A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CHUVA ÁCIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CHUVA ÁCIDA."— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

2 CHUVA ÁCIDA

3 A CHUVA ÁCIDA AS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E AS CENTRAIS TÉRMICAS LANÇAM NA ATMOSFERA GASES CONTAMINANTES, COMO OS GASES DIÓXIDO DE ENXOFRE E MONÓXIDO DE NITROGÊNIO QUE, JUNTO COM O OZÔNIO DAS CAMADAS BAIXAS DA ATMOSFERA, OXIDAM-SE E, COM A UMIDADE ATMOSFÉRICA, TRANSFORMAM EM ÁCIDOS QUE SE ESPALHAM POR TODO O MEIO AMBIENTE AFETANDO DIRETAMENTE O ECOSSISTEMA.

4 O SOLO PERDE A FERTILIDADE ANIMAIS TERRESTRES, SILVESTRES OU DOMÉSTICOS, AQUÁTICOS E AVES ACOSTUMADOS COM O TERRENO LIMPO NÃO SE ADAPTAM E MORREM, GERANDO UM PROBLEMA MUITO SÉRIO AMBIENTAL, DESENCADEANDO UMA SÉRIE DE DESEQUILÍBRIO NO ECOSSISTEMA, O QUE REQUER PROVIDÊNCIAS GERAIS, COM A PARTICIPAÇÃO DE MUITOS ÓRGÃO TANTO GOVERNAMENTAIS, COMO AS ¨ONG S ¨

5 A MAIORIA DAS CHUVAS TEM ACIDEZ, POR CONTEREM PEQUENAS QUANTIDADES DE DIÓXIDO DE CARBONO DISSOLVIDO NA PRÓPRIA ATMOSFERA. A CHUVA ÁCIDA É CORROSIVO E OXIDAM A MAIORIA DOS METAIS, CALCÁRIO E O PAPEL. PELO AGENTE TRANSPORTADOR (VENTO), AS PRECIPITAÇÕES COM ESSA ACIDEZ, SE PRECIPITAM A MUITA DISTÂNCIA DE ONDE SE FORMAM. É LETAL PARA A VIDA DE MODO GERAL, E PREJUDICAM, OS MEIOS COMO AS FLORESTAS E O SOLO. É PREJUDICIAL A SAÚDE HUMANA.

6 AS PRECIPITAÇÕES ATMOSFÉRICAS CARREGADAS DE ÁCIDO SULFÚRICO E DE ÁCIDO NÍTRICO, ATUAM COMO OXIDANTES. ESSES ÁCIDOS CORROEM RAPIDAMENTE AS ESTRUTURAS METÁLICAS DE AUTOMÓVEIS, PONTES E DE MUITAS CONSTRUÇÕES CIVIS. TAMBÉM PROVOCAM PROBLEMAS SÉRIOS RESPIRATÓRIOS E DE PELE NOS SERES HUMANOS, CONSEQUENTES DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES INDÚSTRIAS.

7 A POLUIÇÃO, PORTANTO, DIZ A RESPEITO À QUALIDADE DE VIDA DAS AGLOMERAÇÕES OU CONCENTRAÇÕES HUMANAS. POR EXEMPLO: A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PROVOCA UMA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA.

8 CICLO DA CHUVA ÁCIDA A CHUVA ÁCIDA NÃO É NATURAL, ELA É PROVOCADA QUASE SEMPRE POR FÁBRICAS E CARROS EMANAM ATRAVÉS DA COMBUSTÃO, PARTÍCULAS EM USPENSÃO NA ATMOSFERA, NOCÍVEIS DE FORMA GERAL. COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, COMO O CARVÃO E O PETRÓLEO, NA TROCA DE ENERGIA EM SEUS PROVEITOS, GERAM PARTÍCULA CIRCULANTES NA ATMOSFERA MISTURANDO-SE COM O VAPOR DE ÁGUA GERANDO ASSIM O A CHUVA ÁCIDA, MUITO PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE.

9 CICLO DA CHUVA ÁCIDA

10

11

12 CHUVAS ÁCIDAS NO BRASIL Nesta região ocorre um fenômeno muito grave, a morte da floresta Atlântica que recobre a serra. As árvores de maior porte morrem devido a poluição. Os poluentes geram a chuvas ácidas, que causam a queda das folhas de algumas árvores. Então o sol incide diretamente nas plantas mais sensíveis e mais baixas causando um desastre ainda maior para o meio ambiente.

13 AÇÃO DA CHUVA ÁCIDA NAS PLANTAS ÁRVORES MORRENDO

14 A REGIÃO DA SERRA DO MAR A DIZIMAÇÃO DAS ÁRVORES E O APODRECIMENTO DAS RAÍZES DE FIXAÇÃO É PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE DA SERRA, POIS PODE CAUSAR EM VÁRIOS PONTOS VERDADEIRAS AVALANCHES DE LAMA E PEDRAS ( DESNUDAMENTO ). CASO ISSO SE TORNE FREQÜENTE, PODERÁ ACARRETAR EM ASSOREAMENTO DOS CURSOS DÁGUA E EM MUITAS INUNDAÇÕES.

15 IMAGEM DO ASSOREAMENTO

16 MUDANÇAS DE PENSAMENTO E CONDUTAS A GRÃ-BRETANHA E ALEMANHA JUNTOS PARA A DIMINUIÇÃO DA POLUIÇÃO E COM ISSO FAZER COM QUE A CHUVA ÁCIDA NÃO VOLTE A DESTRUIR AS CIDADES COM SEU EFEITO CORROSIVO.

17 CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS

18 PREJUÍZOS PARA O HOMEM 1- Saúde: a chuva ácida libera metais tóxicos no solo. Esse metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. 2- Prédios, casas, arquitetura: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura destruindo represas, turbinas hidrelétrica e etc.

19 MONUMENTOS CORROIDOS

20 PREJUÍZOS PARA O MEIO AMBIENTE 1- Lagos: os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida. 2- Desmatamentos: a chuva faz clareiras, matando algumas árvores.A chuva ácida vai e mata duas ou três árvores e as que necessitavam dessa sombra com o tempo vão morrer, e isso podem destruir florestas inteiras.

21 COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA CONSERVAR ENERGIA : Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. Nós podemos cortar esses gastos pela metade e ainda ter um alto nível de vida. Eis algumas sugestões para economizar energia: Onibus com motorização elétrica; Transportes coletivos; Utilização do metrô. Utilizar fontes de energias menos poluentes.

22 OUTRAS SOLUÇÕES * Purificação dos escapamentos dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e conversores catalíticos. * Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.

23 CATALIZADOR AUTOMOTIVO

24 VÁLVULA EGR INJEÇÃO ELETRÔNICA MONO OU MULTI PONTO IGNIÇÃO DE ALTA ENERGIA UNIDADE ELETRÔNICA DE CONTROLE CONVERSOR CATALÍTICO INJEÇÃO SECUND. DE AR SENSOR DE OXIGÊNIO CARISTER


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CHUVA ÁCIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google