A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DESCOBRIMENTOS Uma nova etapa para os portugueses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DESCOBRIMENTOS Uma nova etapa para os portugueses."— Transcrição da apresentação:

1

2 OS DESCOBRIMENTOS Uma nova etapa para os portugueses

3 INICIO DO SÉC. XV

4 A EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA Portugal era um reino pobre, onde faltava ouro, prata e cereais. Todos os grupos sociais estavam interessados em descobrir novas terras: A burguesia- procurava novos mercados e riquezas Nobreza- desejava ter mais títulos e senhorios O clero- desejava converter outros povos ao cristianismo O povo- desejava melhorar as suas condições

5 A CONQUISTA DE CEUTA Em 1415, a Conquista de Ceuta marcou o inicio de uma nova etapa, isto é, alargou os espaços pertencente a Portugal por outros continentes.

6 UMA AVENTURA INCOMPARÁVEL A imaginação dos mercadores do Séc. xv tinha criado inúmeras lendas, relativamente ao mundo desconhecido. Dizia-se naquela época que os barcos que fossem para Sul que se chamavam os Barcos Aventureiros seriam engolidos pelo Mar Tenebroso.

7 CRIATURAS MARAVILHOSAS Na zona do Mar Tenebroso grandes ondas e monstros marinhos afundavam os barcos que lhe fizessem frente. Nas terras desconhecidas viviam seres maravilhosos e fantásticos e esses eram homens monstruosos e animais estranhos.

8 REDESCOBERTA DA MADEIRA Em 1419 a ilha da Madeira foi redescoberta por dois importantes marinheiros, que foram João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.

9 DESCOBERTA DOS AÇORES Em 1427 o famoso Arquipélago dos Açores foi descoberto por Diogo de Silves.

10 DATAS IMPORTANTES Conquista de Ceuta Redescoberta da Madeira Descoberta dos Açores Gil Eanes dobra o Cabo Bojador Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança Portugal e Castela assinam o Tratado de Tordesilhas Chegada de Vasco da Gama à Índia Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil

11 DOBRAGEM DO CABO BOJADOR Foi em 1434 que Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador, com grande sucesso.

12 DOBRAGEM DO CABO DA BOA ESPRANÇA Em 1488 Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.

13 TRATADO DE TORDESILHAS Em 1494 Portugal e Castela assinam o Tratado de Tordesilhas.

14 CHEGADA À ÍNDIA Em 1498 Vasco da Gama descobriu a Índia.

15 DESCOBERTA DO BRASIL Em 1500 Pedro Álvares Cabral descobriu o brasil.

16 INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO

17 ASTROLÁBIO O astrolábio serve para medir a altura dos astros acima do horizonte.

18 BALESTILHA A balestilha é um instrumento que serve para medir a que distância está a esfera armilar.

19 QUADRANTE O quadrante é um instrumento rudimentar, e como o seu nome indica é constituído por um quadrado e um circulo. A sua função é medir a que distância estão os objetos do horizonte.

20 INSTRUMENTOS NÁUTICOS No alto mar, sem terra á vista os navegadores passaram a orientar- se pelos astros, o sol de dia e a Estrela Polar de noite. A este tipo de navegação chamou-se de navegação astronómica.

21 A BARCA A barca e o barinel utilizados nas descobertas não eram as mais apropriadas para vencer as dificuldades do Cabo Bojador.

22 CARAVELA Após terem dobrado o Cabo Bojador os portugueses passaram a utilizar um novo tipo de barco(a caravela), que possuía velas triangulares que lhe permitia navegar com ventos contrários isto é bolinar.

23 NAU Tripulação de uma Nau: Capitão-Mor Escrivão Boticário Pilotos Pajens Mestres Meirinho ou alcaide Guardiãs Despenseiros Marinheiros Barbeiros Grumetes Tanoeiros Bombardeiros Astrólogos

24 VÍDEOS

25 FIM Trabalho realizado por : Raquel nº26 Rita nº2 Diogo Mendes nº8


Carregar ppt "OS DESCOBRIMENTOS Uma nova etapa para os portugueses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google