A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia."— Transcrição da apresentação:

1 Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia da dama. Como em muitas defesas índias, as pretas renunciam ao centro em troca da força nos flancos. Ela evita o confronto direto logo no início, e permite que você desenvolva melhor suas peças antes de enfrentar o adversário. Muita gente prefere sair com 1.d4 (peão da dama), pois o peão apresenta a proteção da dama. Pois bem, se você estiver jogando com as pretas e o adversário sair com o peão da dama, esta é uma boa defesa. Porém, se ele sair com o peão do rei, e você usar essa defesa, tchau para você.

2 Defesa nimzo-indiana Vamos começar... Você joga com as pretas. O adversário saiu de 1. D4

3 Defesa nimzo-indiana E agora é a sua vez. O adversário espera, com certeza, um d5 em resposta. Mas você não entra na luta pelo centro. Ao invés disso, você desenvolve o cavalo do rei.

4 Defesa nimzo-indiana Vez dele. Você "desistiu" do centro, então ele vai reforçar o máximo possível o controle. Para isso, leva o peão do bispo à frente, numa saída muito comum das brancas.

5 Defesa nimzo-indiana Sua vez. Vamos continuar. Outra surpresa ao adversário, o peão na terceira do rei, que é bem incomum.

6 Defesa nimzo-indiana O mais comum de acontecer é o adversário desenvolver o cavalo. Por que? Bom, uma vez que você não está no centro, aquele cavalo ali vai permitir que ele faça e4 depois, consolidando o total domínio do centro.

7 Defesa nimzo-indiana Mas ele muito se engana se fizer isso! Usar o bispo para ameaçar o cavalo adversário garante isso... Em algumas situações, vale a pena até trocar posteriormente bispo por cavalo. Caso o adversário não tenha jogado com o cavalo, o bispo pode ser posto em outro lugar. Afinal, o propósito do bispo não é só pressionar o cavalo, é liberar o roque.

8 Defesa nimzo-indiana Como? "por que usar essa defesa?". Ah, ainda bem que você perguntou. Bom, de acordo com o Kasparov, é bom evitar o confronto direto no início, ainda mais para as pretas. Essa defesa faz isso. Ela é uma proteção eficaz contra ataques iniciais, pois é impossível o adversário conseguir fazer um ataque inicial eficaz a você se você não estiver no centro (afinal, é suicídio invadir o campo adversário no início se este estiver recuado!). Ela também garante outra coisa a você: você vai rocar antes que o adversário, quase sempre. Isso consolida sua defesa rapidamente, com uma vantagem: quando o adversário rocar, ele passa a você a iniciativa de ataque! Porém...

9 Defesa nimzo-indiana O centro é do adversário. A proteção ao rei não é tão forte quanto a de uma indiana do rei, ou uma indiana da dama.

10 Defesa nimzo-indiana Produzido por Alexandre César. É proibido a copia e a reprodução em outro site sem previa autorização. Produzido para ser exposto no site


Carregar ppt "Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google