A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Internacional Signorelli Ética Profissional – Murilo Barbosa Salles Para que a Ética?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Internacional Signorelli Ética Profissional – Murilo Barbosa Salles Para que a Ética?"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Internacional Signorelli Ética Profissional – Murilo Barbosa Salles Para que a Ética?

2 FIB – FELICIDADE INTERNA BRUTA CALCULA A RIQUEZA DE UM PAÍS ACRESCENTANDO AO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ASPECTOS COMO A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.

3 TESTE A SUA FELICIDADE INTERNA BRUTA A FIB é baseada na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade inclusive das empresas nela inseridas, não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual sempre em harmonia com a Terra. A seguir apresentaremos as nove dimensões do FIB. Para cada uma delas há uma breve explanação (você já deve ter lido em seu material didático). Após ler atentamente cada uma das nove dimensões, pontue (0) para ruim, (3) para bem, e (5) para muito bem, como está o TEU nível de FIB.

4 TESTE A SUA FELICIDADE INTERNA BRUTA 1.Bem-Estar Psicológico – avalia o grau de satisfação e de otimismo que cada indivíduo tem em relação a sua própria vida. Os indicadores incluem a prevalência de taxas de emoções positivas e negativas, e analisam a autoestima, sensação de competência, estresse, e atividades espirituais. 2. Saúde – mede a eficácia das políticas de saúde, com critérios como auto avaliação da saúde, invalidez, padrões de comportamento arriscados, exercícios, sono, nutrição.

5 TESTE A SUA FELICIDADE INTERNA BRUTA 3. Uso do Tempo – o uso do tempo é um dos mais significativos fatores na qualidade de vida, especialmente o tempo para lazer e socialização com família e amigos. A gestão equilibrada do tempo é avaliada, incluindo tempo no transito, no trabalho, nas atividades educacionais, etc. 4. Vitalidade Comunitária – concentra-se nos relacionamentos e interações nas comunidades. Examina o nível de confiança, a sensação de pertencimento, a vitalidade dos relacionamentos afetivos, a segurança em casa e na comunidade, a prática de doação e de voluntariado.

6 TESTE A SUA FELICIDADE INTERNA BRUTA 5. Educação – leva em conta vários fatores como participação em educação formal e informal, competências, envolvimentos na educação dos filhos, valores em educação ambiental. 6. Cultura – avalia as tradições locais, festivais, valores nucleares, participação em eventos culturais, oportunidades de desenvolver capacidades artísticas, e discriminação por causa de religião, raça ou gênero.

7 TESTE A SUA FELICIDADE INTERNA BRUTA 7. Meio Ambiente – mede a percepção dos cidadãos quanto à qualidade da água, do ar, do solo, e da biodiversidade. Os indicadores incluem acesso a áreas verdes, sistema de coleta de lixo, saneamento. 8. Governança – avalia como a população enxerga o governo, a mídia, o judiciário, o sistema eleitoral, e a segurança pública, em termos de responsabilidade, honestidade e a transparência. Também mede a cidadania e o envolvimento dos cidadãos com as decisões e processos políticos e, principalmente, com a construção de políticas públicas.

8 TESTE A SUA FELICIDADE INTERNA BRUTA 9. Padrão de Vida – avalia a renda individual e familiar, a segurança financeira, o nível de dívidas, a qualidade das habitações, etc. Quantos fizeram entre ZERO e 15 pontos? Quantos fizeram entre 15 e 27 pontos? Quantos fizeram entre 27 e 45 pontos?

9 EXEMPLOSMS O bem comum ou o bem de todos?

10 ATIVIDADE COMPLEMENTAR Qual é a relação que você vê entre a finalidade da ética e o método de mensuração de Felicidade Interna Bruta que foi apresentada no início do conteúdo desta semana? Será que a proposta de usar a FIB ajuda a medir o quanto um povo ou um grupo é ético? Será que o FIB contribui para ações que venham a buscar o bem comum?


Carregar ppt "Faculdade Internacional Signorelli Ética Profissional – Murilo Barbosa Salles Para que a Ética?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google