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Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos

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Apresentação em tema: "Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos
OS 5 P’s Da ESTRATÉGIA Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos

2 A origem da Estratégia remonta à Pré-História, e invariavelmente, nas origens de estratégias diplomática e militar. Vários são os testemunhos das estratégias utilizadas ao longo da história da humanidade: Sun Tzu, Xenofonte, Machiavelli, Napoleão, Clausewitz, Vegécio, Frederico II, Jomini, Moltke.

3 CONCEITOS E CONSENSOS As pessoas oferecem as mais diversas definições à palavra Estratégia, e mesmo os estudiosos da área não tem um consenso de conceitos sobre o que é Estratégia. Mintzberg compilou através dos "5 Ps da Estratégia” as várias definições e sentidos com que se entende o conceito de Estratégia.

4 OS 5 P’s DA ESTRATÉGIA Mintzberg define Estratégia através de cinco diferentes óticas: Estratégia como Plano; Estratégia como Pretexto; Estratégia como Padrão; Estratégia como Posição; Estratégia como Perspectiva.

5 ESTRATÉGIA COMO PLANO A Estratégia como plano, significa que se planeja conscientemente uma direção para as ações a serem tomadas. Desta forma, são elaboradas antes das ações que se pretendem realizar. E são desenvolvidas com uma intenção, consciente e propositalmente.

6 ESTRATÉGIA COMO PLANO Essa é a definição de estratégia mais comum, com aplicação em diversos campos como o militar, na teoria dos jogos ou na administração. Para a maioria dos gestores a estratégia constitui uma espécie de plano de ação para uma empresa atuar em dado mercado e conquistar e manter vantagem competitiva.

7 ESTRATÉGIA COMO PRETEXTO
Como uma variante ou derivação da definição de estratégia como plano, Mintzberg destaca que a estratégia também pode ser um pretexto ou manobra com o qual a empresa busca induzir seus competidores a uma percepção equivocada de seus movimentos competitivos e, com isso, conquistar vantagens competitivas. Ex: o anúncio de expansão da capacidade de produção de uma fábrica como forma de desencorajar seu concorrente a construir uma nova fábrica, constituindo o “plano” apenas a ameaça e não a intenção real de expansão em si. A estratégia pode ser aplicada com a finalidade de confundir, iludir ou comunicar uma mensagem falsa ou não, aos concorrentes;

8 ESTRATÉGIA COMO PADRÃO
Nesta definição, a estratégia é a “consistência no comportamento”, o conjunto efetivo de ações que caracterizam um comportamento resultante da organização, como por exemplo, o modelo “T” de Henry Ford oferecido apenas na cor preta. Embora nem sempre comum, muitas organizações utilizam-se desta forma de estratégia às vezes, já que a consistência no comportamento gera confiabilidade, um atributo valioso para o mercado. Mintzberg diferencia as estratégias deliberadas (intenções realizadas) das estratégias emergentes, “nas quais os modelos se desenvolveram sem intenções, ou apesar delas (que se tornaram não-realizadas)” .

9 ESTRATÉGIA COMO PADRÃO
Quando um determinado curso de ação traz resultados positivos, a tendência natural é incorporá-lo ao comportamento. Se como plano as estratégias são propositais ou deliberadas, como padrão as estratégias são emergentes, surgindo sem intenção;

10 ESTRATÉGIA COMO POSIÇÃO
Aqui a definição trata da forma de localizar a organização no ambiente competitivo. “Por essa definição, estratégia torna-se força mediadora – ou a ‘combinação’, segundo Hofer e Schendel (1978:4) – entre organizações e ambiente, ou seja, entre o contexto interno e externo” (MINTBERG, 2003, p.26). Para Mintzberg, essa estratégia é compatível com todas as outras anteriores e ajuda a definir a posição de uma empresa perante seus competidores ou mesmo a encontrar uma posição única, evitando a competição direta. “Astley e Fombrun (1983), [...],dão o próximo passo lógico para apresentar a noção de estratégia ‘coletiva’, ou seja, estratégia que visa promover cooperação entre organizações, mesmo supostos concorrentes”.

11 ESTRATÉGIA COMO POSIÇÃO
Neste P Estratégico, a organização busca no nicho, ou indústria, em que atua, um posicionamento que lhe permita sustentar-se e defender sua posição dentro desta indústria. Refere-se a como a empresa é percebida externamente, pelo mercado.

12 ESTRATÉGIA COMO PERSPECTIVA
É definida por Mintzberg como conceito, como uma forma de se olhar o mundo e a escolha de como competir nos mercados escolhidos. Neste caso, a estratégia surge da concepção pessoal dos estrategistas coletivos e de sua visão mais ampla sobre o futuro, o que muitas organizações denominam como a nossa maneira de atuar ou o padrão [empresa] de qualidade.

13 ESTRATÉGIA COMO PERSPECTIVA
Minztberg destaca que “neste aspecto, estratégia é para a organização aquilo que a personalidade é para o indivíduo. [...] Diversos conceitos de outros campos também capturam essa noção; os antropólogos referem-se à ‘cultura’ de uma sociedade, e os sociólogos à sua ‘ideologia’; os teóricos militares escrevem sobre ‘a grande estratégia’ dos exércitos; teóricos da administração usaram termos como ‘teoria dos negócios’ e sua ‘força motriz’ (Drucker, 1974; Tregoe e Zimmerman, 1980); e os alemães talvez capturem melhor o sentido com sua palavra ‘weltanschauung’, literalmente ‘visão de mundo’, significando como a intuição coletiva funciona” (MINZTBERG, 2003, p.27).

14 ESTRATÉGIA COMO PERSPECTIVA
As perspectivas sistematizadas por Mintzberg, podem ser complementares umas das outras, consoante a situação em análise. Não se considera que sejam incompatíveis entre si. Por isso, normalmente utilizam-se em simultâneo, algumas das perspectivas analisadas, quando se define um conceito de Estratégia. Refere-se ao modo como a organização se percebe frente ao mercado. Tem relação com a cultura, a ideologia e percepção interna da organização.   

15 CONCLUSÕES Mintzberg sugere que, assim como as pessoas desenvolvem personalidades através da interação de suas características, também a organização desenvolve um caráter a partir da interação com o mundo através de suas habilidades e propensões naturais. O autor defende a necessidade da definição mais completa de estratégia, baseado na complementaridade das cinco definições. O autor conclui que a confusão em torno da estratégia dá-se, em grande parte, devido ao uso contraditório e incorretamente definido do termo estratégia, acreditando que o uso de várias definições poderia ajudar a debelar este problema.

16 ANÁLISE CRÍTICA É difícil estabelecer um consenso sobre o significado de Estratégia. Mintzberg procurou compilar todos os conceitos na definição dos 5 P’s da Estratégia, mas há muito mais a ser dito e visto em estratégia, se levarmos em conta a visão holística necessária para definí-la.

17 ANÁLISE CRÍTICA As empresas devem estabelecer o que pretendem através das Estratégias, para estabelecer as definições dos rumos a seguir. Conhecer sua organização é fundamental para definir a estratégia que melhor se aplica a sua realidade. A busca da visão sistêmica e da gestão do conhecimento leva as organizações ao sucesso estratégico.


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