações de pesquisa e transferência de produtos/processos para o setor produtivo. O Instituto está consolidado, principalmente no cenário nacional. Visibilidade internacional ?? Ações de transferência de produtos/processos para o setor produtivo ?? Viabilizar as ações de melhoria definidas pelo Conselho Diretor do Instituto. META: Aumentar e consolidar os grupos de pesquisa da UFV. ÊXITOS: Houve aumento de ~20% no número de grupos de pesquisa. 100% cumprida INSUCESSOS: Vários grupos considerados atípicos pelo CNPq. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Revisão e acompanhamento dos grupos.

12 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS:INSUCESSOS: Parcialmente cumprida META : Aprimorar e apoiar o programa institucional de Iniciação Científica. O programa foi aprimorado, o número de bolsas aumentado e o Simpósio de Integração Acadêmica implantado com sucesso. Pouca participação de docentes e de discentes não envolvidos em IC. Otimizar avaliação de resumos, aumentar a equipe organizadora, ações inovadoras. META: Consolidar e apoiar os laboratórios multiusuários da UFV. ÊXITOS: Foram realizadas ações para consolidar laboratório multiusuário, mas essas são de natureza continuada. INSUCESSOS: Dificuldade de acesso a alguns equipamentos. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Conscientização, transparência, políticas. Parcialmente cumprida

13 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. META : Aumentar em 15% o número de docentes com doutorado. ÊXITOS : Houve aumento de 22% do número de docentes com doutorado INSUCESSOS: Não há. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Valorizar o plano de capacitação docente. 100% cumprida META : Aumentar em 50% o número de técnico-administrativos com mestrado e doutorado, incluindo o mestrado profissional. ÊXITOS : Houve aumento de 67,2% no número de MS (102) e manutenção do número de doutores (19). Em geral (MS+DS), houve aumento de 51,3%. INSUCESSOS: Não há ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Estimular a capacitação e implantar ações que viabilizem o treinamento de qualidade. 100% cumprida

14 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS:INSUCESSOS: 0% cumprida META : Aumentar em 10% o número de docentes com estágio de pós-doutorado. Manutenção do percentual de docentes com pós-doutorado Aposentadorias de docentes com pós-doutorado. Contratações de jovens docentes. Divulgar (CsF), incentivar e auxiliar a realização do estágio.

15 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS:INSUCESSOS: 60% cumprida META : Aumentar em 30% a publicação científica em periódicos indexados internacionais. Aumento médio de 18% da produção científica, em relação a Limitações dos recursos humanos (disponibilidade de tempo, idade etc.). Melhorar o sistema de tradução de artigos, incentivar a publicação, RH. META : Apoiar a publicação de revistas científicas produzidas na UFV. ÊXITOS : Melhoria da infraestrutura da Editora UFV. INSUCESSOS: Critérios de avaliação da CAPES - QUALIS ?? ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Melhorar a qualidade das revistas (ex. estimulando publicação dos melhores trabalhos do SIA) Parcialmente cumprida

16 Obj. 21: PDI e Plano de Gestão Objetivo: Consolidar políticas institucionais de biossegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES:ÊXITOS:INSUCESSOS: 60% cumprida META : Consolidar a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual-CPPI. Comissão referência em MG e no país. Falta política de biossegurança Falta de recursos humanos do quadro funcional da UFV Gestão junto à administração para alocação de pessoal para a CPPI. Iniciar discussão sobre política de biossegurança.


Carregar ppt "II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google