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XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição Salvador - BA 17 a 19/05/2004 O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO.

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1 XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição Salvador - BA 17 a 19/05/2004 O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL E SEU REFLEXO NA INDÚSTRIA José Antonio C. Rodrigues Amsted Maxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A.

2 Participação do Setor Ferroviário na Matriz de Transporte (%) FerroviárioRodoviárioHidroviário Rússia 81 08 11 Índia 50 50 00 Canadá 46 43 11 Austrália 43 53 04 EUA 43 32 25 Brasil 24 62 14 Transporte Ferroviário no Brasil Antes da Privatização = 19% Previsão para 2008 = 30%

3 - País de dimensões continentais; - Crescimento econômico voltado para as exportações; - Crescimento acelerado e interiorização da produção agrícola; - Aumento da produção industrial - segmentos que requerem movimentação de elevados volumes de carga. Brasil - Por que Ferrovia ?

4 Malha Ferroviária Nacional Extensão atual da malha = 29.000 km Projetos de expansão = 2.000 km (Norte-Sul, Ferronorte, Ferroanel(SP) e Transnordestina).

5 Situação Atual Via Permanente - Invasão da faixa de domínio - Excessiva quantidade de passagens de nível - Baixa velocidade comercial - Falta de regulação para tráfego mútuo e direito de passagem Locomotivas - Desativação da Indústria local - Frota sendo aumentada/modernizada através da importação de locomotivas usadas e reformadas.

6 Situação Atual Vagões - As concessionárias receberam das antigas RFFSA e FEPASA uma frota de aproximadamente 60.000 vagões, em grande parte deterioradas. - Nos primeiros anos de concessão foram recuperados e modernizados cerca de 10.000 vagões. - Hoje a frota é composta por aproximadamente 70.000 vagões, tendo sido adquiridos em torno de 12.000 vagões novos após a privatização. - A frota pertencente aos clientes tem crescido no Brasil, mas é ainda muito pequena (aprox. 4.000 vagões). Nos EUA a frota de terceiros (clientes e empresas de leasing) representa mais de 50% da frota total.

7 Investimentos no Transporte Ferroviário de Carga (R$ Bilhões) 1997 - 2003 2004 - 2008 (realizado) (necessidade) Concessionárias 4,0 7,1 União 0,5 4,3 - Acréscimo de 10% aa na capacidade de transporte e aumento de 6 pp na matriz - Suporta o crescimento dos setores siderúrgicos, mineração e grãos/fertilizantes - Redução no custo Brasil de R$ 11 bilhões, no período - Principais fontes de recursos: Valor do arrendamento (R$ 1 bilhão no período) CIDE, PPP e BNDES

8 Plano de Revitalização das Ferrovias Lançado pelo Governo Federal em 22/05/2003 Propostas: - Restaurar trechos precários/críticos - Privilegiar corredores de exportação - Fortalecer a indústria ferroviária - Expandir a malha

9 Plano de Revitalização das Ferrovias Resultados inicias: - Constituição da Câmara Setorial Ferroviária presidida pelo Ministro dos Transportes. Participação BNDES, ANTF, ABIFER, ANUT e ANEC - Divulgação pelas concessionárias da necessidade de 14.000 vagões no período de 2004/2006 - Compromisso da indústria de atender à necessidade 2004/2006 das concessionárias - Obtenção de financiamento do BNDES para aquisição de vagões e locomotivas

10 Privatização das Ferrovias de Carga - 1996 a 1998 Previsão

11 1997 - 254 milhões t 2003 - 331 milhões t P. Siderúrgicos: 16 milhões de toneladas (5% do total) Principais Produtos + 30%

12 Aumento do transporte ferroviário, devido a: Mineração/Siderurgia - Vários projetos de expansão de minério de ferro e bauxita - Implementação da exploração de cobre - Reflexo direto no transporte de produtos siderúrgicos, atualmente em 16 milhões t, podendo alcançar 20 milhões t em 2008. Cargas Gerais - Após privatização das ferrovias, a carga geral tem crescido continuamente, com tendência de aumento significativo nos próximos anos. - Transporte de containeres cresceu 33%, somente no último ano. Tendências

13 Produtos Agrícolas - Continuidade do crescimento da produção de soja e derivados, à razão de 10% ao ano. Ferrovia atende hoje apenas a 1/3 da necessidade. - Reflexo direto no transporte de fertilizantes, também pelo aumento contínuo da safra de grãos em geral. - Incremento de transporte de açúcar a granel pela disponibilização de vagões especiais - Incremento no transporte de líquidos como álcool, óleo de soja e combustíveis. Tendências

14 Principais Conclusões Resultados 1997 - 2003 - Aumento do transporte ferroviário em 30% - Aumento da participação ferroviária na matriz de transportes de 19% para 24% - Aumento de 8 pp da participação de cargas gerais no transporte ferroviário, de 19% para 27% - Aumento da produtividade de vagões - Redução de 55% no índice de acidentes - Investimentos de R$ 4,5 bilhões na via permanente e em aquisição/recuperação de material rodante

15 Principais Conclusões Desafios 2004 - 2008 - Necessidade de investimentos de R$ 11 bilhões, entre Concessionárias e União - Aumento da participação ferroviária na matriz de transportes para 30% - Crescimento do transporte ferroviário em torno de 10% ao ano - Ampliação dos sistemas de armazenagem e terminais - Melhoria da estrutura portuária

16 O Reflexo na Indústria

17 Indústria Ferroviária Produção de Vagões (1970-1990)

18 Indústria Ferroviária Produção de Vagões (1991-2006) 2328 4600 Previsão

19 Indústria Ferroviária Softwares de Engenharia - Detalhamento de projetos - Cálculos estruturais - Análise e simulação dinâmica dos vagões Acordos Tecnológicos - Fabricantes Norte-Americanos - Universidades e Institutos de Pesquisa Certificações - AAR e ISO 9001:2000 Capacitação Técnica

20 Indústria Ferroviária Recursos

21 - Oferecer soluções específicas com foco no cliente da ferrovia - Otimizar a performance do material rodante Redução das taras Otimização da carga e descarga dos produtos Facilidade de manutenção Objetivos Indústria Ferroviária Melhor performance operacional da ferrovia

22 Produtos

23

24 Capacidade Anual - 6.500 vagões - 70.000 t de fundidos de aço - 130.000 rodas ferroviárias - 26.000 eixos ferroviários - 8.000 sistemas de freio automático Indústria Ferroviária Exportações de Vagões 1994-2004: 900 und. ( América do Sul e África )

25 A INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA TEM MOSTRADO EFICIÊNCIA E COMPETITIVIDADE, ESTANDO DE FATO PREPARADA PARA ATENDER À DEMANDA DE VAGÕES E COMPONENTES, COM QUALIDADE E TECNOLOGIA. A FERROVIA MERECE!! O BRASIL MERECE!!


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