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METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS EXPERIMENTAIS

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS EXPERIMENTAIS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS EXPERIMENTAIS

2 OBJETIVOS • compreender e analisar o papel do
conhecimento científico no mundo atual • elaborar projeto de pesquisa • planejamento, execução e avaliação dos métodos e técnicas deste projeto • utilização de Delineamentos Experimentais

3 Que tipo de conhecimento produzimos em CC?
• "eu fiz algo super-interessante e ei-lo aqui". • "eu fiz algo melhor do que outros já fizeram e rodei esses testes padrão para demonstrá-lo." • "eu provei algo ainda não provado e eis a prova". • "eu fiz algo melhor do que outros já fizeram e inventei esses testes para demonstrá-lo." • "eu fiz algo e o mundo se tornou melhor por causa dele" ou "eu verifiquei que isso (não necessariamente de minha invenção/criação) tem esta conseqüência no mundo".

4 Então... O Conhecimento Científico
Surge da necessidade descobrir princípios explicativos. • Resulta da Investigação Científica. – Identificação da Dúvida. – Conhecimento existente não basta. – Precisamos de uma resposta para a dúvida. – Resposta tem que oferecer provas de segurança.

5 Algumas características do conhecimento Científico
• É crítico • Busca causas para os fenômenos • Pode ser genérico • Divulga resultados – Relata como chegou aos resultados! – Este caminho é o método científico.

6 O Método Científico • Método: conjunto de passos a serem seguidos
ordenadamente na busca da verdade. – Conduzir à descoberta; – Permitir demonstração e Prova; – Permitir a verificação de conhecimento; • Técnica se refere aos procedimentos utilizados dentro das etapas do método.

7 Esse tal de Método... Pra que serve mesmo?
• Para tentar diminuir a imprecisão de nossas descobertas... E garantir a qualidade do conhecimento produzido! • Para permitir que nossos pares avaliem melhor nosso trabalho. • Para tentar diminuir a influência da nossa interpretação. • Para guiar nossas pesquisas.

8 E estas pesquisas... • A necessidade de conhecer, faz a história de
nossos avanços e fracassos elementos formadores de cultura. • Este conjunto é uma referência organizada das conquistas da humanidade. • A pesquisa nos traz presentes e desafios... • A gente aqui já faz pesquisa! E ciência...

9 Modalidades de Pesquisa
- Pesquisa Teórica - Pesquisa Prática - Pesquisa Metodológica - Pesquisa Empírica

10 Modalidades de Pesquisa
- Pesquisa Teórica Dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos Ex: Proteína Não Degradável no rúmen para vacas em lactação

11 Modalidades de Pesquisa
- Pesquisa Prática Ligada à prática de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder o rigor metodológico Ex: Determinação de procedimentos para o tratamento de resíduos na bovinocultura

12 Modalidades de Pesquisa
- Pesquisa Metodológica Voltada para a inquisição de métodos e procedimentos adotados como científicos Ex: Análise do Método Científico de Van Soest

13 Modalidades de Pesquisa
- Pesquisa empírica Dedicada ao tratamento da face empírica e fatual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual Ex: Caracterização do escore corporal

14 Tipos de pesquisa: quanto a Natureza
Pesquisa Básica Aquisição do conhecimento sobre a natureza sem finalidades práticas ou imediatas Pesquisa Aplicada Utilização do conhecimento de pesquisa básica e da tecnologia para se obter aplicações práticas como produtos ou processos

15 Tipos de pesquisa: quanto aos objetivos
Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa explicativa

16 Pesquisa exploratória
Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

17 Pesquisa descritiva Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.

18 Pesquisa explicativa A preocupação central é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

19 Tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos
Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Documental Pesquisa Experimental

20 Pesquisa bibliográfica
desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos

21 Pesquisa documental Muito parecida com a bibliográfica.
A diferença está na natureza das fontes: vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico.

22 Pesquisa experimental
Quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto .

23 Tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos
Levantamento Estudo de campo Estudo de caso Pesquisa-ação

24 Levantamento É a interrogação direta das pessoas cujo
comportamento se deseja conhecer.

25 Estudo de Campo Procura o aprofundamento de uma realidade específica.
Procura captar as explicações e interpretações do que ocorre naquela realidade.

26 Estudo de Caso Consiste no estudo profundo e exaustivo
(intensivo) de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.

27 Pesquisa-ação Tipo de pesquisa cooperativa ou colaborativa, com base empírica, que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Empírica aqui quer dizer por experimentação

28 Fundamentos do projeto de pesquisa
A elaboração de um projeto de pesquisa é um processo em que, a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente define um problema e as formas de solucioná-lo.

29 Projeto de Pesquisa... Basicamente a fase de elaboração
da pesquisa é uma fase de construção Mental Portanto: Pensar em uma Necessidade

30 Projeto de Pesquisa... Trabalho de Pesquisa
Deve oferecer respostas do tipo: - O que pesquisar? (Tema) - Por que pesquisar? (Justificativa) - Para que pesquisar? (Objetivos) - Como pesquisar? (Material e Métodos) - Quando pesquisar? (Cronograma) - Por quem? (Equipe)

31 Tema - Ponto de partida do trabalho de pesquisa
- Delimitação de um campo de estudo no interior de uma grande área de conhecimento - Deve ser escolhido de acordo com as tendências e aptidões do aluno

32 Desempenho de novilhos a pasto
Tema - Ponto de partida do trabalho de pesquisa - Delimitação de um campo de estudo no interior de uma grande área de conhecimento - Deve ser escolhido de acordo com as tendências e aptidões do aluno Efeito da adubação nitrogenada na produção de Carne/ha Alimentos para aumentar a produção de leite Desempenho de novilhos a pasto

33 Problematização 􀂙 Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder 􀂙 É a apresentação da idéia central do trabalho 􀂙 Deve-se definir clara e exatamente o assunto a ser desenvolvido. 􀂙 Deve-se contextualizar o problema (abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema está ou será inserido)

34 Problematização 􀂙Processos auxiliares na definição do problema:
1. Trata-se de um problema original e relevante? 2. Ainda que seja “interessante”, é adequado para mim? 3. Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? 4. Existem recursos (financeiros, materiais, humanos, etc.) para o estudo? 5. Há tempo suficiente para investigar tal questão?

35 Título • O título deve ser conciso e o mais descritivo possível;
• Evitar palavras vazias como “Um Estudo sobre...”; “Efeitos...”; “Uso...”; “Avaliação” • Evitar utilizar abreviaturas pouco conhecidas; • O título de expressar o objetivo geral de forma implícita

36 Título • Exemplos de Título
• Avaliação Econômica de Búfalas Lactantes Alimentadas com Diferentes Fontes de lipídeos na Dieta • Produção e Composição do Leite de Vacas submetidas a Dietas Contendo Diferentes Níveis e Formas de Suplementação de Lipídios • Desenvolvimento intestinal de bezerros recém-nascidos aleitados com colostro de vacas tratadas com rbST

37 Revisão de Literatura • Descrição coerente do estado do
conhecimento relativo ao tema proposto, com referências dos autores que já publicaram diretamente o assunto ou em áreas afins. • Fazer um relato sobre o problema que gerou a necessidade da pesquisa, descrevendo a importância do tema.

38 Objetivos -Indicam o que se pretende conhecer, ou medir,
ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcançar. -Objetivos gerais: indicam uma ação muito ampla -Objetivos específicos: procuram descrever ações pormenorizadas ou aspectos detalhados.

39 Objetivos Gerais • Avaliar a substituição do farelo de milho por
óleo vegetal no desempenho produtivo de vacas leiteiras. •Determinar o melhor nível de adubação nitrogenada para produção de bovinos de corte a pasto. •Analisar a relação concentrado:volumoso sobre os parâmetros da fermentação ruminal 13

40 Objetivos Específicos
• Avaliar o consumo e conversão alimentar da MS • Avaliar a digestibilidade das dietas • Avaliar o comportamento ingestivo • Avaliar a produção de leite • Avaliar os custos com alimentação e a rentabilidade

41 Justificativas Deve procurar responder:
-Qual a relevância da pesquisa? -Que motivos a justificam? -Quais contribuições para a compreensão, intervenção ou solução que a pesquisa apresentará?

42 Justificativas Processos auxiliares em uma boa justificativa:
- Atualidade do tema: inserção do tema no contexto atual - Ineditismo do trabalho: proporcionará mais importância ao assunto. - Interesse do autor: vínculo do autor com o tema - Relevância do tema: importância científica, social, educacional, etc. - Pertinência do tema: contribuição do tema para a solução de um problema atual

43 Hipóteses 􀀹 É uma expectativa de resultado a ser
encontrada ao longo da pesquisa 􀀹 Deve servir como uma das bases para a definição da metodologia de pesquisa

44 Hipóteses A APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NAS
PASTAGENS IRÁ AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE/ha A UTILIZAÇÃO DE OFERTA DE FORRAGEM É UMA BOA FERRAMENTA NO MANEJO DE PASTOS

45 Material e Métodos -O conjunto detalhado e seqüencial do material a ser utilizado ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação.

46 Material e Métodos Local • Animais (no., raça, idade, peso)
• Tratamentos (dietas) • Distribuição nos tratamentos e período • Manejo dos animais (instalações, fornecimento das dietas, tabela de análise química)

47 Material e Métodos • Coleta de dados (variáveis a serem analisadas)
• Análises laboratoriais (local, citar referência) • Delineamento experimental • Análise estatística Tentar manter ordem cronológica

48 Cronograma -Descrição do tempo necessário para a
realização de cada uma das partes propostas da monografia. -Normalmente, expresso na forma de uma tabela.

49 • Resultados e Discussão
• Conclusões

50 Etapas da Pesquisa - Escolha do tema de pesquisa
- Levantamento ou revisão da literatura - Documentação - Crítica - Desenvolvimento - Redação

51 Apresentação de um Trabalho de Pesquisa
Forma documental: - Relatório - Artigo de divulgação - Livro - Dissertação - Tese - Monografia

52 Apresentação de um Trabalho de Pesquisa
Forma documental: - Relatório - Artigo de divulgação - Livro - Dissertação - Tese - Monografia

53 Monografia É: 1) Um trabalho que observa e acumula observações;
2) Que organiza essas informações e observações; 3) Que procura as relações e regularidades que podem haver entre elas; 4) Que indaga sobre os seus porquês; 5) Que utiliza de forma inteligente as leituras e experiências para comprovação; 6) Que comunica aos demais seus resultados.

54 Monografia Monografia Como um trabalho científico:
i) Realiza um tratamento extenso em profundidade; ii) Utiliza a metodologia científica; iii) Apresenta uma contribuição importante, original e pessoal para a ciência.

55 Construção de texto • Utilizar a forma impessoal;
• Evitar: Gerúndio; “através”, palavras coloquiais • Cuidado com os advérbios de intensidade • Palavras repetidas • Expressões em língua estrangeira e palavras científicas, usar na formatação Itálica • Números de zero a dez (escrever)

56 Referências Bibliográficas
• Normas ABNT - Periódicos - Livros - Dissertações, teses - Congressos, eventos científicos - Folhetos - Legislação - imagens - CD-ROM - Softwares, internet, etc...


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