A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 NOS LOCAIS DE TRABALHO ILUMINAÇÃO NOS LOCAIS DE TRABALHO Aula nº12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 NOS LOCAIS DE TRABALHO ILUMINAÇÃO NOS LOCAIS DE TRABALHO Aula nº12."— Transcrição da apresentação:

1 1 NOS LOCAIS DE TRABALHO ILUMINAÇÃO NOS LOCAIS DE TRABALHO Aula nº12

2 Uma iluminação adequada dos locais de trabalho é uma condição fundamental para um bom desempenho das pessoas e contribui para preservar a saúde.

3 As cores têm efeitos psicológicos (calmantes, estimulantes excitantes…) e provocam ilusões cromáticas relativamente ao efeito da distância e a temperatura.

4

5 O ângulo entre a horizontal e a linha que vai do olho à lâmpada deve ser superior a 30º Na figura da esquerda a reflexão pode provocar encandeamento. Na figura da esquerda já não existe encandeamento

6 Quando usamos um computador devemos ter em conta os seguintes parâmetros relacionados com a iluminação: Iluminação adequada do posto de trabalho; Evitar os reflexos vindos das janelas, luzes e superfícies brilhantes no ecrã; Utilizar estores ou persianas para atenuar a luz do dia que atinge o posto de trabalho.

7 Ergonomia – é a ciência que estuda o modo correcto de desenhar máquinas e equipamentos que sejam cómodos para os utilizadores

8 Utiliza uma cadeira com um bom encosto e que permita o ajuste em altura. Mantém-te direito na cadeira. Mantém os ombros relaxados. Mantém os pés assentes no chão. Faz uma pequena paragem em cada hora de trabalho.

9

10

11

12

13 13

14 O Ruído é por definição qualquer som que se considera desagradável. Todos os sons são causados por vibrações que se propagam através de ondas que são captadas pelo ouvido humano.

15 O risco a que estão sujeitas as pessoas expostas ao ruído depende dos seguintes factores: tempo de exposição ao ruído – quanto mais longo maior é o ruído; tipo de ruído – contínuo intermitente ou súbito; distância da fonte de ruído – quanto menor maior é o risco; sensibilidade individual – varia com a idade e de pessoa par pessoa.

16 16 ã Dificuldades de comunicação ã Menor concentração ã Desconforto ã Fadiga ã Nervos ã Baixa produtividade ã Acidentes Efeitos do ruído no trabalho

17 17 ã Contracção dos vasos sanguíneos ã Aumento da pressão sanguínea ã Contracção muscular ã Ansiedade e stress ã Problemas de sono ã Impotência ã Zumbido nos ouvidos Efeitos do ruído no corpo

18

19 19 Sonómetro ou decibelímetro Mede a intensidade sonora em dB (decibéis)

20 20 Técnicas de controlo de ruído

21 21


Carregar ppt "1 NOS LOCAIS DE TRABALHO ILUMINAÇÃO NOS LOCAIS DE TRABALHO Aula nº12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google