A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e Gerações de EAD Mudança de Paradigma na educação Mudança de Paradigma na educação Mudanças no ensino Mudanças no ensino Mudanças na aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e Gerações de EAD Mudança de Paradigma na educação Mudança de Paradigma na educação Mudanças no ensino Mudanças no ensino Mudanças na aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Gerações de EAD Mudança de Paradigma na educação Mudança de Paradigma na educação Mudanças no ensino Mudanças no ensino Mudanças na aprendizagem Mudanças na aprendizagem Avanços na tecnologia de informação e de comunicação Avanços na tecnologia de informação e de comunicação Significado do termo Paradigma: modelo, padrão, exemplo.Mudança de modelo, de padrão educacional. Significado do termo Paradigma: modelo, padrão, exemplo.Mudança de modelo, de padrão educacional. Reestruturação do ensino e da aprendizagem. Reestruturação do ensino e da aprendizagem.

2 Mudanças históricas de paradigma na educação Mudança educacional no uso da oralidade para a palavra escrita (artesanal). Mudança educacional no uso da oralidade para a palavra escrita (artesanal). Mudança da palavra escrita artesanal para a palavra impressa (criação da imprensa). Mudança da palavra escrita artesanal para a palavra impressa (criação da imprensa). A expansão do mercado de livros. A expansão do mercado de livros. A demanda escolar em número maior do que a escola poderia absorver. A demanda escolar em número maior do que a escola poderia absorver. A educação a distância favorecida pelo transporte ferroviário. A educação a distância favorecida pelo transporte ferroviário. Criação das escolas e faculdades por correspondência. Criação das escolas e faculdades por correspondência. A mídia audiovisual, o rádio, o cinema e a televisão. A mídia audiovisual, o rádio, o cinema e a televisão.

3 Mudanças na sociedade, mudança na educação. Mudanças no trabalho industrial Mudanças no trabalho industrial Mudança na economia Mudança na economia Mudanças sociais Mudanças sociais Mudanças políticas Mudanças políticas Mudanças culturais Mudanças culturais

4 Mudanças na educação Mudança de enfoque: crianças, adolescentes, adultos. Educação permanente / continuada. Mudança de enfoque: crianças, adolescentes, adultos. Educação permanente / continuada. Mudança na demanda de alunos. Abertura de escolas e universidades. Mudança na demanda de alunos. Abertura de escolas e universidades. Mudança no tipo de clientela escolar. Mudança no tipo de clientela escolar. Mudança na autonomia das universidades, seguem o interesse do mercado. Mudança na autonomia das universidades, seguem o interesse do mercado. Mudança no currículo: da ênfase no geral para o específico. Mudança no currículo: da ênfase no geral para o específico. Mudança de carreira profissional para sobrevivência social; emprego/desemprego. Mudança de carreira profissional para sobrevivência social; emprego/desemprego.

5 Outras Mudanças Mudança na preparação profissional em paises industrializados: desenvolvimento dos recursos mentais - competição global. Mudança na preparação profissional em paises industrializados: desenvolvimento dos recursos mentais - competição global. Mudança no financiamento da educação: pelo próprio aluno, por investimento empresarial. Mudança no financiamento da educação: pelo próprio aluno, por investimento empresarial. Mudança no tratamento do ensino como mercadoria: aluno como consumidor, professor que leva satisfação ao consumidor. Mudança no tratamento do ensino como mercadoria: aluno como consumidor, professor que leva satisfação ao consumidor. Mudança na exclusividade de pesquisa e ensino, para as grandes companhias industriais. Mudança na exclusividade de pesquisa e ensino, para as grandes companhias industriais.

6 Resposta educacional às mudanças. Organização do sistema universitário: mais flexível, variável, conveniente, voltado para tipos diferentes de alunos e para grupos de trabalhadores de profissões diversas. Organização do sistema universitário: mais flexível, variável, conveniente, voltado para tipos diferentes de alunos e para grupos de trabalhadores de profissões diversas. Educação superior de massa. Educação superior de massa. Programas universitários, planejamentos e novos sistemas de ensino-aprendizagem desenvolvidos com as novas mídias de informação e comunicação. Programas universitários, planejamentos e novos sistemas de ensino-aprendizagem desenvolvidos com as novas mídias de informação e comunicação. Técnicas de ensino que transcendem o espaço, o tempo, adaptáveis a vários tipos de estudantes. Técnicas de ensino que transcendem o espaço, o tempo, adaptáveis a vários tipos de estudantes.

7 Currículo Moderno e Currículo Pós- moderno -Espera por resposta -Trabalho rotineiro -Obj. materialistas -Interesse por realizações -Auto controle -Competitivo-Isolamento -Resposta imediata -Fazer significativo -Valores humanos -Auto-realização -Auto expressão -Trabalho agradável -Interativo

8 Caracterização de Currículos Moderno Gerenciam. científico Racionalidade técnica Eficiência Fatos precisos Especificação Proced. Detalhados Formalismo rígido LinearEstávelPós-modernoDiálogo/discussão Racionalid. Humaníst. Desenv. pessoal GlobalGeneralizaçãoInterativoEcléticoComplexoDinâmico

9 Mudanças fundamentais (Doll,1993) Da descoberta / determinismo – para criatividade / indeterminismo Da descoberta / determinismo – para criatividade / indeterminismo Da construção sistemática – para o pluralismo / ecletismo Da construção sistemática – para o pluralismo / ecletismo Da linearidade para múltiplas interpretações Da linearidade para múltiplas interpretações

10 Mudanças na aprendizagem Redução do ensino expositivo Redução do ensino expositivo Avanços tecnológicos na computação e na formação de redes. Avanços tecnológicos na computação e na formação de redes. Acesso: informações mundiais, programas didáticos, livros eletrônicos, bibliotecas eletrônicas, sistemas especialistas inteligentes. Acesso: informações mundiais, programas didáticos, livros eletrônicos, bibliotecas eletrônicas, sistemas especialistas inteligentes.

11 Conteúdos transmitidos e a autonomia na aprendizagem Moderna Moderna Planejamento de cursos: Planejamento de cursos: Conteúdos escolhidos, definidos e articulados. Conteúdos escolhidos, definidos e articulados. Divididos em partes,subdivididos em trabalhos,com intervalo de tempo, em lugar e horário definido. Divididos em partes,subdivididos em trabalhos,com intervalo de tempo, em lugar e horário definido. Pós-moderna Pós-moderna Capacidade de estudar sozinho com autonomia didática e por caminhos desconhecidos. Capacidade de estudar sozinho com autonomia didática e por caminhos desconhecidos. O aluno adquire capacidade de recuperar e gerenciar dados, escolher fontes e representações, navegar e colaborar em comunidade virtual, utilizar modelos e fazer simulações, participar de aulas e seminários virtuais, encontrar-se com amigos on-line. O aluno adquire capacidade de recuperar e gerenciar dados, escolher fontes e representações, navegar e colaborar em comunidade virtual, utilizar modelos e fazer simulações, participar de aulas e seminários virtuais, encontrar-se com amigos on-line. Maior ênfase na produtividade do aluno do que na produtividade docente. Maior ênfase na produtividade do aluno do que na produtividade docente.

12 Interações Sociais Comunicação por computador: Comunicação por computador: Comunicação e interação virtual. Comunicação e interação virtual. Métodos: Métodos: Eu-sozinho. Estudar com a ajuda do www software, em programas didáticos, bancos de dados, livros eletrônicos. Eu-sozinho. Estudar com a ajuda do www software, em programas didáticos, bancos de dados, livros eletrônicos. Um-a-um. Com auxílio do . Orientação e aula particular (Open University) Um-a-um. Com auxílio do . Orientação e aula particular (Open University) Um-a-muitos. Se dirige a um grande grupo. Um-a-muitos. Se dirige a um grande grupo. Muitos-a-muitos. Grupo ensina e aprende pela tele-conferência. Muitos-a-muitos. Grupo ensina e aprende pela tele-conferência.

13 Pensamento linear e pensamento não dedutivo. Estrutura pedagógica do trabalho: Estrutura pedagógica do trabalho: Objetivo rígido X espontâneo Objetivo rígido X espontâneo Estudar X aprender Estudar X aprender Caminho prescrito X independente Caminho prescrito X independente Aprendizagem sistemática e linear x aprendizagem ao acaso, intuitiva Aprendizagem sistemática e linear x aprendizagem ao acaso, intuitiva

14 Perspectivas educacionais Estratégias: Estratégias: Implantar elementos de aprendizagem informatizada nos cursos a distância. Implantar elementos de aprendizagem informatizada nos cursos a distância. Desenvolver novos sistemas (informatizados) de ensino/aprendizagem em paralelo com os convencionais. Desenvolver novos sistemas (informatizados) de ensino/aprendizagem em paralelo com os convencionais. Distanciamento dos cursos convencionais a distância. Distanciamento dos cursos convencionais a distância.

15 Modelos para o distanciamento do convencional. Novas perspectivas. 1.Livro didático, manual de curso, pesquisa ou comunicação simples on-line. 1.Livro didático, manual de curso, pesquisa ou comunicação simples on-line. 2.Livro didático, manual de curso, suplementado por conferências por meio de computador. 2.Livro didático, manual de curso, suplementado por conferências por meio de computador. 3.Ensino e aprendizagem e manual de curso on-line, discussão e tarefas on-line. 3.Ensino e aprendizagem e manual de curso on-line, discussão e tarefas on-line.

16 Universidade do futuro, importância do novo paradigma. Novas formas de apresentação: face a face; a distância e informatizada, novas configurações pedagógicas. Novas formas de apresentação: face a face; a distância e informatizada, novas configurações pedagógicas. Aberta para jovens, adultos mais novos e adultos mais velhos. Aberta para jovens, adultos mais novos e adultos mais velhos. Universidades com programas variáveis, adaptáveis e flexíveis, sob medida para tipos diferentes de estudantes de graduação e pós-graduação. Universidades com programas variáveis, adaptáveis e flexíveis, sob medida para tipos diferentes de estudantes de graduação e pós-graduação.


Carregar ppt "Conceitos e Gerações de EAD Mudança de Paradigma na educação Mudança de Paradigma na educação Mudanças no ensino Mudanças no ensino Mudanças na aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google