A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sílvio de Salvo Venosa TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES e TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sílvio de Salvo Venosa TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES e TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 2."— Transcrição da apresentação:

1 Sílvio de Salvo Venosa TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES e TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 2

2 V. II ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL 2.1. Introdução: – a obrigação decompõe-se, fundamentalmente, em três elementos: sujeitos, objeto e vínculo jurídico.

3 V. II ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL 2.2. Sujeitos da relação obrigacional: – o sujeito ativo (credor): aquele que tem, na relação obrigacional, interesse que a prestação seja cumprida; – o sujeito passivo (devedor): é a pessoa sobre a qual recai o dever de efetuar a prestação.

4 V. II ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL 2.3. Objeto da relação obrigacional: – prestação, o ponto material sobre o qual incide a obrigação; – atividade positiva ou negativa do devedor, fundamentalmente, dar, fazer ou não fazer algo que pode ocorrer por um ato, ou conjunto de atos, praticados pelo sujeito passivo.

5 V. II ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL Patrimonialidade da prestação: – a obrigação deve conter uma prestação de conteúdo direta ou indiretamente patrimonial; – na coercibilidade da prestação residirá o caráter patrimonial do instituto, ainda que de forma indireta.

6 V. II ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL 2.4. Vínculo jurídico da relação obrigacional: – divisam-se os dois elementos da obrigação: o débito (debitum, Schuld, em alemão) e a responsabilidade (obligatio, Haftung); – a garantia da obrigação, vista como o aspecto extrínseco do elemento vínculo.

7 V. II ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL 2.5. Causa nas obrigações: – o fundamento, a razão jurídica da obrigação; – o motivo juridicamente relevante; – a causa é externa e objetiva, rígida e inalterável em todos os atos jurídicos da mesma natureza.


Carregar ppt "Sílvio de Salvo Venosa TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES e TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google