A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva

2 GESTÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO HUMANO: A cooperação simples, a manufatura, a grande indústria e o taylorismo

3 Cooperação simples Remonta à Idade Média – economia agrícola; A falta de uma moeda oficial dificultava a transação das mercadorias; Papel importante das feiras para comercializar a produção excedente. Além do mais, contribuíram para o surgimento dos primeiros núcleos urbanos – burgos;

4 Com os burgos, surge uma nova classe social: a dos artesãos; Atividades artesanais manufatureiras, como a ação e a tecelagem, transformaram a produção social, da agricultura para a indústria; Na cooperação simples os artesãos dominavam todo o processo de produção. A eles cabia cuidar tanto da produção como da circulação do produto.

5 MANUFATURA E GRANDE INDÚSTRIA Este quadro mudou ao longo do o século XVIII, com a consolidação da Revolução Industrial na Inglaterra que instituiu a transição da produção artesanal à indústria mecânica; Com a produção para um grande mercado, os trabalhadores perderam completamente sua independência. Não tinham mais a propriedade da matéria-prima, como ocorria no sistema de corporações, nem os instrumentos. A habilidade deixou de ser tão importante como antes, devido ao maior uso da máquina.

6 TAYLORISMO NA PRODUÇÃO CAPITALISTA As transformações tecnológicas, ocorridas ao longo do século XIX, tiveram como base o taylorismo e o fordismo e com alterações no capitalismo, a produção passa por uma reestruturação de seu modelo produtivo, privilegiando a divisão de trabalho entre os que pensam a produção e os que a executam na prática.

7 TAYLOR

8 Frederick Winslow Taylor Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.

9

10 O taylorismo, trata-se de um modelo de produção que vem consolidar o processo capitalista em que o trabalhador perde a autonomia e a criatividade acentuando a dimensão negativa do trabalho. Recebe este nome por ser um método de planejamento e de controle do tempo e movimento no trabalho.

11 Modelo de uma fábrica taylorista

12 Principais características e objetivos do Taylorismo - Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa; - Especialização do trabalhador; -Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas; -Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade;

13 - Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade; - Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo; - Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades;

14 Taylor vericou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada, isto é, cada um tinha que desenvolver uma atividade especíca no sistema produtivo da indústria. Com isso o trabalhador passa a ser monitorado para exercer a produção no menor tempo possível.

15 No taylorismo, institui-se que o trabalho será dominado por indivíduos que possuem maiores conhecimentos (denominado por Taylor como gerentes). São eles que selecionam e treinam os trabalhadores para execução das tarefas a serem realizadas nas indústrias.

16 SISTEMA EDUCAIONAL SEGUNDO TAYLOR O objetivo fundamental de Educação no Taylorismo é o de disciplinar o Aluno.

17 Características da Educação Decoreba sem reexão; Falta de criatividade; Submissão à autoridade; Busca de resultados; Conteúdos abstratos e desconexos;

18 Características da Educação Poucas pessoas na elaboração das diretrizes escolares; Preocupação em manter a disciplina: apresentar exercícios caprichados, não falar sem permissão e manter a ordem nas las; Nota como prioridade;


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google