A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2 Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo chamado de difusão Se as células vermelhas do sangue forem removidas de seu ambiente natural e colocadas em água destilada, irão inchar até serem rompidas. Se as células forem colocadas em uma solução concentrada de sal de cozinha, as células irão murchar.

3 MEMBRANA SEMIPERMEÁVEL Dizemos que uma membrana é semipermeável quando permite apenas a passagem do solvente

4 Osmose A osmose, do grego "osmós", significando impulso Osmose é a passagem do solvente para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável

5 PRESSÃO OSMÓTICA Ao realizar a osmose, a água acaba empurrando a membrana semipermeável. Disso resulta uma pressão sobre a membrana, denominada pressão osmótica

6 Medindo a Pressão Osmótica A pressão osmótica pode ser medida aplicando-se uma pressão externa que bloqueia a osmose.Medindo-se a pressão aplicada, conhecemos a pressão osmótica da solução.

7 CÁLCULO DA PRESSÃO OSMÓTICA ( ) Experiências mostram que a pressão osmótica ( ) é diretamente proporcional à concentração em mol/L ( M ) da solução e à temperatura absoluta ( T ). = M R T ( molecular ) = M R T i ( iônica)

8 OSMOSE REVERSA Se é aplicada uma pressão na região da solução mais concentrada, ou mais salina, será provocada uma inversão no fluxo natural, ou seja, a água da solução salina irá passar para a região de menor concentração de sais, retendo-se os íons na membrana que separa as duas soluções - esse é o princípio da osmose reversa. A pressão a ser aplicada deve ser maior que a pressão osmótica

9 DESSALINIZAÇÃO DO MAR Osmose reversa Esquema simplificado de um sistema de osmose reversa - a água a ser tratada passa por um pré-tratamento e é lançada contra as membranas com alta pressão onde são extraídos os sais presentes. Posteriormente a água passa por um pós- tratamento para finalmente ser distribuída ao consumo. O rejeito (salmoura) é coletado para que seja dado o fim apropriado.

10 A salga de pescados é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Na salga a ação do sal é dupla. O sal desidrata o pescado por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e interno, e penetra na carne, baixando a atividade de água. O tempo em que os pescados são mantidos em contato com o sal ou salmoura é conhecido como tempo de salga ou de cura. Salga

11 FIM


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google