A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4 e 5 Capitulo 2 Professor Douglas Pereira da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4 e 5 Capitulo 2 Professor Douglas Pereira da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 e 5 Capitulo 2 Professor Douglas Pereira da Silva
Sociologia Aula 4 e 5 Capitulo 2 Professor Douglas Pereira da Silva Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

2 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Cultura Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a contínua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos “naturais” que sempre estiveram com ele desde que nasceu e assim será com seus filhos e netos. O que é belo sempre será e sempre o foi. O feio é uma condição inerente ao objeto ou a pessoa Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

3 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
O que é belo sempre será e sempre o foi. O feio é uma condição inerente ao objeto ou a pessoa O gesto de positivo feito com os dedos é universal. Balançar a cabeça para cima e para baixo é sinal de sim; para o lado direito e indicativo de não. São atitudes e julgamentos considerados absolutamente normais por qualquer membro da cultura brasileira. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

4 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Conceito de cultura Consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O individuo só é humano por possuir cultura, em contra partida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Deste modo podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura. (ver texto pg 51) Os Roedores divinos. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

5 Elementos básicos da cultura
Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças. Valores são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, certo, bonito, gostoso, ou vice versa. Normas traduzem crenças e valores em regras específicas para o comportamento. Detalham aquilo que pode e que não pode ser feito Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

6 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Sanções são as punições e recompensas que são utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas. Símbolos são definidos como qualquer coisa que carrega um significado particular reconhecido pelas pessoas que compartilham uma determinada cultura. Idioma é um elemento chave da cultura. A tecnologia estabelece um parâmetro para a cultura e não só influencia como as pessoas trabalham, mas também como elas se socializam e pensam sobre o mundo Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

7 Elementos culturais interdependentes
Traço cultural É um elemento simples e unitário que distingue uma determinada cultura. ( expressão linguística, um objeto, uma vestimenta) Complexo cultural A combinação de traços culturais forma um complexo cultural de determinada cultura.( samba, carro alegórico, fantasia) Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

8 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Subcultura A subcultura passa a existir dentro de uma sociedade qualquer quando um grupo de pessoas desenvolveu um conjunto de variações nas normas culturais e os valores mais gerais, e que fizeram estas pessoas se diferenciar de outros membros de sua cultura. Ética (ciganos) Racial (Negros) De ocupação (Médicos) De Interesses especiais (Jovens) Preferencias sexuais( Homossexuais) Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

9 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Padrão cultural A maior parte de um grupo cultural orientará sua conduta , diante de determinada situação , pelo seu padrão cultural. As sociedades estabelecem consensos a cerca de determinados aspectos que constituem um padrão. Em nossa sociedade por exemplo temos um consenso de como devem ser cortados os cabelos masculinos , aquele que os fazem de forma diferentes são considerados esquisitos, estão fora do padrão Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

10 A sociedade como processo cultural
Enunciando de outro modo, podemos dizer que cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade. O indivíduo recebe cultura como parte de uma herança social e, por sua vez, pode introduzir mudanças que serão transmitidas às gerações futuras. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

11 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Cultura e civilização As palavras cultura e civilização são utilizadas em muitos textos como sinônimos, vejamos agora a diferença. Civilização como apogeu de uma determinada cultura.(Civilização como linguagem escrita) distinguem povos civilizados de povos selvagens. Civilização como sendo uma cultura que transborda o âmbito nacional ( cultura de um pais em outro pais) ex, Cultura mexicana em uma civilização americana. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

12 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Etnocentrismo Todas as culturas apresentam uma tendência de considerarem seus hábitos, costumes e valores como sendo superiores ou melhores que os demais grupos sociais. A essa tendência de os indivíduos de uma necessidade julgarem a sua própria cultura superior a outras, denominamos étnocentrismo. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

13 Transmissão de Cultura
A transmissão da cultura é um importante aspecto do processo de socialização. Refere-se aos meios como a geração mais antiga passa a sua cultura para as gerações mais novas. A transmissão de cultura também pode referir-se à maneira pela qual ideias, atitudes e hábitos passam de uma pessoa ou de um grupo para outra pessoa ou grupo, sem levar em conta a idade que apresentam os indivíduos Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

14 Meios informais de transmissão
Todos os grupos primários transmitem o “Patrimônio Social” (valores, opiniões, costumes, códigos morais etc), de um modo informal, pelo processo de intercâmbio cotidiano. Já os secundários assumem papeis mais relevantes, Imprensa, Rádio, teatro, Cinema etc. O jornal fornece a milhões de leitores não somente novidades sobre os acontecimentos no mundo, mas lhe dá também ideias, opiniões, valores que a transmissão mais simples e mais lentas em grupos primários não poderia efetuar. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

15 Meios formais de transmissão
Há muito tempo, a sociedade criou meios formais e bem organizados para transmitir a sua cultura. Em sociedade de cultura mais desenvolvida, fundam-se instituições de educação formal a fim de proporcionar à geração nova uma iniciação á cultura que vive rodeada. São exemplos, escolas, universidades, pré-escolas etc. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

16 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Contracultura A contra cultura é uma manifestação cultural de grupos que rejeitam as normas e valores da sociedade, buscando estilo de vida alternativo. Exemplos Hippies, Darcks, entre outros Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

17 Capitulo 3 O Indivíduo e a Sociedade
Professor Douglas Pereira da Silva Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

18 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Verificaremos que o homem sempre viveu em grupos. A própria existência fora do grupo é de difícil aceitação para o ser humano. Podemos afirmar com relativa segurança que a vida em grupo é que transforma o animal homem em ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos humanas. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

19 O processo de socialização
Ao nascer, a criança possui apenas potencialidades de tornar-se humana, ao interagir com outros, passa por várias experiências, e vai sendo socializada Socialização Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar, e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

20 Os principais agentes de socialização
A família é o principal agente de socialização A escola transmite, particularmente, às crianças a experiência em lidar com uma grande organização. Os Grupos de “Status” Os meios de comunicação de massa Os grupos de referência (artistas de televisão, jogadores de futebol) Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

21 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Personalidade social A “personalidade normal” difere muito de uma sociedade para outra e dentro de uma mesma sociedade. Podemos observar traços de personalidade que identificam uma pessoa originária da Bahia, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e assim por diante. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

22 Símbolos sociais e heróis
Uma sociedade dispõe de um ou mais tipos de personalidades que as crianças são levadas a copiar e que contribuem para o processo de socialização. Os heróis são os símbolos sociais mais expressivos, apresentando traços de personalidade que se quer imitar. Exemplo. Airton Senna. ( ver quadro pg 80) Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

23 Posição Papel social e status
Um indivíduo através do processo de socialização vai ocupar ao longo se sua vida várias posições na hierarquia social. Ao nascer poderá nascer em uma família que mora em barracos de favela, desse modo sua posição social correspondera a de seus pais, mas com esforço poderá mudar. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

24 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Status Definimos status como sendo a posição que um indivíduo ocupa na sociedade. Os cientistas sociais definem status como qualquer posição no sistema social seja alta ou baixa. Status atribuídos e adquiridos. os status são de dois tipos : os que são atribuídos pela sociedade não importando as qualidades ou esforços da pessoa, e os que são adquiridos através de nosso próprio esforço Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

25 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Importância do status É a posição social do individuo que determina o comportamento ou o papel social do indivíduo, estabelece normas de conduta para serem seguidas, fixa direitos e obrigações, torna a pessoa objeto de admiração ou de recriminação. Os grupos de status diferenciam-se pelo consumo de bens, e são representados por estilos de vidas específicos: a estratificação social fica evidenciada pelo prestígio e honra desfrutados. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

26 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Status principal. Um jogador de futebol conhecido poderá ter status de: Pai, filho, marido, empresário, sócio de um determinado clube social, e assim por diante, mas seu status principal aquele pelo qual é conhecido e que lhe dá prestígio é o de jogador de futebol. Papel Social Papel é o comportamento socialmente esperado de uma pessoa que detém um cero status aos quais correspondem papéis apropriados. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

27 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Aprendizagem dos papéis. A socialização é na maior parte um processo de aprendizagem do comportamento de papéis, como filho, estudante, pai entre outros. Conjunto de Papéis. É uma expressão utilizada para indicar que um status pode não ter apenas um papel associado a posição mas uma quantidade de papéis que se ajustam no seu conjunto. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt

28 Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt
Desempenho de papel. Desempenho de papel é o comportamento real de quem o desempenha. Conflito de papéis. Muitas vezes os papéis podem entrar em conflito. Ex. um trabalhador promovido a um posto de chefia, num primeiro momento, pode sentir-se dividido entre a lealdade à direção da empresa e a sua identificação com os trabalhadores. Dps. aula 4.e 5 sociologia 2011 plt


Carregar ppt "Aula 4 e 5 Capitulo 2 Professor Douglas Pereira da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google