A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno 1 (Matrícula); Aluno 2 (Matrícula).. Será que a saliva tem um papel fundamental para o sentido do paladar? Coloque uma pedra de gelo na boca por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno 1 (Matrícula); Aluno 2 (Matrícula).. Será que a saliva tem um papel fundamental para o sentido do paladar? Coloque uma pedra de gelo na boca por."— Transcrição da apresentação:

1 Aluno 1 (Matrícula); Aluno 2 (Matrícula).

2 Será que a saliva tem um papel fundamental para o sentido do paladar? Coloque uma pedra de gelo na boca por um minuto e observe. Tire- a da boca e coma um pedaço de fruta. Explique o que você observa no contexto anatômico e funcional.

3 As moléculas do alimento precisam interagir com os quimiorreceptores da língua para a ocorrência do sabor; Para isso, é necessária a solubilização desses compostos, já que assim certas ligações são rompidas, formando novas espécies capazes de interagir com as papilas gustativas;

4 A saliva é capaz de fazer isso, pois contém água (rompe ligações iônicas) e ptialina (rompe ligações glicosídicas); Além disso, a água presente nessa solução permite a dissolução das moléculas produzidas nessa solvatação, algo necessário para a interação com os quimiorrecepetores;

5 Na experiência proposta, o resultado é observado devido à inativação da ptialina a baixas temperaturas; Além disso, os ductos salivares não desembocam na região utilizada da língua, evitando assim o alcance de saliva ausente na língua inicialmente;

6 Assim, não é aumentada a quantidade de enzima ativa; Anatomicamente, isso ocorre, pois esses ductos se abrem na parede do vestíbulo da boca (parótida), ântero-medialmente no assoalho da boca (sub-mandibular) e anterô- lateralmente nesse assoalho (sub-lingual).

7

8

9 Explique anato-fisiologicamente a fase oral da criança de tenra idade.

10

11 Comente a seguinte situação descrita: a tradicional pergunta da baiana quanto à solicitação do acarajé quente ou frio possui relação com a temperatura da iguaria? Justifique sua resposta.

12 A relação não é feita com a temperatura; Essa noção está relacionada com um outro fator, puramente relativo ao sabor; Quente é o sabor apimentado e frio, não.

13 Faça o seguinte exame: tente identificar a abertura do ducto parotídeo na região vestibular de seu colega de curso.

14

15 Na deglutição paramos de respirar, pois o palato mole contrai e isola a cavidade nasal da oral. Em qual época podemos verificar a deglutição e a respiração simultaneamente? Como explicar anatomicamente esta situação?

16 Isso ocorre principalmente em recém- nascidos; O motivo para isso é a distribuição de seus componentes na região da faringe, com a epiglote acima do nível do palato mole, e a localização da laringe, superior em relação aos adultos.

17

18 http://www.sempretops.com/cursos/aulas- de-anatomia/; http://www.poderdasmaos.com/site/?p=INT ESTINO_GROSSO_18084; http://dc358.4shared.com/doc/_EWOYq1d/pr eview.html;

19 DRACK, R. L.; VOGL, W.; MITCHELL, A. W. M.. Grays Anatomia para estudantes. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (página 810).

20 http://www.projetos.unijui.edu.br/gipec/sit- estudo/se%20ser%20humano/sentido%20do% 20paladar.html; http://webpages.fc.ul.pt/~rfcruz/relats/reltlb 09.html; http://pt.wikipedia.org/wiki/; http://marcelacortes.vilabol.uol.com.br/.

21 DRACK, R. L.; VOGL, W.; MITCHELL, A. W. M.. Grays Anatomia para estudantes. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


Carregar ppt "Aluno 1 (Matrícula); Aluno 2 (Matrícula).. Será que a saliva tem um papel fundamental para o sentido do paladar? Coloque uma pedra de gelo na boca por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google