A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Física. A importância do aquecimento na actividade física O aquecimento físico é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Física. A importância do aquecimento na actividade física O aquecimento físico é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Física

2 A importância do aquecimento na actividade física O aquecimento físico é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar o individuo tanto fisicamente como psicologicamente para a actividade. A realização do aquecimento aponta para obter o estado psíquico (mental) e físico para prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treino, uma competição ou um lazer, onde o mais importante é a temperatura corporal.

3 o aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios: o aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios: Aumenta a taxa metabólica; Aumenta a taxa metabólica; Aumenta o fluxo sanguíneo local; Aumenta o fluxo sanguíneo local; Melhoria da difusão do oxigénio disponível dos músculos; Melhoria da difusão do oxigénio disponível dos músculos; Aumento da quantidade de oxigénio nos músculos; Aumento da quantidade de oxigénio nos músculos; Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; Diminuição do tempo de relaxamento muscular após a contracção; Diminuição do tempo de relaxamento muscular após a contracção; Aumento da velocidade e da força de contracção muscular; Aumento da velocidade e da força de contracção muscular; Melhoria na coordenação; Melhoria na coordenação; Aumento da capacidade das articulações a suportar cargas. Aumento da capacidade das articulações a suportar cargas.

4 Tipos de aquecimento Existem tipos de aquecimento, como: Aquecimento geral: deve possibilitar um funcionamento activo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo. Aquecimento geral: deve possibilitar um funcionamento activo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo. Aquecimento especifico: utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no desporto que será feito em seguida. Aquecimento especifico: utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no desporto que será feito em seguida.

5 Aquecimento passivo envolve o aumento da temperatura corporal através de alguns meios externos. Por exemplo, a utilização de massagem, diatermia de ondas curtas, sacos quentes, banhos de vapor e duches quentes. Uma vantagem do aquecimento passivo é a redução da probabilidade de prejuízo no trabalho físico posterior devido à depleção excessiva de "substratos de energia" por causa da insignificante quantidade de actividade exigida. Aquecimento passivo envolve o aumento da temperatura corporal através de alguns meios externos. Por exemplo, a utilização de massagem, diatermia de ondas curtas, sacos quentes, banhos de vapor e duches quentes. Uma vantagem do aquecimento passivo é a redução da probabilidade de prejuízo no trabalho físico posterior devido à depleção excessiva de "substratos de energia" por causa da insignificante quantidade de actividade exigida.

6 Quais os tipos de exercícios Existem dois tipos de metabolismo empregados pelo organismo na produção de energia para a execução do trabalho muscular: o aeróbico e o anaeróbico. Estímulos de baixa e moderada intensidade permitem trabalhos musculares de longa duração com pouco dispêndio de energia e são considerados actividades físicas aeróbicas. Estímulos de forte intensidade desencadeiam um metabolismo que proporciona uma produção de energia rápida, que permite um trabalho muscular de curta duração com grande dispêndio de energia, e caracterizam as actividades anaeróbicas.

7 Factores que influencia o aquecimento Idade Idade Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo. Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo. Estado de treinamento Estado de treinamento Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer actividades ou exercícios os quais não se está acostumado. Disposição Psíquica Disposição Psíquica A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento.

8 Período do dia Período do dia Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante à tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já a noite deve ter características similares ao da manhã. Modalidade desportiva Modalidade desportiva Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada. Neste ponto ainda devemos prestar atenção nas características individuais do esporte. Temperatura ambiente Temperatura ambiente Em tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo do aquecimento deve ser alongado. Em tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo do aquecimento deve ser alongado.

9 Momento do Aquecimento Momento do Aquecimento O intervalo ideal entre o final do aquecimento e o inicio da actividade é de 5 a 10 minutos. O intervalo ideal entre o final do aquecimento e o inicio da actividade é de 5 a 10 minutos. O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos. Após 45 minutos temperatura corporal já retomou sua temperatura de repouso. O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos. Após 45 minutos temperatura corporal já retomou sua temperatura de repouso.

10 Anexos

11

12 Daniela Rodrigues nº4 8ºB Susy Conceição nº20 8ºB


Carregar ppt "Educação Física. A importância do aquecimento na actividade física O aquecimento físico é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google