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Profª. Roberta Fontoura

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Apresentação em tema: "Profª. Roberta Fontoura"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Roberta Fontoura
EVOLUÇÃO 3ª Série do Ensino Médio Disciplina: Biologia Profª. Roberta Fontoura

2 HOMOLOGIA

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4 ANALOGIA / homoplásicas

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6 ÓRGÃOS VESTIGIAIS

7 EMBRIOLOGIA COMPARADA

8 ESTUDO DOS FÓSSEIS

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12 TEORIAS EVOLUTIVAS LAMARCKISMO: - Lei do uso e desuso;
Jean-Baptiste Lamarck ( ) - Lei do uso e desuso; Lei da transmissão dos caracteres adquiridos

13 (variações de indivíduos, n˚
DARWINISMO: Charles Darwin ( ) Seleção natural (variações de indivíduos, n˚ constante de indivíduos ao longo das gerações, “luta pela vida”)

14 NEODARWINISMO / TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
Hugo De Vries: Mutações; Experiências com Prímulas da tarde.

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16 -Fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação gênica, mutação cromossônica , recombinação; -Fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida : seleção natural, migração e oscilação genética.

17 ESPECIAÇÃO

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19

20 MECANISMOS PRÉ-COPULATÓRIOS:
Isolamento estacional / sazonal; Isolamento de habitat / ecológico; Isolamento etológico; Isolamento mecânico.

21 MECANISMOS PÓS-COPULATÓRIOS:
-Mortalidade gamética; -Mortalidade do zigoto; -Inviabilidade do híbrido; -Esterilidade do híbrido.

22 Equus asinus (jumento)
X Equus caballus (égua) = HÍBRIDO

23 Sistemas de Classificação

24 1. Morfológicos – devem ser usados cuidadosamente devido ao polimorfismo e às metamorfoses
1.1. Homologias 1.2. Analogias 1.3. Simetria corporal 1.4. Polimorfismo 1.5. Metamorfoses

25 2.1. Classificação de organismo já extintos
2. Paleontológicos 2.1. Classificação de organismo já extintos 2.2. Estabelecimento de relações de parentesco 3. Relativos ao modo de nutrição 3.1. Fotoautotróficos 3.2. Quimioautotróficos 3.3. Fotoeterotróficos 3.4. Quimioeterotróficos

26 3.4.1. Por ingestão – digestão intracorporal · Digestão intracelular
·         Digestão extracelular Por absorção – digestão extracorporal 4. Embriológicos 4.1. Homologias embrionárias

27 5.1. Importante no estabelecimento de relações entre seres vivos
5. Cariológicos 5.1. Importante no estabelecimento de relações entre seres vivos 5.2. Número de cromossomas e outros aspectos são úteis 6. Etológicos 6.1. Diferenças encontradas em padrões de comportamento de grupos semelhantes

28 8. Relativos à Organização Celular
7. Bioquímicos 7.1. Comparação de biomoléculas, nomeadamente proteínas e ácidos nucléicos 8. Relativos à Organização Celular

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30 Pelo grupo externo “outgroup”.
O primeiro passo em uma análise cladística é determinar quais os estados dos caracteres são primitivos (plesiomorfia) e quais são derivados (apomorfias). Como determinar? Pelo grupo externo “outgroup”. Outgroup X Y Z b a

31 As árvores resultantes não determinam ancestralidade e descendência!
Termos utilizados em um Cladograma A B Taxa terminais C D E Nós internos Ramos Terminais Ramos internos Raiz As árvores resultantes não determinam ancestralidade e descendência!

32 Caráter 1 – Une os táxons A,B,C (sinapomorfia)
Caráter 2 – Encontrado somente em B (autapomorfia) Caráter 3 – Encontrado somente em C (autapomorfia) Caráter 4 – Une os táxons B e C (sinapomorfia) Caráter 5 – Encontrado somente em A (autapomorfia) out A B C out A B C - 2 - 2 - 3 - 5 - 3 - 4 - 1 - 1


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