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FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos Prof. Fábio Diniz.

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Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
Prof. Fábio Diniz

2 Competências a serem DESENVOLVIDAS
Gestão de Projetos FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

3 Temas da Aula de Hoje Profissão de Gestão de Projetos.
Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). Objetivos do GP. Onde posso trabalhar como GP. Técnicas de gerenciamento. Dimensões do projeto a serem controladas. Problemas e conflitos do GP.

4 Profissão de Gestão de Projetos
Profissão amplamente conhecida nas áreas de engenharia e tecnologia. Atualmente, especializaram-se em comunicação, atuando também em agências e produtoras.

5 Profissão de Gestão de Projetos
O GP destaca-se com habilidades de: Liderança; Comunicação; Negociação; Resolução de problemas; Influência na organização.

6 Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI)
PMI é uma associação social sem fins lucrativos, dedicada ao avanço da profissão de GP e órgão certificador, o PMP – Project Management Profissional. Para auxiliar esses profissionais, criou um guia denominado PMBOK, que reúne grupos de conhecimento sobre administração de projetos.

7 Objetivo do Gestor de Projetos
Sua principal missão é fazer com que os projetos (Jobs) sejam executados com excelência na qualidade, dentro dos custos e prazos estipulados.

8 Técnicas de gerenciamento

9 Vídeo Monstros S/A – Gestão de Projetos

10 Técnicas de Gerenciamento
Análise SWOT: É a verificação e entendimento dos cenários internos e externos da empresa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. É essencial para a iniciação e planejamento dos projetos, pois possibilita ao gestor e aos envolvidos uma visão clara de como a empresa e os produtos estão sendo vistos pelo mercado.

11 Técnicas de Gerenciamento
Análise de Stakeholders: É um processo sistemático de coleta e análise de informação sobre os interesses, objetivos e preferências dos interessados para se mapear os riscos e as necessidades de comunicação do projeto. Tendo essas informações será mais fácil ao gestor elaborar a apresentação do projeto, o que possibilitará desde o início o sucesso e aceitação pelos interessados.

12 Técnicas de Gerenciamento
Árvore da Decisão: Tabela de decisão sob formato de árvore que reúne informações especificas sobre riscos, custos e benefícios de um projeto. Dá ao gestor uma imagem de qual decisão correta tomar ou qual o melhor caminho a seguir que mais trará resultados positivos.

13 Técnicas de Gerenciamento
Balanced Scorecard: O gestor através de relatório com indicadores de desempenho (gerência de negócio, serviços e gestão de qualidade), verifica se a estratégia aplicada está refletindo de modo positivo no setor interno, financeiro, na satisfação dos clientes, no aprendizado e crescimento na empresa.

14 Técnicas de Gerenciamento
Balanced Scorecard: Para obter sucesso é fundamental que: 1. A estratégia da organização seja formulada. 2. Visão, Missão e Valores sejam obedecidos. 3. A satisfação do cliente seja levada em conta. 4. Transformar estratégias em objetivos. 5. Definir as ações iniciais para conquista desses objetivos.

15 Técnicas de Gerenciamento
Balanced Scorecard:

16 Técnicas de Gerenciamento
Benchmarking: Processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. 

17 Técnicas de Gerenciamento
Delphi: Parecida com o brainstorming, difere somente porque os participantes não se conhecem, mas são especialistas do assunto que cooperam com sugestões, possibilitando a solução dos problemas e a criação de novas estratégias, produtos ou serviços.

18 Técnicas de Gerenciamento
Entrevista: Utilizadas para verificar se projetos similares já foram realizados na empresa. Por meio de uma série de perguntas direcionadas aos participantes de outros setores (geralmente líderes ou gerentes), a entrevista possibilita identificar estratégias ou até mesmo projetos já utilizados pela empresa que possam auxiliar no desenvolvimento e planejamento do atual.

19 Técnicas de Gerenciamento
Técnica Nominal de Grupo (TNG): Técnica de tomada de decisão em grupo, cujo participantes, recebem um papel, lápis e anotam as ideias ou soluções para os problemas em discussão. Cada papel poderá conter apenas uma proposta que será apresentada aos demais em um quadro especifico ou grudados na parede.

20 Técnicas de Gerenciamento
Identificação da Causa Raiz: Tem como objetivo fazer um levantamento das consequências causadas pelo problema em questão e o que pode ser prejudicial ao andamento e planejamento do projeto. Análise das causas e não dos problemas.

21 Técnicas de Gerenciamento
Brainstorming: Um grupo de pessoas utilizam seus pensamentos e ideias para chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem determinado projeto adiante. - É proibido críticas às ideias, pois causam inibições; - Nenhuma ideia deve ser desprezada; - Igualdade de oportunidade, todos devem ter chance de explorar suas ideias.

22 Dimensões do Projeto a Serem Controladas
Tempo; Custo; Qualidade; Recursos Humanos; Comunicação; Riscos; Aquisições.

23 Gerenciamento do TEMPO do Projeto
Descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Definir as atividades; Seqüenciar as atividades; Estimativa de recursos da atividade; Estimativa de duração das atividades; Desenvolver cronograma; Controle de cronograma.

24 Gerenciamento de CUSTOS do Projeto
Descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Planejamento de recursos; Estimar os custos; Determinar o orçamento; Controlar os custos.

25 Gerenciamento da QUALIDADE do Projeto
Descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. Planejar a qualidade; Realizar a garantia da qualidade; Realizar o controle da qualidade.

26 Gerenciamento de RECURSOS HUMANOS do Projeto
Descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Planejamento organizacional; Montagem da equipe; Desenvolver a equipe do projeto.

27 Gerenciamento da COMUNICAÇÃO do Projeto
Descreve os processos necessários para assegurar a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto para que sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Planejamento das comunicações; Distribuição das informações; Reportar o desempenho; Gerenciar as expectativas das partes interessadas.

28 Gerenciamento do RISCO do Projeto
Descreve os processos que dizem respeito à identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Planejar o gerenciamento de riscos; Identificar os riscos; Analise de riscos; Planejar as respostas aos riscos; Monitorar e controlar os riscos.

29 Gerenciamento das AQUISIÇÕES do Projeto
Descreve os processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Planejar compras e aquisições; Solicitar resposta de fornecedores; Selecionar fornecedores; Administração dos contratos; Encerramento do contrato.

30 Possíveis Problemas de um Projeto
Objetivo confuso; Execução confusa; Falhas na execução.

31 Maneiras Mais Comuns de Lidar com Conflitos
Retratação; Apaziguamento; Poder; Negociação.

32 Vídeo Reportagem: Profissão Gerente de Projetos

33 Atividade Responda as perguntas abaixo com suas PALAVRAS:
Na sua opinião, qual a importância do Gestor de Projetos no cenário de uma organização? 2. Conceitue Análise SWOT ? 3. Conceitue Balance Scorecard ? 4. Conceitue Análise de Stakeholders ? 5. Conceitue Benchmarking ?

34 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

35 Atividade DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

36 Dúvidas Acesse o fórum !! Chat: !!


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