A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Especialização em Educação a Distância Informações gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Especialização em Educação a Distância Informações gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização em Educação a Distância Informações gerais

2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CURSO NORMAL SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CURSO NORMAL SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

3 HISTÓRICO UEM: Cursos de pós- graduação lato sensu. Até 2006: 82 cursos de Especialização em andamento. Até 2006: 82 cursos de Especialização em andamento. Nos últimos vinte anos foram titulados especialistas com qualificação para atuar no mercado competitivo. Nos últimos vinte anos foram titulados especialistas com qualificação para atuar no mercado competitivo Primeiro curso de especialização à distância: Curso de Especialização em Educação a Distância Primeiro curso de especialização à distância: Curso de Especialização em Educação a Distância.

4 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2001/2004: Curso Normal Superior: primeiro curso em Educação a Distância da UEM conveniada com UFMT, 1114 diplomados. 2001/2004: Curso Normal Superior: primeiro curso em Educação a Distância da UEM conveniada com UFMT, 1114 diplomados. 2006/2009: Curso Normal Superior na Modalidade a Distância da UEM, 1980 discentes. 2006/2009: Curso Normal Superior na Modalidade a Distância da UEM, 1980 discentes. 2007/2010: Nova turma, 800 discentes. 2007/2010: Nova turma, 800 discentes. Experiência em curso à distância desde Experiência em curso à distância desde 2001.

5 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A criação do Curso de Especialização em Educação a Distância está vinculada à Lei de Diretrizes e Bases - LDB /96, no artigo que estabelece a necessidade da formação do professor em curso de graduação de nível superior e destaca a habilitação de profissionais para atender alunos na especificidade do Ensino a Distância. A criação do Curso de Especialização em Educação a Distância está vinculada à Lei de Diretrizes e Bases - LDB /96, no artigo que estabelece a necessidade da formação do professor em curso de graduação de nível superior e destaca a habilitação de profissionais para atender alunos na especificidade do Ensino a Distância.

6 HABILITAÇÃO E COMPETÊNCIA Habilita aos profissionais para atuarem no sistema de EAD, como tutor ou como docente nos cursos de Educação a Distância (cursos de graduação de nível superior) e oportuniza a participação na comunidade que se dispõe a atender uma clientela excluída do processo de ensino desenvolvido nas IES. Habilita aos profissionais para atuarem no sistema de EAD, como tutor ou como docente nos cursos de Educação a Distância (cursos de graduação de nível superior) e oportuniza a participação na comunidade que se dispõe a atender uma clientela excluída do processo de ensino desenvolvido nas IES.

7 OBJETIVOS: a) Formar profissionais especialistas em Educação a Distância, capacitados em novas tecnologias. a) Formar profissionais especialistas em Educação a Distância, capacitados em novas tecnologias. b) Capacitar tutores presenciais e on-line para cursos ofertados na Modalidade de Educação a Distância. b) Capacitar tutores presenciais e on-line para cursos ofertados na Modalidade de Educação a Distância. c) Ampliar horizontes para a atuação profissional de docentes nos Cursos a Distância, ofertados para uma clientela de egressos do Curso Médio e que se encontra não conseguem participar de Curso Superior presencial. c) Ampliar horizontes para a atuação profissional de docentes nos Cursos a Distância, ofertados para uma clientela de egressos do Curso Médio e que se encontra não conseguem participar de Curso Superior presencial.

8 Carga horária do curso: CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 h/a CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 h/a ÁREA DE CONHECIMENTO: ÁREA DE CONHECIMENTO: TEÓRICA: 84 h/a TEÓRICA: 84 h/a PRÁTICA: 336 h/a PRÁTICA: 336 h/a DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (incluídas na carga horária): DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (incluídas na carga horária): INICIAÇÃO À PESQUISA: 30 h/a INICIAÇÃO À PESQUISA: 30 h/a METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR: 60 h/a METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR: 60 h/a CARGA HORÁRIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (não incluída na carga horária do curso): 126 h/a. CARGA HORÁRIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (não incluída na carga horária do curso): 126 h/a.

9 REALIZAÇÃO DO CURSO PERÍODO DE DURAÇÃO DO CURSO: 18 meses. PERÍODO DE DURAÇÃO DO CURSO: 18 meses. INÍCIO: 24/02/2007TÉRMINO:23/08/2008 INÍCIO: 24/02/2007TÉRMINO:23/08/2008 TURNO: Matutino e Vespertino TURNO: Matutino e Vespertino CARGA HORÁRIA POR TURNO: 4 h/a semanais. CARGA HORÁRIA POR TURNO: 4 h/a semanais. INÍCIO E FIM DE CADA TURNO: 08h às 12h e das 13:30h às 17:30h INÍCIO E FIM DE CADA TURNO: 08h às 12h e das 13:30h às 17:30h DIA DE AULA: Sábado – Encontros Presenciais DIA DE AULA: Sábado – Encontros Presenciais

10 CORPO DOCENTE DOCENTES PERTENCENTES À UEM DOCENTES PERTENCENTES À UEM TITULAÇÃO: TITULAÇÃO: (02) MESTRES (02) MESTRES (06) DOUTORES (06) DOUTORES ORIENTADORES (para o Trabalho de Conclusão de Curso): ORIENTADORES (para o Trabalho de Conclusão de Curso): (04) MESTRES (04) MESTRES (16) DOUTORES (16) DOUTORES

11 SISTEMA DE AVALIAÇÃO A avaliação será composta de duas notas. A valor da média das notas atribuída a trabalhos ou provas realizadas nas disciplinas, será de: 0 a 10. A nota atribuída ao Trabalho de Conclusão de Curso será de 0 a 10). A avaliação será composta de duas notas. A valor da média das notas atribuída a trabalhos ou provas realizadas nas disciplinas, será de: 0 a 10. A nota atribuída ao Trabalho de Conclusão de Curso será de 0 a 10). Será considerado aprovado em todas as disciplinas o discente que obtiver freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas presencialmente e nota final igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). Será considerado aprovado em todas as disciplinas o discente que obtiver freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas presencialmente e nota final igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). Será considerado aprovado o trabalho de conclusão de curso avaliado com nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). Será considerado aprovado o trabalho de conclusão de curso avaliado com nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

12 CERTIFICADOS (Resolução nº 01/2001) A Universidade expedirá os certificados de conclusão de curso aos discentes regularmente matriculados, que tenham sido aprovados em todas as disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso. A Universidade expedirá os certificados de conclusão de curso aos discentes regularmente matriculados, que tenham sido aprovados em todas as disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso. O recebimento dos certificados fica condicionado ao depósito de duas cópias do Trabalho de Conclusão de Curso e de um CD-ROM, na secretaria do CNS, à coordenadora do Curso, em versão definitiva no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data de defesa. Uma cópia ficará arquivada na secretaria do curso e a outra será enviada à BCE. O recebimento dos certificados fica condicionado ao depósito de duas cópias do Trabalho de Conclusão de Curso e de um CD-ROM, na secretaria do CNS, à coordenadora do Curso, em versão definitiva no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data de defesa. Uma cópia ficará arquivada na secretaria do curso e a outra será enviada à BCE.

13 TRABALHO DE CONCLUSÃO O trabalho de conclusão será elaborado na forma de um texto científico, versando sobre um tema relacionado aos conteúdos ministrados no curso. O trabalho de conclusão será elaborado na forma de um texto científico, versando sobre um tema relacionado aos conteúdos ministrados no curso. A defesa se realizará em sessão pública, composta pelo orientador e por dois docentes, com titulação mínima de mestre, designados pela coordenadora do curso sob a indicação do orientador do discente. A defesa se realizará em sessão pública, composta pelo orientador e por dois docentes, com titulação mínima de mestre, designados pela coordenadora do curso sob a indicação do orientador do discente. O orientando deverá entregar 3 cópias do Trabalho de Conclusão do Curso, 1 mês antes da data prevista para defesa. O orientando deverá entregar 3 cópias do Trabalho de Conclusão do Curso, 1 mês antes da data prevista para defesa.

14 DISCIPLINAS DO CURSO Educação a Distância: fundamentos e práticas. Educação a Distância: fundamentos e práticas. Fundamentos teóricos e práticos da educação a distância. Contexto da EAD no cenário internacional. Fundamentos teóricos e práticos da educação a distância. Contexto da EAD no cenário internacional. Carga horária: 45 h/a Carga horária: 45 h/a Momentos presenciais: 24/02/07 Momentos presenciais: 24/02/07 Horário:13:30 às 17:30. Horário:13:30 às 17:30. Avaliação: 31/03/07 Avaliação: 31/03/07 Horário: 8:00 às 12:00 Horário: 8:00 às 12:00

15 DISCIPLINAS DO CURSO Metodologia do Ensino Superior. Metodologia do Ensino Superior. Estudo sobre os métodos de ensino e aprendizagem a serem empregados na prática docente do ensino superior na modalidade a distância. Qualificação do profissional que deverá atuar no espaço virtual de aprendizagem. Estudo sobre os métodos de ensino e aprendizagem a serem empregados na prática docente do ensino superior na modalidade a distância. Qualificação do profissional que deverá atuar no espaço virtual de aprendizagem. Carga horária: 60 h/a Carga horária: 60 h/a Momentos presenciais: Momentos presenciais: 1º -14/04/2007 1º -14/04/2007 2º -26/05/2007 2º -26/05/2007 Avaliação: 16/06/2007 Avaliação: 16/06/2007 Horário: 8:00 h - 12:00 h Horário: 8:00 h - 12:00 h

16 DISCIPLINAS DO CURSO História, políticas e práticas de EAD no Brasil. História, políticas e práticas de EAD no Brasil. História da Educação a Distância no Brasil. Políticas, legislação e práticas de EAD no Brasil. História da Educação a Distância no Brasil. Políticas, legislação e práticas de EAD no Brasil. Carga horária: 60h/a Carga horária: 60h/a Momentos presenciais: Momentos presenciais: 1º -14/04/2007 1º -14/04/2007 2º -26/05/2007 2º -26/05/2007 Avaliação: 16/06/2007 Avaliação: 16/06/2007 Horário: 13:30 h - 17:30 h Horário: 13:30 h - 17:30 h

17 DISCIPLINAS DO CURSO Comunicação e Educação. Comunicação e Educação. A educação e os processos comunicacionais de produção de sentido e construção de valores. A educação e os processos comunicacionais de produção de sentido e construção de valores. Carga horária: 45 h/a Carga horária: 45 h/a Momentos presenciais: 21/07/07 Momentos presenciais: 21/07/07 Avaliação: 25/08/07 Avaliação: 25/08/07 Horário: 8:00 às 12:00 Horário: 8:00 às 12:00

18 DISCIPLINAS DO CURSO Tutoria em EAD: teoria e prática. Tutoria em EAD: teoria e prática. Fundamentos teórico-metodológicos para formação do tutor em EAD. Fundamentos teórico-metodológicos para formação do tutor em EAD. Carga horária: 45 h/a Carga horária: 45 h/a Momentos presenciais: 21/07/07 Momentos presenciais: 21/07/07 Avaliação: 25/08/07 Avaliação: 25/08/07 Horário: 13:30 às 17:30 Horário: 13:30 às 17:30

19 DISCIPLINAS DO CURSO Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação a Distância. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação a Distância. O campo científico e sua normatividade para o estudo, a documentação, a análise e a produção de textos. O campo científico e sua normatividade para o estudo, a documentação, a análise e a produção de textos. Carga horária: 30 h/a Carga horária: 30 h/a Momentos presenciais: 01/09/2007 Momentos presenciais: 01/09/2007 Avaliação: 29/09/2007 Avaliação: 29/09/2007 Horário: 8:00h às 12:00h Horário: 8:00h às 12:00h

20 DISCIPLINAS DO CURSO Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a EAD. Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a EAD. Os novos suportes de registro e memória e seu impacto na pesquisa e no pesquisador: recepção, seleção, descarte, preservação e produção. Os novos suportes de registro e memória e seu impacto na pesquisa e no pesquisador: recepção, seleção, descarte, preservação e produção. Carga horária: 45 h/a Carga horária: 45 h/a Momentos presenciais: 01/09/2007 Momentos presenciais: 01/09/2007 Avaliação: 29/09/2007 Avaliação: 29/09/2007 Horário: 13:30h às 17:30h Horário: 13:30h às 17:30h

21 DISCIPLINAS DO CURSO Epistemologia e informática. Epistemologia e informática. As epistemologias nas práticas em informática e educação. Epistemologia empirista e a epistemologia construtivista na informática e seus desdobramentos na ação pedagógica. As epistemologias nas práticas em informática e educação. Epistemologia empirista e a epistemologia construtivista na informática e seus desdobramentos na ação pedagógica. Carga horária: 45 h/a Carga horária: 45 h/a Momentos presenciais: 06/10/2007 Momentos presenciais: 06/10/2007 Avaliação: 10/11/2007 Avaliação: 10/11/2007 Horário: 8:00 h às 12:00h Horário: 8:00 h às 12:00h

22 DISCIPLINAS DO CURSO Gestão, estrutura e funcionamento de Cursos em EAD. Gestão, estrutura e funcionamento de Cursos em EAD. Processo de gestão, de estrutura e de funcionamento dos cursos ofertados na modalidade de Ensino à Distância. Processo de gestão, de estrutura e de funcionamento dos cursos ofertados na modalidade de Ensino à Distância. Carga horária: 45 h/a Carga horária: 45 h/a Momentos presenciais: 06/10/2007 Momentos presenciais: 06/10/2007 Avaliação: 10/11/2007 Avaliação: 10/11/2007 Horário: 13:30 h às 17:30 h Horário: 13:30 h às 17:30 h ATENÇÃO: O cronograma dos momentos presenciais poderá ser alterado conforme imprevisto ou necessidade apresentada no decorrer do curso. ATENÇÃO: O cronograma dos momentos presenciais poderá ser alterado conforme imprevisto ou necessidade apresentada no decorrer do curso.

23 Para saber mais Acesse o site: Acesse o site:


Carregar ppt "Curso de Especialização em Educação a Distância Informações gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google