A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico singular Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico singular Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico."— Transcrição da apresentação:

1 Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico singular Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico singular Política Nacional de Humanização

2 Clínica Ampliada pressupõe a abordagem do usuário para além da doença. Visão Bio-psico-socio e espiritual. Visa aumentar a autonomia e o auto-cuidado dos pacientes e seus familiares. Visa assumir responsabilidade sobre os usuários. Visa buscar ajuda em outros setores (intersetorialidade) Visa reconhecer o limite dos conhecimentos e das tecnologias utilizadas.

3 Política Nacional de Humanização Visa assumir um compromisso ÉTICO profundo. Visa equilibrar o combate à doença com produção de vida. O descuido com a produção de vida e o foco excessivo na doença acaba levando os usuários a se tornarem poliqueixosos, pois a doença torna-se o centro de suas vidas.

4 Política Nacional de Humanização Sugestões: escuta acolher a queixa e o relato do usuário. Perguntar como ele acredita que adoeceu e como se sente em relação a sua doença. Quanto mais a doença for compreendida e correlacionada com a vida maior a adesão ao tratamento. vínculo e afeto existe no imaginário do profissional de saúde de que é necessário não haver vínculo e afeto. Isso não é verdade. Em todas as relações existe transferência de afetos.

5 Política Nacional de Humanização evitar atitudes culpabilizantes, negociar restrições levando em conta o investimento do usuário é necessário tentar produzir co-responsabilidade e não culpa. A culpa anestesia, gera resistência e pode até humilhar. trabalhar com ofertas e não apenas com restrições. evitar iniciar consultas questionando aferições e comportamentos. Valorizar qualidade de vida é necessário que o usuário entenda que o profissional deseja ajudá-lo a viver melhor e não torná-lo submisso a sua vontade.

6 Política Nacional de Humanização perguntar o que o usuário entendeu de sua doença e do tratamento evitar termos técnicos. evitar assustar o paciente. equilibrar combate a doença com produção de vida a doença não deve ser a preocupação central e quase única na vida do usuário.

7 Política Nacional de Humanização atuar no evento mórbido com o máximo de apoio e o mínimo de medicação a escuta da equipe é uma grande ferramenta e é preciso saber que parte da cura depende do sujeito aprender a lidar com as situações agressivas de uma forma menos danosa. estimular a capacidade de lidar com os limites e revezes da vida da forma mais produtiva possível.

8 Política Nacional de Humanização Fátima da Silva Alves Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização


Carregar ppt "Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico singular Dispositivo PNH Clínica Ampliada Equipe de referência Projeto terapêutico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google