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XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL E.

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1 XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição
O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL E SEU REFLEXO NA INDÚSTRIA José Antonio C. Rodrigues Amsted Maxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A. Salvador - BA 17 a 19/05/2004

2 Participação do Setor Ferroviário na Matriz de Transporte (%)
Ferroviário Rodoviário Hidroviário Rússia Índia Canadá Austrália EUA Brasil Transporte Ferroviário no Brasil Antes da Privatização = 19% Previsão para = 30%

3 Brasil - Por que Ferrovia ?
- País de dimensões continentais; - Crescimento econômico voltado para as exportações; - Crescimento acelerado e interiorização da produção agrícola; - Aumento da produção industrial - segmentos que requerem movimentação de elevados volumes de carga.

4 Malha Ferroviária Nacional
Extensão atual da malha = km Projetos de expansão = km (Norte-Sul, Ferronorte, Ferroanel(SP) e Transnordestina).

5 Situação Atual Via Permanente Locomotivas
- Invasão da faixa de domínio - Excessiva quantidade de passagens de nível - Baixa velocidade comercial - Falta de regulação para tráfego mútuo e direito de passagem Locomotivas - Desativação da Indústria local - Frota sendo aumentada/modernizada através da importação de locomotivas usadas e reformadas.

6 Situação Atual Vagões - As concessionárias receberam das antigas RFFSA e FEPASA uma frota de aproximadamente vagões, em grande parte deterioradas. - Nos primeiros anos de concessão foram recuperados e modernizados cerca de vagões. - Hoje a frota é composta por aproximadamente vagões, tendo sido adquiridos em torno de vagões novos após a privatização. - A frota pertencente aos clientes tem crescido no Brasil, mas é ainda muito pequena (aprox vagões). Nos EUA a frota de terceiros (clientes e empresas de leasing) representa mais de 50% da frota total.

7 Investimentos no Transporte Ferroviário de Carga (R$ Bilhões)
(realizado) (necessidade) Concessionárias , ,1 União , ,3 - Acréscimo de 10% aa na capacidade de transporte e aumento de 6 pp na matriz - Suporta o crescimento dos setores siderúrgicos, mineração e grãos/fertilizantes - Redução no custo Brasil de R$ 11 bilhões, no período - Principais fontes de recursos: Valor do arrendamento (R$ 1 bilhão no período) CIDE, PPP e BNDES

8 Plano de Revitalização das Ferrovias
Lançado pelo Governo Federal em 22/05/2003 Propostas: - Restaurar trechos precários/críticos - Privilegiar corredores de exportação - Fortalecer a indústria ferroviária - Expandir a malha

9 Plano de Revitalização das Ferrovias
Resultados inicias: - Constituição da Câmara Setorial Ferroviária presidida pelo Ministro dos Transportes. Participação BNDES, ANTF, ABIFER, ANUT e ANEC - Divulgação pelas concessionárias da necessidade de vagões no período de 2004/2006 - Compromisso da indústria de atender à necessidade 2004/2006 das concessionárias - Obtenção de financiamento do BNDES para aquisição de vagões e locomotivas

10 Privatização das Ferrovias de Carga - 1996 a 1998
Previsão

11 P. Siderúrgicos: 16 milhões de toneladas (5% do total)
Principais Produtos P. Siderúrgicos: 16 milhões de toneladas (5% do total) milhões t + 30% milhões t

12 Tendências Mineração/Siderurgia Cargas Gerais
Aumento do transporte ferroviário, devido a: Mineração/Siderurgia - Vários projetos de expansão de minério de ferro e bauxita - Implementação da exploração de cobre - Reflexo direto no transporte de produtos siderúrgicos, atualmente em 16 milhões t, podendo alcançar 20 milhões t em 2008. Cargas Gerais - Após privatização das ferrovias, a carga geral tem crescido continuamente, com tendência de aumento significativo nos próximos anos. - Transporte de containeres cresceu 33%, somente no último ano.

13 Tendências Produtos Agrícolas
- Continuidade do crescimento da produção de soja e derivados, à razão de 10% ao ano. Ferrovia atende hoje apenas a 1/3 da necessidade. - Reflexo direto no transporte de fertilizantes, também pelo aumento contínuo da safra de grãos em geral. - Incremento de transporte de açúcar a granel pela disponibilização de vagões especiais - Incremento no transporte de líquidos como álcool, óleo de soja e combustíveis.

14 Principais Conclusões
Resultados - Aumento do transporte ferroviário em 30% - Aumento da participação ferroviária na matriz de transportes de 19% para 24% - Aumento de 8 pp da participação de cargas gerais no transporte ferroviário, de 19% para 27% - Aumento da produtividade de vagões - Redução de 55% no índice de acidentes - Investimentos de R$ 4,5 bilhões na via permanente e em aquisição/recuperação de material rodante

15 Principais Conclusões
Desafios - Necessidade de investimentos de R$ 11 bilhões, entre Concessionárias e União - Aumento da participação ferroviária na matriz de transportes para 30% - Crescimento do transporte ferroviário em torno de 10% ao ano - Ampliação dos sistemas de armazenagem e terminais - Melhoria da estrutura portuária

16 O Reflexo na Indústria

17 Indústria Ferroviária
Produção de Vagões ( )

18 Indústria Ferroviária
Produção de Vagões ( ) 4600 2328 Previsão

19 Indústria Ferroviária
Capacitação Técnica Softwares de Engenharia - Detalhamento de projetos - Cálculos estruturais - Análise e simulação dinâmica dos vagões Acordos Tecnológicos - Fabricantes Norte-Americanos - Universidades e Institutos de Pesquisa Certificações - AAR e ISO 9001:2000

20 Indústria Ferroviária
Recursos

21 Indústria Ferroviária Melhor performance operacional da ferrovia
Objetivos - Oferecer soluções específicas com foco no cliente da ferrovia - Otimizar a performance do material rodante Redução das taras Otimização da carga e descarga dos produtos Facilidade de manutenção Melhor performance operacional da ferrovia

22 Produtos

23 Produtos

24 Indústria Ferroviária
Capacidade Anual vagões t de fundidos de aço rodas ferroviárias eixos ferroviários sistemas de freio automático Exportações de Vagões : 900 und. (América do Sul e África)

25 A INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA TEM
MOSTRADO EFICIÊNCIA E COMPETITIVIDADE, ESTANDO DE FATO PREPARADA PARA ATENDER À DEMANDA DE VAGÕES E COMPONENTES, COM QUALIDADE E TECNOLOGIA. A FERROVIA MERECE!! O BRASIL MERECE!!


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