A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O brinquedo, o jogo e a brincadeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O brinquedo, o jogo e a brincadeira"— Transcrição da apresentação:

1 O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Lucineyde Amaral Picelli Marina Fernandes Gomes

2 Objetivo Discutir a brincadeira como fundamental para o desenvolvimento infantil; Premissa inicial: a maioria das crianças está desprovida de situações que favoreçam o brincar.

3 Definições segundo Kishimoto
Brinquedo: objeto utilizado pela criança no brincar; Brincadeira: ação da criança sobre o brinquedo; Jogo: atividade que tem regras, as quais organizam as ações das crianças.

4 Fatores que inviabilizam o brincar
Advento dos brinquedos industrializados; As crianças levam uma vida de mini-executivos; Invasão da televisão; Falta de espaço, de companhia e de tempo; Desvalorização do brinquedo e do brincar; Amadurecimento precoce das crianças.

5 Documentos que priorizam o brincar
Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU)- 1959; Constituição do Brasil – 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – 1991.

6 O brincar é uma atividade educativa
O brincar é uma atividade educativa. Portanto, assume papel didático e pode e deve ser explorado na escola.

7 O brincar e a escola Através do brincar a criança aprende a compreender e a lidar com o mundo; O brincar pode ter a função de fornecer informações sobre a criança; O lúdico é uma necessidade humana que aproxima crianças de adultos e vice-versa;

8 O brincar e a escola O brincar proporciona integração, curiosidade intelectual, elevação da auto-estima e conhecimento de seus limites; O jogo promove desenvolvimento cognitivo, mudanças nas operações mentais, estruturação da linguagem, transmissão da cultura e formação e desenvolvimento de habilidades motoras.

9 Considerações finais Brincar: um dos caminhos para o desenvolvimento infantil, pois a criança “explora o mundo, assume papéis, constrói seu saber, aprende a respeitar o outro, desenvolve sentimento de grupo, ativa a imaginação, se auto-realiza” (p. 63) e se apropria de regras sociais.

10 para contato


Carregar ppt "O brinquedo, o jogo e a brincadeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google