A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2) AS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2) AS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS"— Transcrição da apresentação:

1 2) AS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2) AS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS Referências: 1) Carrizo G; Irureta-Goyena P e López de Quintana, E. (2000), Manual de fuentes de información. Madrid: CEGAL. 2) Zurián, Juan Carlos Valderrama (s.d.), “Guia Académica”. Pesquisado em 20 de Maio de 2002, <

2 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
PUBLICAÇÕES EM SÉRIE “PUBLICAÇÕES, IMPRESSAS OU NÃO, EDITADAS EM FASCÍCULOS OU VOLUMES SUCESSIVOS, NUMERADOS SEQUENCIALMENTE (COM NÚMEROS OU INDICAÇÕES CRONOLÓGICAS) DESTINADOS A CONTINUAR INDEFINIDAMENTE, QUALQUER QUE SEJA A SUA PERIODICIDADE”

3 2.1) TIPOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.1) TIPOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS  SEGUNDO A SUA PERIODICIDADE:  PERIÓDICOS  REVISTAS  SÉRIES  SEGUNDO A CLASSE DE FONTE DE INFORMAÇÃO:  PRIMÁRIA  SECUNDÁRIA

4 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.2) PERIÓDICOS PUBLICAÇÕES EM SÉRIE QUE APARECEM COM INTERVALOS MUITO FREQUENTES E CONTÊM A ÚLTIMA INFORMAÇÃO SOBRE A ACTUALIDADE, ACOMPANHADA FREQUENTEMENTE POR COMENTÁRIOS (Norma UNE /2). A PUBLICAÇÃO PERIÓDICA SAI PELO MENOS 4 VEZES POR SEMANA (UNESCO).

5 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.2) PERIÓDICOS TRATA-SE GERALMENTE DE DIÁRIOS E SEMANÁRIOS ESCRITOS NUMA LINGUAGEM COLOQUIAL DE MODO A ALCANÇAR UM PÚBLICO O MAIS NUMEROSO POSSÍVEL. AS INFORMAÇÕES ASSUMEM UM CARÁCTER DE DIVULGAÇÃO REVESTINDO, OCASIONALMENTE, CERTOS TENDENCIALISMOS (IMPOSTOS POR CONDICIONANTES POLÍTICAS, IDEOLÓGICAS E ECONÓMICAS).

6 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.3) REVISTAS PUBLICAÇÕES EM SÉRIE QUE TÊM UMA PERIODICIDADE IGUAL OU MAIOR A UMA SEMANA E INFERIOR A UM ANO.

7 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.3) REVISTAS  CONSTITUEM O TIPO DOCUMENTAL MAIS NUMEROSO E SÃO A PRINCIPAL FONTE DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.  EXISTEM NÚMEROS OU FASCÍCULOS DE APARIÇÃO SEMANAL, QUINZENAL, MENSUAL, QUE FORMAM VOLUMES, GERALMENTE SEMESTRAIS OU ANUAIS.  PODEM SER i) CIENTÍFICAS OU ESPECIALIZADAS E ii) DE DIVULGAÇÃO OU “IMPRENSA”.  TIPOS ESPECIAIS DE REVISTAS: BOLETINS E NOTICIÁRIOS.

8 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.4) BOLETIM PUBLICAÇÕES EM SÉRIE EDITADAS POR UM ORGANISMO OU ASSOCIAÇÃO QUE INFORMA SOBRE AS SUAS ACTIVIDADES OU CONTÉM INFORMAÇÃO DE CARÁCTER OFICIAL. Exemplo: Boletim da APS (

9 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.5) NOTICIÁRIO PUBLICAÇÃO EM SÉRIE EDITADA POR UMA ORGANIZAÇÃO OU EMPRESA DIRIGIDA AOS SEUS MEMBROS, QUE CONTEM INFORMAÇÃO ACTUALIZADA SOBRE A SUA ESFERA DE ACTUAÇÃO.

10 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.6) SÉRIES  SÃO PUBLICAÇÕES EM SÉRIE QUE TÊM PERIODICIDADE IGUAL OU SUPERIOR A UM ANO E QUE APARECM COM INTERVALOS IRREGULARES DE TEMPO.  OS RESPECTIVOS VOLUMES SÃO NUMERADOS.  CADA VOLUME PODE TER O SEU TÍTULO, MAS SEMPRE PRECEDIDO DO TÍTULO COMUM DA SÉRIE.  QUASE TODAS AS SÉRIES TÊM UM CERTO CARÁCTER MONOGRÁFICO.  MUITAS SÉRIES LEVAM ISSN E ISBN.

11 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.6) SÉRIES TIPOS:  ANUÁRIOS, MEMÓRIAS, SÉRIES DE INFORMES.  SÉRIES DE ACTAS DE CONGRESSOS.  SÉRIES DE REVISÕES (PANORÂMICA DE CONJUNTO OU CARÁCTER MONOGRÁFICO).  Advances in...  Annual Reviews of...  Annual Reviews of Information Science and Technology.  Current Topics in...; Methods of...; Progress in...; Research in...; Year Book.

12 2.7) SEGUNDO A CLASSE DE FONTE DE INFORMAÇÃO
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.7) SEGUNDO A CLASSE DE FONTE DE INFORMAÇÃO  PRIMÁRIA  INFORMAÇÃO ORIGINAL: REVISTAS, BOLETINS, IMPRENSA (PERIÓDICOS, DIÁRIOS E SEMANÁRIOS) E PUBLICAÇÕES OFICIAIS PERIÓDICAS.  SECUNDÁRIA  BOLETINS DE SUMÁRIOS, ÍNDICES E BOLETINS DE RESUMOS. NOTA: EM REVISTA OU EM CDROM PODEM COEXISTIR INFORMAÇÃO PRIMÁRIA COM INFORMAÇÃO SECUNDÁRIA.

13 2.8) CARACTERÍSTICAS (PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS)
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.8) CARACTERÍSTICAS (PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS)  TRATA-SE DE PUBLICAÇÕES EM CURSO.  DURAÇÃO INDEFINIDA.  AUTORIA COLECTIVA E INDETERMINADA.  COSTUMAM TER UM COMITÉ EDITORIAL.  A TEMÁTICA É VARIADA DENTRO DE UM TÍTULO COMUM.  A SUA ALTA PERIODICIDADE PERMITE QUE A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO SEJA RÁPIDA.

14 2.8) CARACTERÍSTICAS (PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS)
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.8) CARACTERÍSTICAS (PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS)  INFORMAÇÃO MAIS ACTUALIZADA QUE AS MONOGRAFIAS (MAIS FREQUENTE).  OS NOVOS CONTRIBUTOS SÃO ACUMULATIVOS, NÃO VÊM NECESSARIAMENTE SUBSTITUIR OS ANTERIORES.  A DESACTUALIZAÇÃO OU OBSOLÊNCIA É MAIS RÁPIDA.  NEM SEMPRE ESTÃO SUJEITAS AOS DEVIDOS MECANISMOS DE CONTROLO.

15 2.8) CARACTERÍSTICAS (PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS)
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.8) CARACTERÍSTICAS (PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS)  IDENTIFICAM-SE A PARTIR DO ISSN (INTERNATIONAL STANDART SERIAL NUMBER).

16 2.9) A LITERATURA CINZENTA
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.9) A LITERATURA CINZENTA O SEU VOLUME CRESCENTE E A SUA IMPORTÂNCIA QUALITATIVA, BEM COMO O PRÓPRIO INTERESSE DA INFORMAÇÃO QUE CONTÉM, JUSTIFICAM OS ESFORÇOS DESENVOLVIDOS POR TODOS AQUELES QUE SE DEDICAM À CHAMADA LITERATURA CINZENTA OU NÃO CONVENCIONAL, NO SENTIDO DE ASSEGURAR A SUA COMPILAÇÃO, DESCRIÇÃO, CONTROLO BIBIOGRÁFICO E RESPECTIVO ACESSO. Jacques Keriguy (1983)

17 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.9.1) DEFINIÇÃO  NÃO PERMITE UMA DEFINIÇÃO EXAUSTIVA.  O CONCEITO DE LITERATURA CINZENTA É RELATIVO E INCLUI QUALQUER TIPO DE DOCUMENTO QUE, POR DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAIS, NÃO SE DIFUNDE PELOS CANAIS NORMAIS E, CONSEQUENTEMENTE, ACARRETA PROBLEMAS DE CONSULTA.  A LITERATURA CINZENTA TAMBÉM É CONHECIDA COMO LITERATUTA SEMIPUBLICADA, FUGITIVA, INFORMAL, INVISÍVEL, SUBTERRÂNEA, EFÉMERA, NÃO PERMANENTE E NÃO CONVENCIONAL. ESTÁ INTEGRADA POR UMA EXTENSA GAMA DE DOCUMENTOS CUJAS CARACTERÍSTICAS NÃO ESTÃO DE TODO DEFINIDAS E CUJO VALOR INFORMATIVO É BASTANTE DÍSPAR.

18 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.9.1) DEFINIÇÕES  WOOD: LITERATURA QUE NÃO SE ADQUIRE FACILMENTE ATRAVÉS DOS CANAIS HABITUAIS DE VENDA DE LIVROS E QUE, POR ISSO, É DIFÍCIL IDENTIFICAR E OBTER.  ARTUS: LITERATURA CIENTÍFICA DIRIGIDA INICIALMENTE A UM GRUPO CIENTÍFICO MUITO RESTRITO.  AFNOR: DOCUMENTO DE QUE SE REPRODUZEM E DISTRIBUEM UM NÚMERO DE EXEMPLARES INFERIOR AO MILHAR, FORA DOS CIRCUITOS COMERCIAIS DE DISTRIBUIÇÃO E DE EDIÇÃO.  A DIFERENÇA ENTRE A LITERATURA CONVENCIONAL E A LITERATURA CINZENTA PODE AFERIR-SE ATRAVÉS DO CUMPRIMENTO OU INCUMPRIMENTO DAS NORMAS DE EDIÇÃO MAIS COMUNS: O DEPÓSITO LEGAL E O Nº DE IDENTIFICAÇÃO (ISBN OU ISSN).

19 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.9.1) CARACTERÍSTICAS  PUBLICAÇÃO RÁPIDA.  NÃO É EMITIDA DENTRO DOS CIRCUITOS CONVENCIONAIS DE COMERCIALIZAÇÃO.  NÃO EXISTE UMA INTENÇÃO DE PUBLICAR, AINDA QUE A “PUBLICAÇÃO” POSSA VIR A SER PUBLICADA E DIFUNDIDA.  OS DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM A LITERATURA CINZENTA COSTUMAM SER EDITADOS IRREGULARMENTE POR ORGANIZAÇÕES OU ENTIDADES DIFERENTES DAQUELAS QUE A ORIGINARAM.  O FORMATO E A APRESENTAÇÃO COSTUMAM SER POUCO PROFISSIONAIS. BAIXA QUALIDADE DE SUPORTE E IMPRESSÃO.

20 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.9.1) CARACTERÍSTICAS  O SEU ACESSO É DIFÍCIL DEVIDO À SUA ESCASSA DISPONIBILIDADE E ÀS DIFICULDADES DE IDENTIFICAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E AQUISIÇÃO.  ESTES DOCUMENTOS NÃO SÃO, GERALMENTE, CONSIDERADOS PELAS FONTES SECUNDÁRIAS:  CONTACTOS COM OS PRODUTORES.  CONTACTOS COM CENTROS ESPECIALIZADOS DE DOCUMENTAÇÃO, UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE INVESTIGAÇÃO.  VISITAS A EXPOSIÇÕES ESPECIAIS E CONGRESSOS.  CONTACTOS PESSOAIS.  BAIXOS CUSTOS DE EDIÇÃO.

21 2.9.2) TIPOS DE LITERATURA CINZENTA
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.9.2) TIPOS DE LITERATURA CINZENTA  BROCHURAS PÚBLICAS E PRIVADAS COM INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA, ECONÓMICA, SOCIAL, ETC.  TESES NÃO PUBLICADAS NO MERCADO EDITORIAL.  COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NÃO PUBLICADAS EM ACTAS DISPONÍVEIS NO MERCADO EDITORIAL.  NORMAS E RECOMENDAÇÕES DE CARÁCTER TÉCNICO.  TRADUÇÕES INÉDITAS.  ALGUMAS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS NÃO PUBLICADAS COMERCIALMENTE (POR EX: DE SOCIEDADES, PERIÓDICOS LOCAIS, ETC.)

22 2.9.2) TIPOS DE LITERATURA CINZENTA
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.9.2) TIPOS DE LITERATURA CINZENTA  ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ÂMBITO RESTRITO E MUITO LIMITADO.  DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA PUBLICITÁRIA.  BROCHURAS DE LABORATÓRIOS, ESTUDOS DE MERCADO.  PROGRAMAS DE COMPUTADOR DE CIRCULAÇÃO RESTRITA ENTRE GRUPOS DE PESSOAS.  OUTROS DOCUMENTOS QUE SE AJUSTEM ÀS CARACTERÍSTICAS INDICADAS (PANFLETOS E BROCHURAS TURÍSTICAS, POR EX:)  ALGUNS AUTORES INCLUEM PASQUINS, FOLHETOS, PROPAGANDA COMERCIAL OU POLÍTICA, PLANOS, ALMANAQUES, AGENDAS, ETC.)

23 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.10) ACTAS DE CONGRESSOS  AS APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS SÃO DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS PARA O CONHECIMENTO DO ESTADO DE UMA CIÊNCIA E DOS PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO.  SÃO COMPILAÇÕES DE CONFERÊNCIAS, COLÓQUIOS, SEMINÁRIOS, REUNIÕES OU ACTIVIDADES SIMILARES, RECOLHIDAS EM QUALQUER TIPO DE SUPORTE HABITUALMENTE EM LIVRO OU COMO NÚMERO ESPECIAL DE ALGUMA PUBLICAÇÃO PERIÓDICA.

24 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.10) ACTAS DE CONGRESSOS  A SUA DISPONIBILIDADE COSTUMA SER INSUFICIENTE, JÁ QUE COSTUMA APENAS RESTRINGIR-SE AO GRUPO DE ESPECIALISTAS QUE ASSISTE AO CONGRESSO (Por ex: Congressos da APS).  AINDA QUE POSSAM SER PUBLICADAS EM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS, ÀS VEZES, SÓ É POSSÍVEL ENCONTRÁ-LAS NAS ACTAS DOS CONGRESSOS.  NEM TODAS AS ACTAS DE CONGRESSOS SE PUBLICAM. EM CERTAS OCASIÕES APENAS SÃO EMITIDAS EM PAPEL OU FORMATO ELECTRÓNICO SEM DEPÓSITO LEGAL. ESTAS ACTAS NÃO PUBLICADAS CONSTITUEM LITERATURA CINZENTA.

25 2.11) TESES DE DOUTORAMENTO
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.11) TESES DE DOUTORAMENTO  SÃO TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO ORIGINAIS.  CONSTITUEM DOCUMENTOS EM PRIMEIRA MÃO PARA DAR CONTA DOS AVANÇOS DA INVESTIGAÇÃO E DAS HIPÓTESES DE TRABALHO.  OS RESULTADOS COSTUMA PUBLICAR-SE TAMBÉM SOB A FORMA DE ARTIGOS EM REVISTAS DE CARÁCTER CIENTÍFICO, MAS APENAS DE FORMA PARCIAL E, ÀS VEZES, NÃO SÃO DE TODO PUBLICADOS.  O SEU ACESSO COMPORTA DIFICULDADES PORQUE ESTÃO BIBLIOGRAFICAMENTE POUCO CONTROLADAS.

26 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
2.11 TESES DE DOUTORAMENTO  AS EDITORAS COMERCIAIS NÃO ESTÃO MUITO INTERESSADAS EM PUBLICÁ-LAS POIS, GERALMENTE, NÃO SÃO ECONOMICAMENTE RENTÁVEIS. A SUA PUBLICAÇÃO, QUANDO OCORRE, OBRIGA A CORTES SIGNIFICATIVOS NO TEXTO ORIGINAL.  A POLÍTICA DE DIFUSÃO DE TESES É MUITO VARIÁVEL.  ALGUMAS UNIVERSIDADES PUBLICAM AS TESES EM MICROFICHAS, EDITANDO-A EM PAPEL SE SOLICITADO.  A FALTA DE CONTROLO BIBLIOGRÁFICO DIFICULTA O SEU CONHECIMENTO E IMPEDE QUE SEJAM UTILIZADAS PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA E DEMAIS UTENTES.

27 2.12) PROJECTOS, MEMÓRIAS E RELATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.12) PROJECTOS, MEMÓRIAS E RELATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO DOCUMENTOS QUE DÃO CONTA DOS PROGRESSOS DE UMA DETERMINADA INVESTIGAÇÃO, NORMALMENTE DURANTE O DECURSO DA MESMA. OS RELATÓRIOS COMPORTAM OS RESULTADOS FINAIS DA INVESTIGAÇÃO UMA VEZ CONCLUÍDA.

28 2.12) PROJECTOS, MEMÓRIAS E RELATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.12) PROJECTOS, MEMÓRIAS E RELATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO  TIPOLOGIA DE RELATÓRIOS:  RASCUNHOS (PREPRINTS OU VERSÃO DRAFT). SÃO DOCUMENTOS DE TRABALHO QUE SE DIFUNDEM NORMALMENTE ENTRE OS DIFERENTES ELEMENTOS DE UM GRUPO QUE PREPARA UM ARTIGO DE REVISTA OU UMA COMUNICAÇÃO EM CONGRESSO.  PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO. ELEMENTOS PRÉVIOS À INVESTIGAÇÃO ONDE SE EXPÕEM AS CARACTERÍSTICAS E OS OBJECTIVOS IMPLICADOS NA REALIZAÇÃO DO PROJECTO.  RELATÓRIOS TÉCNICOS. SÃO RELATÓRIOS ENCOMENDADOS A PERITOS PARA ASSEGURAR UMA PARTE DO PROJECTO.

29 2.13) PRODUTORES DE LITERATURA CINZENTA
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA 2.13) PRODUTORES DE LITERATURA CINZENTA  UNIVERSIDADES  TESES, MEMÓRIAS E CONFERÊNCIAS.  CENTROS DE INVESTIGAÇÃO  RELATÓRIOS E PROJECTOS.  EMPRESAS  RELATÓRIOS E RESULTADOS DE GESTÃO.  ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS  INFORMAÇÕES OFICIAIS, ESTUDOS INTERNOS E REGULAMENTOS.


Carregar ppt "2) AS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google