A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 05 : A célula (Membrana Plasmática)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 05 : A célula (Membrana Plasmática)"— Transcrição da apresentação:

1 Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 05 : A célula (Membrana Plasmática)

2 Membrana plasmática membrana celular ou plasmalema Estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular. De 7 a 10 nm A membrana celular não é estanque, mas uma porta seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).

3

4 Diferenciações da membrana celular Em algumas células, a membrana plasmática mostra modificações que representam uma especialização de função. Algumas dessas especializações são particularmente bem conhecidas nas células da superfície do intestino. Microvilosidades São dobras da membrana plasmática, na superfície da célula voltada para a cavidade do intestino. Calcula-se que cada célula possui em média microvilosidades. Como conseqüência de sua existência, há um aumento apreciável da superfície da membrana em contato com o alimento.

5 Citoesqueleto O Citoesqueleto é responsável por manter a forma da célula e as junções celulares, auxiliando nos movimentos celulares. É constituído por proteínas bastante estáveis filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtubulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina.

6 Desmossomos São regiões especializadas que ocorrem nas membranas adjacentes de duas células vizinhas. São espécies de presilhas que aumentam a adesão entre uma célula e a outra; as membranas aparecem mais espessas, em forma de linhas densas escuras.

7 Interdigitações São saliências e reentrâncias da membrana celular que se encaixam em estruturas complementares das células vizinhas.

8 Composição química Pequena fração de açúcares Oligossacarídeos Exteriormente, rica em glicídeos: o glicocálix ou glicocálice Protege de possíveis lesões Confere viscosidade às superfícies celulares (deslizamento de células sangüíneas) Propriedades imunitárias (grupos sangüíneos do sistema sangüíneo ABO) Fenômenos de reconhecimento celular (desenvolvimento embrionário) Inibição do crescimento celular Adesão entre óvulo e espermatozóide Funções MEMBRANA PLASMÁTICA fosfolipídios Glicolipídios colesterol. Proteinas Lipídios

9 Modelo do mosaico fluído. Singer e Nicholson (1972)

10 MEMBRANA PLAMÁTICA mosaico fluído bicamada lipídica proteínas barreira Extracelular e intracelular As células requerem nutrientes do exterior e devem eliminar substâncias de excreção procedentes do metabolismo e manter seu meio interno estável A membrana apresenta uma permeabilidade seletiva, pois permite a passagem de pequenas moléculas

11 Transporte de substâncias pela membrana celular O. Transporte de moléculas de baixa massa molecular Transporte passivo É um processo de difusão de substâncias através da membrana. O soluto passará sempre a favor do gradiente de concentração, do meio onde existe mais para o meio onde existe menos. Este transporte pode ocorrer por: Difusão simplesÉ a passagem de pequenas moléculas a favor do gradiente; pode ocorrer através da bicamada lipídica ou através de canais protéicos. Difusão simples através da bicamada Assim entram moléculas lipídicas como os hormônios esteróides, anestésicos como o éter, fármacos lipossolúveis, oxigênio, nitrogênio, água (osmose), CO 2, etanol e a glicerina. Difusão simples através de canais íons como o Na+, K+, Ca2+, Cl-

12 Transporte de moléculas de baixa massa molecular Difusão facilitada Permite o transporte de pequenas moléculas polares, como os aminoácidos, monossacarídios, etc, que não conseguindo atravessar a bicamada lipídica, requerem que proteínas trasmembranosas facilitem sua passagem. Estas proteínas recebem o nome de proteínas transportadoras ou permeases que, ao unirem-se a molécula que irão transportar sofrem uma modificação em sua estrutura que conduz aquela molécula ao interior da célula. Transporte ativo Este transporte implica em um gasto razoável de energia metabólica. Procura captar do meio extracelular substâncias necessárias ao metabolismo celular, mesmo quando a sua concentração no meio externo é muito baixa relativamente à do meio interno. São exemplos de transporte ativo a bomba de Na/K, e a bomba de Ca. Bombas de sódio e potássio requer uma proteína transmembranosa que bombeia Na+ até o exterior da membrana e K+ até o interior. Bomba de Capresente no tecido muscular esquelético, e é fundamental para a contração muscular..

13 Difusão facilitada Difusão simples Bombas de Sódio e Potássio

14 Transporte de moléculas de alta massa molecular Para o transporte deste tipo de moléculas existem três mecanismos principais: endocitose, exocitose e transcitose. Endocitose é o processo pelo qual a célula capta partículas do meio externo mediante uma invaginação da membrana que engloba a partícula que será ingerida. Produz-se a estrangulação da invaginação originando-se uma vesícula que encerra o material ingerido. Pinocitoseimplica a ingestão de líquidos e partículas em dissolução por pequenas vesículas Fagocitose.São formadas grandes vesículas revestidas ou fagossomos que ingerem microorganismos e restos celulares.

15 Fagocitose

16 Transporte de moléculas de alta massa molecular ExocitoseÉ o mecanismo pelo qual as macromoléculas contidas em vesículas citoplasmáticas são transportadas desde o interior celular até a membrana plasmática, para serem vertidas ao meio extracelular. (clasmocitose) TranscitoseÉ o conjunto de fenômenos que permitem a uma substância atravessar todo o citoplasma celular, de um polo a outro da célula. Envolve o duplo processo endocitose-exocitose. É próprio de células endoteliais que constituem os capilares sangüíneos, transportando assim as substâncias desde o meio sangüíneo até os tecidos que rodeiam os capilares.

17


Carregar ppt "Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 05 : A célula (Membrana Plasmática)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google