A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Prof. André Nascimento Faculdade Internacional Signorelli

2 O que você sabe sobre Curva de Possibilidades de Produção?
A curva de possibilidades de produção é um recurso que os economistas utilizam para ilustrar o problema da escassez. Curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.

3 Exemplo Suponhamos que uma empresa tenha 10 máquinas e 40 trabalhadores e que tenha apenas dois produtos na sua linha de fabricação: parafuso tipo A e parafuso tipo B. Adicionalmente, suponhamos que a empresa, por um determinado prazo de tempo, não possa mais comprar máquinas e nem contratar mais trabalhadores adicionais e que não haja nenhuma inovação tecnológica no processo de fabricação do produto.

4 Exemplo Assim, os pressupostos são:
a) os recursos produtivos são fixos ou constantes; b) o conhecimento tecnológico é constante; c) somente dois produtos são passíveis de fabricação.

5 Exemplo O gráfico a seguir poderia ser montado para ilustrar as possibilidades de produção contidas no mapa levantado pelo engenheiro, colocando-se no eixo das abscissas a produção de A e no das ordenadas, a de B.

6 Exemplo Algumas constatações podem ser tiradas da análise do gráfico da empresa: A produção de parafusos B é mais difícil de ser feita do que a do parafuso A; 2. Os pontos da curva de possibilidade de produção expressam a quantidade máxima possível da produção de um dos bens, dada a produção do outro. Por exemplo, se a empresa desejar produzir 11 unidades do bem A, ela poderá fabricar no máximo, utilizando todos os fatores de produção da forma mais eficiente possível, 3 unidades do bem B;

7 Exemplo Algumas constatações podem ser tiradas da análise do gráfico da empresa: 3. Um ponto dentro da curva significa uma produção abaixo ou aquém das possibilidades da empresa; Uma economia produz abaixo da CPP por duas razões: a) os recursos não estão sendo empregados plenamente; b) os recursos estão sendo utilizados de maneira ineficiente. 4. Um ponto fora da curva significa uma produção acima ou além das possibilidades de produção;

8 A Curva de Possibilidade de Produção
T D F

9 A Curva de Possibilidade de Produção
Algumas constatações podem ser tiradas da análise do gráfico da empresa: 5. O fato mais importante a ser constatado é que aumentos na produção de um bem, se a empresa estiver trabalhando em pontos situados na curva de possibilidades de produção, só poderão ser efetuados à custa de decréscimos na produção do outro.

10 A Curva de Possibilidade de Produção
Alcançável Refrigerante (milhões de garrafas por mês) Não alcançável Fitas (milhões por mês) 5 10 15 z a b d c f e


Carregar ppt "Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google