A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva

2 Idade Moderna O termo MODERNIDADE retrata ao novo, algo atualizado. No entanto, seu conceito é antigo, isto é, a partir do século XVII; época de profundas transformações sociais, econômicas e políticas que passaram a ocorrer na Europa, e, que em pouco tempo, suas características sócias econômicas sociais foram se desdobradas para outras localidades do Mundo.

3 Mudança de mentalidade Era Moderna despertou o conhecimento do homem. Se antes o aprendizado do homem limitava-se aos dogmas impostos pela Igreja Católica, com o incentivo ao uso da razão, como fonte de todo o conhecimento, contribuiu ao questionar o mundo em que vivia.

4 O CULTO DA RAZÃO A Razão está para o lósofo tal como a graça está para o cidadão. A graça obriga o cristão a agir, a Razão obriga o lósofo (...). Ele gosta de saber os mais pequenos detalhes e de aprofundar tudo o que de mal se adivinha: assim, olha como sendo um principio totalmente oposto ao progresso das Luzes do espírito o fato de se limitar somente a meditação e de acredita que o Homem não encontra a verdade senão no fundo de si próprio (...) O espírito losóco é um espírito de observação e de justiça tudo com os seus verdadeiros princípios (...)

5 O CULTO DA RAZÃO O lósofo é, em suma, um homem honesto que age em todas as circunstâncias pela Razão e que junta a um espírito de reexão e de justiça os costumes e as qualidade sociáveis.(DIDEROT, Filósofo, in Encyclopedie, 1755)

6 René Descartes

7 Obra Principal: O Discurso do Método Conceitos importantes: Dúvida Metódica Penso, logo existo

8 Educação na Modernidade É no contexto moderno e contemporâneo, em que a educação se formalizou plenamente e se tornou mais acessível, que se pode falar em política educacional, ou seja, em um conjunto de decisões e ações estruturadas. Geralmente sob o comando do Estado, com a nalidade de prover a educação formal e de atrair os indivíduos para os espaços educativos, dotados de instalações, equipamentos e força de trabalho preparada (prossionais da educação).

9 Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-prossional será acessível a todos, bem como a instrução superior, baseada no mérito. A instrução será orientado no sentido pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais.

10 Iluminismo O Iluminismo ou Esclarecimento foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado.movimento culturaleliteintelectualeuropeiaséculo XVIIIrazão sociedadeIgrejaEstado Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza ( ), John Locke ( ) e pelo matemático Isaac Newton ( ).Baruch SpinozaJohn LockeIsaac Newton

11 Iluminismo Com os ideais Iluministas, seus seguidores acreditavam que o ensino da Igreja era arcaico, ignorante e submisso. Para eles, a educação necessitava de mudanças – tendo a razão e a capacidade de traçar o rumo que a educação deveria seguir.

12 Iluminismo Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas (no sentido de escuridão, de não se enxergar a realidade em sua volta) para as luzes (no sentido de claridade, de ver e avaliar todo o seu entorno). Enm, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.

13 Iluministas e Educação Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria car à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google