A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática

2 Os objetos de aprendizagem em Matemática .
Relação entre os objetos de aprendizagem em Matemática.

3 O ensino de Matemática, assim como a Matemática, constitui um patrimônio cultural da humanidade e seu conteúdo costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina, como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área de conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita freqüência em relação à sua aprendizagem.

4 Sua importância, apóia-se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.

5 Assim, todo indivíduo deve ter a possibilidade de:

6 A aprendizagem dos conceitos matemáticos é uma forma de desenvolvimento das habilidades lógicas e dedutivas do raciocínio. A competência Matemática promove saberes culturais, científicos e tecnológicos e ao mesmo tempo, promove o uso de linguagens adequadas para expressar idéias.

7 Objeto de Aprendizagem
Comparando a Matemática com outras disciplinas, observamos que a Matemática possui métodos de estudo próprios, que se baseiam na prática muito mais do que na fixação de conceitos teóricos

8 A Matemática vai além das fórmulas “decoradas” para resolução de problemas e cálculos elaborados. Na verdade, todo conceito matemático é aplicável a um contexto que ao ser vivenciado, trará resultados efetivos para a educação de todos.

9 APLICAÇÕES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO NOSSO DIA A DIA
VER TABELA

10 Objetos de aprendizagem da Matemática
“Um Objeto de Aprendizagem é um arquivo digital (imagem, filme, software e outros) que pretende ser utilizado para fins pedagógicos e que possui, internamente ou através de associação, sugestões sobre o contexto apropriado para sua utilização”. (Sosteric & Hesemeier, 2001).

11 Objetos de aprendizagem da Matemática
Tornar significativo um conteúdo matemático é um desafio para o trabalho em sala de aula e esse desafio é proporcional ao grau de abstração do conteúdo abordado. Porém, existem determinados conteúdos da Matemática que podem ser auxiliados por softwares que simulem em um ambiente computacional.

12 Software Educacional Um software é considerado educacional quando é inserido em um contexto de ensino e de aprendizagem para fins educacionais. Qualquer programa de computador pode ser considerado como produto educacional, desde que seja usado para esse fim, mesmo que originariamente, não tenha sido produzido com essa finalidade [Oliveira, Costa e Moreira 2001].

13 Objetos Educacionais Aprendizagem (ou Objetos Educacionais) podem ser descritos como qualquer recurso utilizado para apoio aos processos de ensino e de aprendizagem.


Carregar ppt "O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google