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Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil Universidade de Brasília Uma caixa de ferramentas para a construção de comunidades de aprendizagem.

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1 Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil Universidade de Brasília Uma caixa de ferramentas para a construção de comunidades de aprendizagem

2 Roteiro Motivação pessoal O que é Moodle? –História –Alguns aspectos teóricos –Estatísticas Criando um curso –Formato Semanal –Atividades e Materiais (Recursos) –Sugestões Exemplos do aprender.unb.br Nosso curso de capacitação

3 Motivação pessoal Ensino superior público no Brasil –Penúltimo (América Latina) –Acesso universal Posição da UnB no Distrito Federal –1975: 92% das vagas (graduação) –2006: 11% das vagas (graduação) Perguntas: –As pessoas vão ao Google e não à Universidade quando querem aprender alguma coisa? –Esperar até março (ou agosto) para aprender espanhol?

4 Try not to get too distracted by shiny stuff

5 O que é Moodle Um software que pode ser colocado em um servidor web para criação e gerenciamento de cursos online Uma caixa de ferramentas modular para o desenvolvimento de atividades e tarefas online Um sistema para a criação de comunidades de aprendizagem Pode ser usado com outros sistemas já existentes É um software livre, grátis, de fonte aberta, sob a licença GPL (Gnu Public License) Comparável a sistemas de aprendizagem comerciais, como WebCT e Blackboard Um sistema em desenvolvimento

6 O criador O criador (Martin Dougiamas) Admistrador de aprendizagem online da Curtin University –Graduação em Ciência da Computação e desenvolvedor de software desde 1986 –Insatisfeito com os produtos existentes no mercado –Tinha capacidade para consertar e alterar programas mas era impedido pelo fato de serem fechados (fonte não aberta) Mestrado e Doutorado –Estudo detalhado de casos de cursos e estudantes online Moodle 1.0 – agosto de 2001

7 Construcionismo social Aprendizagem colaborativa – cada um é, ao mesmo tempo, um potencial professor e aluno Aprender criando coisas para os outros verem Aprender observando os atos dos colegas Relacionar novos conhecimentos com o contexto pessoal Flexibilidade do ambiente de aprendizagem de forma que todos possam ajudar a construi-lo

8 Criando cursos O projeto de um curso baseia-se em uma sucessão de atividades Existem cerca de 20 tipos de atividades, tais como fóruns de discussão, tarefas, questionários, salas de bate-papo, etc, cada uma delas com muitas opções Blocos fornecem informações e ferramentas úteis podendo ser movidos e customizados Criar cursos é bastante simples e conduz o tutor (professor) a uma constante reavaliação de seu conteúdo, adaptando-o a cada grupo de estudantes Filtros permitem o uso de notação matemática e integração com multimídia (som, vídeo) Notificação por dos novos eventos permite um convite permanente à participação Os cursos em Moodle podem ser compactados e movidos para outras instalações ou plataformas de aprendizagem (Scorm 1.2)

9 Utilização São feitos mais de 1000 downloads do sistema Moodle por dia sites Moodle registrados em 160 países Universidades, faculdades, escolas de ensino fundamental e médio Milhares de sites não registrados Tradução do ambiente para mais de 75 línguas 4000 participantes de fóruns em inglês, 1300 em fóruns em espanhol, 200 em fóruns em francês e fóruns em muitas outras línguas

10 Sites registrados

11 Membros da comunidade

12 Criando um curso Formato (Social, Tópicos, Semanal) Formato Social: grupos de discussão, projetos de pesquisa, comunidades sociais, etc. Formato Tópicos: cursos de pós-graduação, ambientes de construção e debate, comunidades de aprendizagem organizada Formato Semanal: cursos de graduação, cursos de treinamento com prazo determinado, etc.

13 Formato semanal Formato sugerido para cursos de graduação ou outros cursos com prazo determinado. Atividades: Base de dados, Chat, Escolha, Fórum, Glossário, Laboratório de avaliação (Oficina), Lição, Pesquisas de avaliação, Questionário, Tarefa, Wiki Materiais (Recursos): Página de texto simples, Página web, Link a um arquivo ou site, Ver uma pasta (diretório), Rótulo Blocos: elementos da página de abertura de um curso

14 Criando um curso Socialização e identificação dos participantes Completar o perfil de usuário Fórum social: assuntos de caráter geral, não ligados ao conteúdo do curso (Sala do café) Avaliação ATTLS, avaliação COLLES (expectativas). Ações do(s) monitor(es) Plano de curso (regras do jogo, compromissos, prazos, objetivos, etc.)

15 Conteúdo Plano de curso (ementa, programa, avaliações, datas importantes, etc.) Guia semanal (atividades da semana) Distribuição da ementa pelas semanas Objetivos, prazos, regras do jogo, etc. Apresentação do(s) professor(es) e do(s) monitores(s) Atividades e materiais em cada semana Alterações determinadas pelos resultados do ATTLS e do COLLES Livro texto e guia do aluno (exemplos)

16 Try not to get too distracted by shiny stuff

17 Exemplos Transposição do presencial (Fase 1) ATTLS / COLLES (Fase 2) Monitoria e seus papéis (Fase 3) Um exemplo de transposição Aperfeiçoamento e mudança contínua A mudança do presencial (Fase 3) –Palestras de contextualização –1 hora-aula = 2 créditos Depoimentos


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