A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho

4 Partilha das Experiências Pessoais Discussão das possíveis dimensões do Objecto de Estudo Definição de uma pergunta de partida

5 Passagem das ideias do senso-comum para um discurso mais aproximado do Sociológico Construção da base de pesquisa e dos conceitos a trabalhar: Família, relações familiares, gerações, valores, etc. Selecção da população a estudar: os Jovens

6 Selecção das questões a inserir no Inquérito Realização de testes prévios Criação de uma base de dados Aplicação dos inquéritos no local escolhido

7

8 Entrevistámos 35 jovens Jovens entre os 13 anos e os 24 anos 43% dos inquiridos são rapazes e 57% são raparigas

9 Em geral a relação com os pais é vista como boa ou muito boa, embora principalmente com a mãe

10 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais No entanto, quem exerce o papel mais relevante nas sociabilidades juvenis é o grupo de pares (Amigos, namorados, etc.)

11 Avaliação da relação com os pais Sociabilidades Na verdade, a família surge mais como fonte de apoio material e emocional dos inquiridos

12 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Os conflitos com a família são pouco frequentes, exceptuando o não cumprimento das regras impostas pelos pais

13 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família No seguimento do gráfico anterior, os problemas prendem-se com actividades relacionadas com regras. Pelo contrário o gráfico demonstra que os jovens gozam de bastante liberdade e autonomia dentro de casa (levar amigos, estar na cama até tarde, etc.)

14 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Em concordância com o gráfico anterior verificamos que em geral os jovens associam à casa representações positivas Por outro lado, as raparigas são as únicas a associar tarefas domésticas à casa, ao passo que os rapazes são os únicos a associar a família para aturar

15 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Aspectos que associa à casaAspectos que associa à casa Se pudesse escolher a maior parte dos jovens inquiridos preferiria viver com os amigos, no entanto, este facto parece estar mais relacionado com aspectos lúdicos do que propriamente uma intenção realista

16 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Aspectos que associa à casaAspectos que associa à casa Situação preferida para ViverSituação preferida para Viver Tentando perceber quais as características dos jovens que continuariam a viver com os pais se pudessem, verificámos que são maioritariamente os jovens até aos 16 anos que escolheram esta opção

17 Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Aspectos que associa à casaAspectos que associa à casa Situação preferida para ViverSituação preferida para Viver Situação preferida para viver, por idadeSituação preferida para viver, por idade A partir deste gráfico podemos constatar que para sair de casa estes jovens dão mais importância a valores como a realização profissional e pessoal e a estabilidade económica do que a factores mais tradicionais como o casamento

18 Apesar da ideia generalizada da existência de um conflito de gerações, presente por exemplo nos jornais e nas televisões, esse facto não se verificou neste pequeno estudo. Pelo contrário existe harmonia familiar e uma boa relação com os pais Os conflitos são reduzidos e parecem ter pouca importância

19

20


Carregar ppt "Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google