A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos

2 Metodologia: Aquecimento de peças sólidas por água com diferentes velocidades e arrefecimento no ar ambiente por convecção forçada ou em água por convecção natural. Objectivo: Análise de variação de temperatura de peças sólidas com várias geometrias e materiais ao longo do tempo em várias condições.

3 Instalação Experimental 1) Base da instalação. 2) Bomba de circulação. 3) Reservatório de água. 4) Tubo para colocação de peças. 5) Furos no tubo para saída da água. 6) Suporte das peças. 7) Fichas dos termopares. 8) Termopar na água junto à peça 9) Peças de ensaio. 10) Termopar da água a circular. 11) Interruptores da instalação. 12) Termostato de regulação da resistência de aquecimento.

4 Instalação Experimental

5 Funcionamento da Instalação Ligar a resistência e seleccionar uma posição do termostato. Todos os valores recolhidos disponibilizados em formato digital Aguardar para obter uma temperatura do banho constante. Seleccionar uma peça e montar no suporte fixando-a com parafuso. Imergir no tubo e observar a evolução da temperatura Após atingir uma temperatura próxima do banho retirar a peça e colocar no local de arrefecimento Repetir o ensaio para outra peça em que mantenham alguma característica com anterior. LEVAR UMA PEN

6 Peças sólidas a ensaiar

7 Trabalho a efectuar I Para as operações de aquecimento e de arrefecimento:

8 Trabalho a efectuar I Para as operações de aquecimento e de arrefecimento: Identificação do número de Biot correspondente para direcção menor Definição da temperatura em termos adimensionais como (T-T )/(T i -T ) e do tempo como nº de Fourrier. Apresentação dos valores experimentais adimensionais em gráfico e ajuste de função do tipo A partir do valor do declive B determinação de =B

9 Trabalho a efectuar II Com base em C 1 verificar origem no tempo e validade da aproximação de solução por um termo. Discussão de resultados e conclusões em texto sucinto. Calcular coeficiente de convecção a partir de Bi. Calcular possíveis contribuições das outras direcções em (T-T )/(T i -T ) (Efeitos multi-dimensionais) Análise da possibilidade de utilizar método da capacitância. Comparação dos coeficientes de convecção para os vários ensaios realizados. (depende dos casos)

10 Localização Cave

11


Carregar ppt "Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google