A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A TOMADA DE DECISÃO NA VIDA DO ADMINISTRADOR Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aulas -13 e 20/09/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A TOMADA DE DECISÃO NA VIDA DO ADMINISTRADOR Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aulas -13 e 20/09/2012."— Transcrição da apresentação:

1 1 A TOMADA DE DECISÃO NA VIDA DO ADMINISTRADOR Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aulas -13 e 20/09/2012

2 Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Doutorando em Administração e Turismo/UNIVALI Mestre em Estratégia e Gestão em Negócios/UFRuralRJ Especialista em Desenvolvimento Integrado de RH/UFRJ Especialista em Administração de RH/FABES Bacharel em Administração/UERJ Analista de Gestão em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ Faculdade Cenecista de Itaboraí/FACNEC Universidade Gama Filho/UGF Centro Universitário ABEU/UNIABEU Centro Universitário Geraldo de Biase/UGB Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/SBAC Fundação dos Administradores de Santa Catarina/FUNDASC Faculdade do Litoral Catarinense/FLC-SOCIESC Professor de Graduação e Pós-graduação (Gestão):

3 Objetivo Relacionar a função de tomada de decisão empresarial do administrador com a ética. Entender como a concentração nos fatos e nas evidências ajudam as decisões éticas. 3

4 4 O que você sabe a respeito... Ética e relações pessoais no ambiente de trabalho

5 Ética 5 É o ideal para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum.

6 6 Ética da sociedade e Ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. As preocupações com eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético. A Ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer?), mas também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer?). Ética nas Organizações

7 7 A sociedade tem ficado mais atenta ao comportamento ético das empresas, bem como sobre a atuação de seu corpo de executivos, o que tem resultado em novas leis e regulamentos que tentam melhorar o padrão ético das corporações e tem provocado o surgimento de novas posturas estratégicas em face das mudanças provocadas nas regras do jogo. DONAIRE, D.. Gestão ambiental na empresa. 2. ed.Atlas, 1999, p.16. Ética nas Organizações

8 Comportamento ético 8 Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores.

9 Valores 9

10 10 Comportamento ético Respeitar valores e usos estabelecidos nas relações entre as pessoas. Incorporar em sua essência a distinção entre o certo e o errado, o justo e o injusto. Ser consciente dos direitos dos outros, tanto quanto dos nossos. Ser equânime nas decisões.

11 Comportamento ético 11 O quanto que os nossos princípios éticos individuais podem influenciar nos nossos princípios éticos empresariais? E o quanto que esses princípios podem influenciar nas nossas decisões de gestores?

12 TOMADA DE DECISÃO: FUNÇÃO FUNDAMENTAL DO GESTOR 12 -Tomar decisões em uma empresa é fácil? -Quais são os referenciais em cada decisão? -O que influencia cada decisão? -Quando saber que está tomando a decisão certa?

13 TOMADA DE DECISÃO: FUNÇÃO FUNDAMENTAL DO GESTOR 13 Inúmeras questões envolvidas: -riscos de suas decisões; -impactos psicológicos; -recursos necessários; -tempo em que irá perdurar.

14 TOMADA DE DECISÃO: FUNÇÃO FUNDAMENTAL DO GESTOR 14 Tomar decisão dentro de uma empresa significa uma atitude e toda atitude envolve a ética. Baseada naquilo que pode ou que não pode (ética da convicção) e provocará efeitos e resultados (ética da responsabilidade).

15 15 AgenteÉtica da ConvicçãoÉtica da Responsabilidade Mãe Preciso cuidar de meus filhos e dedicar-me à família. É sensato não descuidar dos familiares, porque isso lhes traz bem-estar e me torna feliz. católico Tenho de obedecer os dogmas da Igreja e sua hierarquia. É válido respeitar as orientações para Glória de Deus e salvar minha alma. cidadão Devo amar a minha pátria e defendê-la se agredida. Faz sentido servir o país em que vivo e defendê-lo. empregado É meu deve vestir a camisa da empresa. É importante me empenhar para ajudar a alcançar os resultados da firma e assim poder ganhar uma promoção ou não ser demitido. aluno Cabe respeitar os professores e seguir as normas escolares. É razoável não perturbar as aulas, concentrar-me nos estudos e respeitar as regras, para não atrapalhar os outros e me complicar. Modos de tomar decisão

16 TOMADA DE DECISÃO: FUNÇÃO FUNDAMENTAL DO GESTOR 16 Questões-chave a serem respondidas: A decisão... -se baseia na verdade dos fatos? - é justa para todos os stakeholders? - poderia ser melhor? - poderia provocar menos impactos negativos? - será aceita pelos stakeholders?

17 AS FRAGILIDADES PESSOAIS NAS DECISÕES 17 Como evitar que influenciem nas decisões empresariais éticas? Tome decisões em conjunto (outros gerentes, subordinados ou clientes) para saber se a decisão a tomar é uma decisão ética. Isso denota capacidade de envolver pessoas na construção e decisão coletiva (trabalho em grupo, oportunidade de participação e aprender com o outro). ambições interesses não apropriados caráter vícios ignorância limitações pessoais baixa autoestima preconcepções etc.

18 A INFLUÊNCIA DAS PRÉ-CONCEPÇÕES NA TOMADA DE DECISÕES ÉTICAS 18 Teoria de gerenciamento baseado em evidências Usar melhor e plenamente a lógica e os fatos, para entender o que funciona ou não e identificar as meias- verdades que induzem a atitudes antiética (baseadas em princípios infundados e valores não relevantes).

19 Gerenciamento baseado em evidências 19 Requer do administrador: 1.disposição para colocar de lado pré-concepções (crenças e sabedorias convencionais) e agir de acordo com os fatos; 2. capacidade de reunir constatações e informações para tomar decisões coerentes e inteligentes, bem como para atualizar as práticas.

20 Atividade Complementar Escolha de um herdeiro 20 1.Quem foi o escolhido? 2.Quais foram os critérios utilizados para esta escolha? 3.Os critérios foram apoiados em quais princípios e/ou valores? 4.Esses critérios podem ser considerados éticos? 5.Quais evidências ajudaram na escolha? 6.Quais características pessoais de cada herdeiro interferiram na escolha?


Carregar ppt "1 A TOMADA DE DECISÃO NA VIDA DO ADMINISTRADOR Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aulas -13 e 20/09/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google