A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e desenvolvimento técnico-operacional dos Complexos Reguladores no âmbito das ações de Regulação Assistencial Prof. Miriam Vieira Goiânia, 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e desenvolvimento técnico-operacional dos Complexos Reguladores no âmbito das ações de Regulação Assistencial Prof. Miriam Vieira Goiânia, 02."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e desenvolvimento técnico-operacional dos Complexos Reguladores no âmbito das ações de Regulação Assistencial Prof. Miriam Vieira Goiânia, 02 de setembro de 2011

2 Complexos Reguladores São estruturas que congregam um conjunto de ações da regulação do acesso à assistência, de maneira articulada e integrada,buscando adequar a oferta de serviços à demanda que mais se aproxima das reais necessidades de saúde.

3

4

5

6 Centrais de Regulação A Central de Regulação é uma estrutura que compreende toda a ação meio do processo regulatório, incluindo marcação de consultas, exames, internação, atendimento pré-hospitalar, urgência e emergência

7 Registrar e dar resposta a todas as solicitações recebidas, de acordo com seu escopo Identificar a alternativa assistencial mais adequada à necessidade da população Exercer a autoridade sanitária Referenciar as demandas quando os recursos forem insuficientes Subsidiar o Controle, a Avaliação, a Programação e a Auditoria Objetivos da Central de Regulação

8 Atribuições da Central de Regulação Gestão dos leitos e agenda Gestão da demanda reprimida Construção das grades de referência e contra-referência Classificação de risco Construção e uso dos protocolos Regulação das referências intermunicipais e interestaduais Gestão e controle de cotas Comunicação com a rede de serviços de saúde e usuários

9 Instrumentos para Operacionalização das Centrais de Regulação Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES Cartão Nacional de Saúde Programação Pactuada e Integrada – PPI Protocolos de Regulação ( Clínicos e Operacionais) Comissões Autorizadoras Indicadores de parâmetros assistenciais de cobertura e produtividade Programação dos Estabelecimentos de Saúde –FPO Manuais dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares (SAI e SIH)

10 Atividades: Leitura do Caso do Seu João e de acordo com o caso, discutir com o grupo e responder às questões: Por que fatos semelhantes a esse acontecem com frequencia no cotidiano dos serviços? Como poderiam ser resolvidas as situações descritas? Como deveriam estar organizadas as ações de regulação do acesso em cada uma das necessidades: consultas, exames, internação e alta complexidade? Qual o impacto que poderiam ter na linha de cuidado?

11 Atividades: Leitura dos textos Debates

12 Obrigada a todos.


Carregar ppt "Conceitos e desenvolvimento técnico-operacional dos Complexos Reguladores no âmbito das ações de Regulação Assistencial Prof. Miriam Vieira Goiânia, 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google