A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 5 1º. Ano - EM. 1º) LITERATURA DE INFORMAÇÃO Crônicas de viagens e cartas 2º) LITERATURA JESUÍTICA A arte como catequese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 5 1º. Ano - EM. 1º) LITERATURA DE INFORMAÇÃO Crônicas de viagens e cartas 2º) LITERATURA JESUÍTICA A arte como catequese."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 5 1º. Ano - EM

2 1º) LITERATURA DE INFORMAÇÃO Crônicas de viagens e cartas 2º) LITERATURA JESUÍTICA A arte como catequese.

3 * Fazer um levantamento da terra nova, de sua fauna, de sua flora, de sua gente. * Literatura descritiva sem grande valor literário (maior valor histórico e documental). *Textos repletos de fantasias e moldados pela visão medieval.

4 Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em Oscar Pereira da Silva, 1922.

5 1º) LITERATURA DE INFORMAÇÃO Crônicas de viagens e cartas Carta de pero Vaz de Caminha

6

7 Senhor, posto que o Capitão-mor desta Vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer! Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade, a qual bem certo creia que, para aformosentar nem afear, aqui não há de pôr mais do que aquilo que vi e me pareceu. (...)

8 A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. (...) Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costas; e suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam.

9 (...) Entre todos estes que hoje vieram não veio mais que uma mulher, moça, a qual esteve sempre à missa, à qual deram um pano com que se cobrisse; e puseram-lho em volta dela. Todavia, ao sentar-se, não se lembrava de o estender muito para se cobrir. Assim, Senhor, a inocência desta gente é tal que a de Adão não seria maior -- com respeito ao pudor. Ora veja Vossa Alteza quem em tal inocência vive se se convertera, ou não, se lhe ensinarem o que pertence à sua salvação. Acabado isto, fomos perante eles beijar a cruz. E despedimo-nos e fomos comer. (...)

10 2º) LITERATURA JESUÍTICA A arte como catequese. José de Anchieta Cartas – p.22 Poesia – p. 22 Teatro – p. 23

11 José de Anchieta

12 Características: A figura do diabo é associada a algum chefe ou sacerdote indígena contrário aos portugueses. A língua e a religiosidade tupi são exploradas. Preocupação didática e moralizante. Adaptação às necessidades práticas da vida no Brasil colonial.

13 Oscar Pereira da Silva, Desembarque de Cabral em Porto Seguro, SP, Museu Paulista

14

15 Outros relatos informativos Tratado da Terra do Brasil – Pero de Magalhães Gândavo (1570) p. 20 Tratado descritivo do Brasil – Gabriel soares de Sousa (1587) p. 20 Diálogo das grandezas do Brasil – Ambrósio Fernandes Brandão (1618) Diário de navegação - Pero Lopes de Sousa (1530) p. 21 Duas viagens ao Brasil – Hans Staden (1557) p. 21 Viagem à terra do Brasil – Jean de Léry (1578) p. 21 Outros relatos informativos Diálogo sobre a conversão do gentio – Pe. Manuel da Nóbrega (1558) p. 23 Cartas do Brasil – Pe. Manuel da Nóbrega (1549) Narrativa epistolar e Tratados da terra e gente do Brasil – Pe. Fernão Cardim (1583) p. 24


Carregar ppt "Módulo 5 1º. Ano - EM. 1º) LITERATURA DE INFORMAÇÃO Crônicas de viagens e cartas 2º) LITERATURA JESUÍTICA A arte como catequese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google