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Período Pré-Jesuítico LocalizaçãoEducaçãoLocalizaçãoEducação CulturaAldeiasCulturaAldeias EncomiendasReligiãoEncomiendasReligião CasamentoMedicinaCasamentoMedicina.

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Apresentação em tema: "Período Pré-Jesuítico LocalizaçãoEducaçãoLocalizaçãoEducação CulturaAldeiasCulturaAldeias EncomiendasReligiãoEncomiendasReligião CasamentoMedicinaCasamentoMedicina."— Transcrição da apresentação:

1 Período Pré-Jesuítico LocalizaçãoEducaçãoLocalizaçãoEducação CulturaAldeiasCulturaAldeias EncomiendasReligiãoEncomiendasReligião CasamentoMedicinaCasamentoMedicina MorteCaciques ou ChefeMorteCaciques ou Chefe Atual Território Guarani

2 Localização * Foi no ano de 1516 que os exploradores espanhóis penetraram no Paraguai; * A conquista foi muito trabalhosa e sangrenta, e no final do século ainda não estava concluída; * A raça Guarani não ocupava somente o Paraguai, mas toda a área compreendida entre os confins do Equador e o Rio da Prata, quase todo o Brasil, onde foi dizimada pelos portugueses e ainda o Uruguai e as províncias Corrientes e Entre-Rios, na Argentina;

3 Localização * As relações entre as tribos eram quase nulas; * Reduziam-se aos contatos de vizinhança, pacíficos ou bélicos, por isso os europeus se admiravam de que esses milhares de povoados, vivendo assim num isolamento social completo, tenham podido conservar a mesma língua num território mais vasto que a Europa.

4 Cultura * Os Guarani eram conhecidos como agricultores, mas na sua alimentação também estava presente a caça e a pesca; * Com o crescimento da população indígena não podiam sustentar a todos somente com a caça e a pesca, sendo necessário empenhar todas as energias no trabalho agrícola, bem organizado; * O trabalho sério e disciplinado era absolutamente indispensável, já como meio de subsistência, já como método de educação;

5 Cultura * Ao índio guarani não faltava boa saúde e força física, mas a forma como estava habituado a produzir dificultava-lhe o interesse e a constância no trabalho; * Era dotado de extraordinária habilidade, era difícil habituá-lo ao trabalho e mantê-lo ocupado, o dia inteiro, em tarefas que não respondiam aos seus interesses; * A maior dificuldade era a volubilidade dos guaranis: já atacavam o trabalho com denodo, já o largavam sob o pretexto de cansaço;

6 Cultura * Surgiu então a necessidade de muita organização, para não faltarem renovados estímulos; * Surgiu então a primeira forma de trabalho organizado, iniciou para os Guarani a época de prestar serviços em troca de subsistência; * Os próprios jesuítas passaram a classificar as modalidades do exercício das propriedades coletivas. Para caracterizar os dois tipos fundamentais de exploração, criaram as expressões, Tupambaé - coisas de Deus e Abambaé - coisas dos homens;

7 Cultura * O tupambaé abrangia as coisas de propriedade coletivo e usufruto comum. Constituía o objeto da propriedade da redução como um todo, cujo uso e gozo também pertencia a todos; * O abambaé as coisas dos homens não eram, rigorosamente falando, propriedades privadas. Continuavam a pertencer à coletividade municipal, porém o usufruto era cedido, por certo tempo sob condições, às famílias;

8 Encomiendas * A grande nação Guarani, teve seu projeto histórico interrompido e subordinado à conquista espanhola que enviava seus conquistadores a Assuncion em 1537, quando os espanhóis estabeleceram o sistema de encomiendas; * Era um sistema no qual o patrono tinha a obrigação de doutrinar índios e, em troca, poderia utilizar a força de seu trabalho;

9 Encomiendas * O sistema era uma forma de escravidão dissimulada. Parte destes índios foi incorporada pelas imensa e complexa máquina colonial nas inúmeras encomiendas espanholas; * Desses grupos ecomiendados não sobrou mais do que 10% da população original, dizimada tanto pela intensidade do trabalho forçado, quanto pelas inúmeras doenças trazidas pelos conquistadores;

10 Casamento * A iniciativa para o casamento partia da mãe da noiva, ou, às vezes, do noivo; * Atualmente na maioria dos casos quem toma a decisão é o rapaz. Este se entende com a moça e o pai dela, que serve de intermediário entre o pretendente e a mãe da jovem escolhida; * O rapaz se dirige primeiro ao futuro sogro por se tratar de um entendimento de homem para homem. O pai se importa muito pouco com os problemas matrimoniais dos filhos, ao contrário da mãe que se preocupa, pelo destino matrimonial da filha;

11 Casamento Dr. Klaus Becker, se refere ao casamento do guarani dizendo que: O Guarani do Rio Grande do Sul era polígono, mas era costume, em algumas tribos, tomar-se outra mulher quando a primeira envelhecia. O adultério era castigado com a morte, porém, dizem que os caciques ofereciam suas mulheres aos forasteiros por hospitalidade. Antes da iniciação, era proibido, à mulher, manter relações sexuais. Durante a gravidez, devia abster-se de carne. Depois do nascimento do filho, o pai se abstinha de confeccionar armas de guerra durante quinze dias.

12 Morte * A morte é considera pelos Guarani, como a perda da palavra, a pessoa era considerada morta tão logo ela perdia a capacidade de articular a palavra; * Segundo a teoria da concepção Guarani, a alma- palavra é recebida durante o sono, em sonho pelo pai. Este transmite o sonho a mulher e ela engravida. Quando a mulher engravida sem que o homem tenha sonhado, e porque a alma já havia procurado a mulher para renascer;

13 Morte * Os seus mortos (do grupo, da aldeia) erram enterrados em cemitério próximo à aldeia. O costume mais comum era colocar o cadáver ou os ossos descarnados num vasilhame de barro, coberto por outro menor. Acreditavam que a alma acompanhava o corpo, mas separada, seus mortos eram enterrados na posição fetal, segundo alguns historiadores, acreditavam na reencarnação.

14 Morte Figura 1 - Funerária Pré Jesuítica. Fonte [CCM]

15 Educação * A educação surgiu em 1611, um ano após a primeira fundação, foi quando os missionários instituíram o ensino primário, quando este era um privilégio de poucos; * Este comportamento em relação a educação partiu do rei que prescrevia escola de primeiras letras aos Povos Indígenas;

16 Educação * A formação da criança guarani quanto a sua condição de membro de uma aldeia, sua cultura e tradições herdadas de seus antepassados e dos adultos da tribo; * O aprendizado da criança indígena ocorre por meio de sua participação em eventos sociais, em atividades econômicas (caça e pesca) e religiosas (rituais), de acordo com posições predeterminadas pela sua idade e gênero;

17 Educação * Também participam de eventos específicos para seu crescimento social e físico, diferente da sociedade não-índia, a criação de filhos na cultura indígena não depende exclusivamente de seus pais, mas sim de parentes e de outros membros da comunidade;

18 Aldeias * Por serem os Guarani horticultores de floresta, procuravam localizar suas aldeias em meio a floresta sub-tropical, em locais de terras férteis, para fazer suas roças; * A floresta tem a tarefa de abastecer a aldeia com caça e coleta de frutas, raízes e material para construção das suas casas;

19 Aldeias * Outro meio de subsistência importante para os índios era a pesca, por isso não dispensavam a presença de rio nas proximidades, pois além de o rio fornecer os alimentos abastecia de água a aldeia; * Após a colonização, no Rio Grande do Sul, os Guarani construíram suas aldeias as margens de grandes rios e seus afluentes como os Rios Uruguai, Jacuí e Camaquã, também nas margens da Laguna dos Patos e nas encostas da Serra Geral;

20 Aldeias Figura 2 - Aldeia dos Índios Guaranis. Fonte [CCM]

21 Religião * Os Guarani se destacavam por sua religiosidade tão intensamente vivida; * Os Guarani tinham um apego tão grande aos cultos tradicionais e um segredo tão bem guardado sobre a parte sagrada de suas crenças; * Quando foram colonizados, aderiram a religião dos missionários jesuítas, foram batizados, mas jamais abandonaram seus Deuses, jamais deixaram seus rituais sagrados;

22 Religião * Os Guarani são considerados os mais místicos de todos os povos; * Os missionários Jesuítas, durante o período reducional, jamais se descuidaram da formação religiosa dos indígenas, mas reconheceram a importância de preservar a cultura tradicional do povo;

23 Religião * A partir de suas concepções religiosas poderiam introduzir uma nova cultura, aproveitando todos os campos da arte, como a música, o artesanato, a escultura onde em toda a criação iam deixando traços da cultura religiosa; * A maioria das esculturas criadas pelos índios reduzidos, são representações de Santos do Catolicismo;

24 Medicina * A medicina, dos tupi-guarani consistia em processos complexos, em que os elementos mágico-religiosos se confundiam com os conhecimentos por assim dizer, científico; * Pois mesmo sabendo as propriedades e efeitos de determinadas plantas apelavam para o misticismo como garantia do resultado esperado. Para exercer a medicina o médico-feiticeiro caía em estado de transe provocado por um pó de ervas que era aspirado pelas narinas;

25 Medicina * Para se tornar pajé ou médico-feiticeiro, o indivíduo se isolava, privando-se de todo o conforto e limpeza, até enfraquecer-se, quando então, lhe era dado defrontar-se com a entidade sobrenatural evocada que lhe atribuía poderes mágicos; * Entre as práticas medicinais em que o misticismo contribuía com a sua maior dose, podemos salientar as seguintes: a sucção, a sangria, o sopro, a fumigação, o jejum ou abstinência, as incisões e a pintura;

26 Medicina * A forma como a sucção era realizada, conforme os relatos do Padre Antônio Sepp, sem qualquer cuidado com a higiene ou esterilização, simplesmente passando de um ao outro, a dor era um fato secundário, a preocupação maior era a saúde; * O Sopro era outro processo empregado pelos tupi- guarani na cura das doenças. Muitas vezes o sopro antecedia a sugação;

27 Medicina * O sopro entra em todas as cerimônias e atos do pajé. Acreditavam que quando o curandeiro soprava a parte lesada, expelia o mal. E, que soprando também com a mão fechada, cujos dedos se abriam depois, lentamente, espalhava a infelicidade e a morte;

28 Caciques ou Chefe * Seus caciques ou chefes eram escolhidos quer entre os mais bravos em combate, quer, com a mesma freqüência, entre os que se destacavam pela excelência de sua arte da palavra; * Cada tribo estava submetida a um cacique cuja autoridade era quase absoluta, se bem que frágil e à mercê de uma reação coletiva da tribo;

29 Caciques ou Chefe * Os caciques tinham alguns privilégios, não trabalhavam porque eram sustentados pelos seus seguidores. Representavam uma nobreza tradicional, casavam-se com mulheres (sempre entre parentes), pertencentes à nobreza, tinham média 20 a 30 mulheres, muitos filhos, além das criadas. O número de mulheres era uma forma de demonstrar o poder; * Os caciques eram independentes uns dos outros; * Seria mais fácil descobrir mil caciques do que descobrir um cacique com mil súditos;

30 Atual Território Guarani * Atualmente o território tradicional Guarani compreende o leste do Paraguai, a região de Missiones na Argentina, no norte do Uruguai e no Brasil, partes do Mato grosso do sul e nas regiões sul e sudeste; * No Brasil, a partir da década de 50, os Guarani foram classificados pela etnografia por três grupos: Kaiová, Xiripá e Mbyá. Os Mbyá, atualmente predominante nos estados do sul e no litoral do Brasil se auto-denominam Nhandeva que foi traduzido por nossa gente ou verdadeira pessoa Guarani.


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