A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERMEABILIDADE CELULAR PROCESSOS ATIVOS e PASSIVOS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERMEABILIDADE CELULAR PROCESSOS ATIVOS e PASSIVOS:"— Transcrição da apresentação:

1 PERMEABILIDADE CELULAR PROCESSOS ATIVOS e PASSIVOS:

2 ATIVO: Com gasto de energia, compreende: FAGOCITOSE. PINOCITOSE. BOMBA DE Na+( Sódio ) e K+ ( Potássio)

3 FAGOCITOSE: Englobamento de partículas sólidas por pseudópodes. É formado um fagossoma, que se une a um lisossoma, formando o vacúolo digestivo e originará o vacúolo residual que elimina as toxinas pelo processo da exocitose. EXOCITOSE: Eliminação das toxinas pela fagocitose e pinocitose.

4 PINOCITOSE: A membrana plasmática sofre uma invaginação para a obtenção de partículas líqüidas, formando então o pinossoma que irá se unir ao lisossoma, formando o vacúolo digestivo e originará o vacúolo residual que elimina as toxinas pelo processo da exocitose.

5 BOMBA DE Na+ e K+: A bomba é decorrente da diferença de concentração entre os íons sódio e potássio no interior da célula e também no exterior. Devido essa diferença de concentração há a movimentação dos íons ocasionando assim o impulso elétrico no interior dos neurônios.

6 PASSIVO: Sem gasto de energia, compreende: OSMOSE: DIFUSÃO: - Simples - Facilitada

7 OSMOSE: É a passagem de solvente de um local com maior concentração de solvente para um local de menor concentração de solvente, através de uma membrana semi-permeável e seletiva.

8 DIFUSÃO: É a passagem de soluto de um local com maior concentração de soluto para um local de menor concentração de soluto, através de uma membrana semi-permeável e seletiva.

9 SOLUÇÃO: SOLUÇÃO SOLVENTE + SOLUTO. ( ÁGUA ) + ( SUBSTÂNCIA ) Ex.: NaCl ( sal de cozinha )

10 TIPOS DE SOLUÇÕES: S. HIPERTÔNICA: A concentração do soluto é maior que a concentração de solvente. S. ISOTÔNICA: A concentração do soluto é igual que a concentração de solvente. S. HIPOTÔNICA: A concentração do soluto é menor que a concentração de solvente.

11 EXEMPLOS PRÁTICOS: Quando uma célula animal é mergulhada numa solução HIPERTÔNICA (+s), perde água. Esse processo se chama PLASMÓLISE ( murcha ). Quando a célula é retirada desta solução e colocada numa solução HIPOTÔNICA(-s) num primeiro instante volta a sua condição original,processo chamado DEPLASMÓLISE

12 A célula então é mantida nesta solução e ganha aumento de volume, num processo chamado TURGÊNCIA (incha), caso continue nesta solução a membrana plasmática irá se romper por excesso de água, num processo que se chama PLASMOPTISE.

13 Vejamos agora o que acontece com uma célula em especial, as hemácias ou eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Estes quando mergulhados em solução HIPERTÔNICA perdem água para o meio, esse processo se chama CRENAÇÃO ( murcha ).

14 Caso, seja retirada desta solução e mergulhada numa solução HIPOTÔNICA, ocorrerá o acúmulo de água em seu interior provocando o rompimento da membrana plasmática, esse processo se chama HEMÓLISE.


Carregar ppt "PERMEABILIDADE CELULAR PROCESSOS ATIVOS e PASSIVOS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google