A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e Gerações de EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e Gerações de EAD"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Gerações de EAD
Mudança de Paradigma na educação Mudanças no ensino Mudanças na aprendizagem Avanços na tecnologia de informação e de comunicação Significado do termo Paradigma: modelo, padrão, exemplo.Mudança de modelo, de padrão educacional. Reestruturação do ensino e da aprendizagem.

2 Mudanças históricas de paradigma na educação
Mudança educacional no uso da oralidade para a palavra escrita (artesanal). Mudança da palavra escrita artesanal para a palavra impressa (criação da imprensa). A expansão do mercado de livros. A demanda escolar em número maior do que a escola poderia absorver. A educação a distância favorecida pelo transporte ferroviário. Criação das escolas e faculdades por correspondência. A mídia audiovisual, o rádio, o cinema e a televisão.

3 Mudanças na sociedade, mudança na educação.
Mudanças no trabalho industrial Mudança na economia Mudanças sociais Mudanças políticas Mudanças culturais

4 Mudanças na educação Mudança de enfoque: crianças, adolescentes, adultos. Educação permanente / continuada. Mudança na demanda de alunos. Abertura de escolas e universidades. Mudança no tipo de clientela escolar. Mudança na autonomia das universidades, seguem o interesse do mercado. Mudança no currículo: da ênfase no geral para o específico. Mudança de carreira profissional para sobrevivência social; emprego/desemprego.

5 Outras Mudanças Mudança na preparação profissional em paises industrializados: desenvolvimento dos recursos mentais - competição global. Mudança no financiamento da educação: pelo próprio aluno, por investimento empresarial. Mudança no tratamento do ensino como mercadoria: aluno como consumidor, professor que leva satisfação ao consumidor. Mudança na exclusividade de pesquisa e ensino, para as grandes companhias industriais.

6 Resposta educacional às mudanças.
Organização do sistema universitário: mais flexível, variável, conveniente, voltado para tipos diferentes de alunos e para grupos de trabalhadores de profissões diversas. Educação superior de massa. Programas universitários, planejamentos e novos sistemas de ensino-aprendizagem desenvolvidos com as novas mídias de informação e comunicação. Técnicas de ensino que transcendem o espaço, o tempo, adaptáveis a vários tipos de estudantes.

7 Currículo Moderno e Currículo Pós-moderno
-Espera por resposta -Trabalho rotineiro -Obj. materialistas -Interesse por realizações -Auto controle -Competitivo -Isolamento -Resposta imediata -Fazer significativo -Valores humanos -Auto-realização -Auto expressão -Trabalho agradável -Interativo

8 Caracterização de Currículos
Moderno Gerenciam. científico Racionalidade técnica Eficiência Fatos precisos Especificação Proced. Detalhados Formalismo rígido Linear Estável Pós-moderno Diálogo/discussão Racionalid. Humaníst. Desenv. pessoal Global Generalização Interativo Eclético Complexo Dinâmico

9 Mudanças fundamentais (Doll,1993)
Da descoberta / determinismo – para criatividade / indeterminismo Da construção sistemática – para o pluralismo / ecletismo Da linearidade para múltiplas interpretações

10 Mudanças na aprendizagem
Redução do ensino expositivo Avanços tecnológicos na computação e na formação de redes. Acesso: informações mundiais, programas didáticos, livros eletrônicos, bibliotecas eletrônicas, sistemas especialistas inteligentes.

11 Conteúdos transmitidos e a autonomia na aprendizagem
Moderna Planejamento de cursos: Conteúdos escolhidos, definidos e articulados. Divididos em partes,subdivididos em trabalhos,com intervalo de tempo, em lugar e horário definido. Pós-moderna Capacidade de estudar sozinho com autonomia didática e por caminhos desconhecidos. O aluno adquire capacidade de recuperar e gerenciar dados, escolher fontes e representações, navegar e colaborar em comunidade virtual, utilizar modelos e fazer simulações, participar de aulas e seminários virtuais, encontrar-se com amigos on-line. Maior ênfase na produtividade do aluno do que na produtividade docente.

12 Interações Sociais Comunicação por computador:
Comunicação e interação virtual. Métodos: Eu-sozinho. Estudar com a ajuda do www software, em programas didáticos, bancos de dados, livros eletrônicos. Um-a-um. Com auxílio do . Orientação e aula particular (Open University) Um-a-muitos. Se dirige a um grande grupo. Muitos-a-muitos. Grupo ensina e aprende pela tele-conferência.

13 Pensamento linear e pensamento não dedutivo.
Estrutura pedagógica do trabalho: Objetivo rígido X espontâneo Estudar X aprender Caminho prescrito X independente Aprendizagem sistemática e linear x aprendizagem ao acaso, intuitiva

14 Perspectivas educacionais
Estratégias: Implantar elementos de aprendizagem informatizada nos cursos a distância. Desenvolver novos sistemas (informatizados) de ensino/aprendizagem em paralelo com os convencionais. Distanciamento dos cursos convencionais a distância.

15 Modelos para o distanciamento do convencional. Novas perspectivas.
1.Livro didático, manual de curso, pesquisa ou comunicação simples on-line. 2.Livro didático, manual de curso, suplementado por conferências por meio de computador. 3.Ensino e aprendizagem e manual de curso on-line, discussão e tarefas on-line.

16 Universidade do futuro, importância do novo paradigma.
Novas formas de apresentação: face a face; a distância e informatizada, novas configurações pedagógicas. Aberta para jovens, adultos mais novos e adultos mais velhos. Universidades com programas variáveis, adaptáveis e flexíveis, sob medida para tipos diferentes de estudantes de graduação e pós-graduação.


Carregar ppt "Conceitos e Gerações de EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google