A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terra, Planeta Vida: Biodiversidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terra, Planeta Vida: Biodiversidade"— Transcrição da apresentação:

1 Terra, Planeta Vida: Biodiversidade

2 BIODIVERSIDADE Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. É uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. Varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados. A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias.

3 É a variedade de vida no planeta Terra.
Variedade genética dentro das populações e espécies; Flora; Fauna; Fungos macroscópicos e de microrganismos, Variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; Variedade de comunidades, hábitat e ecossistemas formados pelos organismos.

4 O Brasil tem 1/5 da Biodiversidade mundial, com espécies de plantas, de vertebrados, milhões de insetos, milhões de microrganismos.

5 A Biodiversidade não é estática.
A Biodiversidade não é distribuída igualmente na Terra. Existem regiões do globo onde há mais espécies que outras. A riqueza de espécies tendem a variar de acordo com a disponibilidade energética, hídrica (clima, altitude) e também pelas suas histórias evolutivas.

6 BIOPIRATARIA A apropriação de conhecimento e de recursos genéticos de comunidades de agricultores e comunidades indígenas por indivíduos ou por instituições que procuram o controle exclusivo do monopólio sobre estes recursos e conhecimentos.

7 ECO-92: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano,realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Convenção Quadro sobre Mudanças do Clima-190 países Signatários

8 Agenda 21 Discutida e aprovada durante a ECO 92, os critérios da "Agenda 21" constituem um programa a ser implementado ao longo do século XXI pelos governos, pelas ONG’s e demais instituições da sociedade civil e pelas demais instituições multilaterais de fomento ao desenvolvimento sócio-econômico.

9 Protocolo de Kyoto Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004.

10 Do que trata o Protocolo de Kyoto?
Se propôs um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012.

11 Propostas Reformar os setores de energia e transportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

12 Os países que tivessem grandes áreas florestadas, que absorvem naturalmente o CO2, poderiam usar essas florestas como crédito em troca do controle de suas emissões. Devido à necessidade de manter sua produção industrial, os países desenvolvidos, os maiores emissores de CO2 e de outros poluentes, poderiam transferir parte de suas indústrias mais poluentes para países onde o nível de emissão é baixo ou investir nesses países, como parte de negociação.

13 Uma tonelada de CO2 equivalente corresponde a um crédito de carbono.
O CO2 equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas do GEE pelo seu potencial de aquecimento global. O potencial de aquecimento global do CO2 foi estipulado como 1. O potencial de aquecimento global do gás metano é 21 vezes maior do que o potencial do CO2, portanto o CO2 equivalente do metano é igual a 21. Entretanto, uma tonelada de metano reduzida corresponde a 21 créditos de carbono.

14 Potencial de aquecimento global dos Gases do Efeito Estufa (GEE)
* CO2 - Dióxido de Carbono = 1 * CH4 - Metano = 21 * N2O - Óxido nitroso = 310 * HFCs - Hidrofluorcarbonetos = 140 ~ * PFCs - Perfluorcarbonetos = 6500 ~ 9200 * SF6 - Hexafluoreto de enxofre = 23900

15 Uma tonelada de CO2 (ou um crédito) que deixa de ser emitido vale, hoje, cerca de 17 euros.
DE ONDE VEM O DINHEIRO? De empresas de países desenvolvidos como o Japão e a Alemanha, por exemplo. Como não podem reduzir os seus índices de poluição, essas empresas pagam para países em desenvolvimento (como o Brasil) para reduzirem a poluição. Os gases que deixam de ser emitidos valem créditos.


Carregar ppt "Terra, Planeta Vida: Biodiversidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google