A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos."— Transcrição da apresentação:

1

2 OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos de ciência, treinar as suas competências críticas; proporcionar a jovens do ensino secundário de escolas públicas experiências de investigação no domínio científico das ciências sociais; sensibilizar as comunidades educativas abrangidas por essas escolas para as Ciências Sociais; colaborar activamente em processos de investigação de iniciativa escolar, colocando ao serviço da escola saberes, métodos e técnicas de investigação em ciências sociais; produzir conhecimento científico sobre fenómenos educativos emergentes, sustentado nas potencialidades abertas pela estreita colaboração com as escolas e seus protagonistas.

3

4 Os Jovens e a Internet AS ARTES DO OFICIO: SER INVESTIGADOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS Estágio Científico de Verão para Jovens 2008 Pesquisa realizada por: Alicia Lopes Ana Filipa Luz Fátima Campos Monitora: Ana Delicado

5 Para que usam os jovens a Internet? Quais os efeitos da Internet nos jovens? Questões de Partida:

6 Jovens – Indivíduos dos 12 aos 25 anos; Internet – É, simplesmente, uma rede de redes de computadores interligados por uma linguagem informática comum que permite comunicar, em tempo real ou diferido, a partir de qualquer ponto do planeta para qualquer outro…. Fonte: CARDOSO, Gustavo, et al (2005), A Sociedade em Rede em Portugal, pp. 20, Porto, Campo de Letras – Editores S.A. Definição de conceitos:

7 Metodologia Pesquisa Bibliográfica; Entrevistas a representantes de instituições que promovem o uso da Internet pelos jovens; Inquérito por questionário a jovens.

8 Entrevistas Rodrigo Monteiro Baptista, Gestor dos Programas Prospecção e Negócios e Comunicação e Imagem - FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação); Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo e Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

9 A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) instituída em 1991, pelo Instituto Português da Juventude e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional tem como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Actividades: -Formação e certificação em TIC; - Ponto Ja (local de acesso à internet); - Manuais de TIC. Fonte:

10 Principais Objectivos da FDTI Combater a infoexclusão; Divulgação das TIC através das formações que oferecem. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

11 Participantes nas actividades da FDTI Participam anualmente formandos, num total de utilizadores; Os utilizadores são principalmente mulheres na faixa etária dos 25 anos. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

12 Diferenças entre a Oferta de Serviços Não existem diferenças na oferta de um curso, por exemplo, de iniciação às TIC no Norte ou no Sul, existe sim diferenças no acesso doméstico. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

13 Diferenças entre a Procura dos Serviços No sul a procura direcciona-se para a utilização mais prática da Internet; No Norte a procura direcciona-se mais para uma temática de interesses locais. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

14 O é um espaço integrado no Pavilhão do Conhecimento. Foi criado em Julho de 1999, data da criação do Pavilhão, por iniciativa do então ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago. Actividades: -Acesso à internet; - Formação; - Mediateca. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

15 Objectivos da Criação do Divulgar a Internet; Difundir o seu uso; Mostrar o seu poder como ferramenta de trabalho. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

16 Utilizadores do Cerca de 100 utilizadores por dia; Frequentam este espaço maioritariamente pessoas do sexo masculino; Desde adolescentes até aos 30 anos; Deslocam-se propositadamente a este local. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

17 Formação na Área da Internet para os Jovens Prevenir contra os riscos da Internet; Saber criar e gerir a identidade digital. Não podemos ver a Internet como um bicho papão. Rodrigo Baptista, FDTI Não é nenhum bicho de sete cabeças mas é preciso ter cuidado. Vera Menino,

18 A Importância dos jovens obterem informação e formação na Área das TIC As TIC (…) são tão importantes porque estão em todo o lado no nosso dia-a-dia (…) se não soubermos lidar com as TIC temos a vida dificultada…. Rodrigo Baptista, FDTI O mundo inteiro cabe na cabeça de um alfinete. (…) A comunicação passou a ser instantânea e isso é que é fundamental na Internet. Deixou de haver distância. Vera Menino,

19 Inquérito por Questionário Inquérito de Rua; Inquérito Online; Setembro de 2008; Jovens entre os 12 e os 25 anos; Amostra = 68.

20 Todos os inquiridos já utilizaram a Internet; Praticamente todos os inquiridos costumam utilizar a Internet frequentemente; 56 dos 68 inquiridos utilizam a Internet todos ou quase todos os dias; Em média os inquiridos passam 15 horas por semana a utilizar a Internet.

21 Frequência do uso da Internet por Género (Média) Média: Entre 1 (Raramente) e 4 (Todos os dias ou quase)

22 Locais de Acesso à Internet (N.º)

23 Contactos Através de Mensagens Instantâneas, por Género (Média) Média: Entre 1 (Nunca) e 4 (Todos os dias ou quase)

24 Usos da Internet por Género (N.º)

25 Usos da Internet por Idade (N.º)

26 Opiniões sobre os Efeitos da Internet, por Género (Média) Média: Entre 1 (Não concordo nada) e 6 (Concordo totalmente).

27 AGRADECIMENTOS Rodrigo Baptista, Representante da FDTI; Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo do do Pavilhão do Conhecimento; Ana Delicado, Monitora.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38


Carregar ppt "OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google