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DIS-UNIFESP UNIFESP Eng. Paulo Lopes Setor de Telemedicina Departamento de Informática em Saúde - DIS Universidade.

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1 DIS-UNIFESP UNIFESP Eng. Paulo Lopes Setor de Telemedicina Departamento de Informática em Saúde - DIS Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina

2 DIS-UNIFESP Estudantes em graduação:1.296 Estudantes em pós-graduação:3.162 Residentes:430 Professores (95% com doutorado e mestrado):658 (95% com doutorado e mestrado):658 Técnicos:3.302 Publicações em 1997:4.699 (em revistas internacionais 2,1/docente) (em revistas internacionais 2,1/docente) A Universidade Federal de São Paulo é responsável por 50% da produção científica das universidades federais do Brasil na área da Saúde UNIFESP/HSP Escola Paulista de Medicina

3 DIS-UNIFESP Departamento de Informática em Saúde

4 DIS-UNIFESP SET-DIS Missão:Missão: Criar um núcleo de excelência da UNIFESP na condução da pesquisa, desenvolvimento, ensino e extensão de tecnologias da informação para assistência e colaboração remota em saúde. Criar um núcleo de excelência da UNIFESP na condução da pesquisa, desenvolvimento, ensino e extensão de tecnologias da informação para assistência e colaboração remota em saúde.

5 DIS-UNIFESP Telemedicina no Brasil

6 DIS-UNIFESP Telemedicina no Brasil BrasilBrasil 1 médico para cada 1720 habitantes 1 médico para cada 1720 habitantes 1200 municípios (24%) não têm médicos que residem na cidade 1200 municípios (24%) não têm médicos que residem na cidade 500 (10%) não registram nem mesmo procedimentos médicos (Fonte: Conselho Federal de Medicina) 500 (10%) não registram nem mesmo procedimentos médicos (Fonte: Conselho Federal de Medicina) Medicina ao interior do paísMedicina ao interior do país Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde, que estimula que médicos e agentes de saúde participem do programa de Saúde da Família em regiões mais remotas e sem assistência. Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde, que estimula que médicos e agentes de saúde participem do programa de Saúde da Família em regiões mais remotas e sem assistência. 150 municípios considerados estratégicos para contenção de infecções e com mortalidade infantil superior a 80 por mil nascidos vivos. 150 municípios considerados estratégicos para contenção de infecções e com mortalidade infantil superior a 80 por mil nascidos vivos.

7 DIS-UNIFESP Rede Piloto de Telessaúde em Oncologia Pediátrica

8 DIS-UNIFESP Rede Piloto de Telessaúde em Oncologia Pediátrica Hospital Base de Porto Velho (RO) Hospital NS Glória (Vitória-ES) Lab. de Sistemas Integráveis (POLI-USP) UNIFESP (SP) Hospital São Marcos – Sociedade Piauense de Combate ao câncer (Teresina-PI) CACON-II (Florianopolis-SC) Rio Branco EDUMED (Campinas-SP) Fund Centro Contr Oncologia (Manaus-AM) Hosp de Apoio CACON-I (Brasília -DF) SOBOPE (SP)

9 DIS-UNIFESP Rede Piloto de Telessaúde em Oncologia Pediátrica Prontuário Virtual de Saúde

10 DIS-UNIFESP Centro de Diagnóstico Virtual em Oftalmologia Discussões de casos clínicos periodicamente com a Universidade da Califórnia em Davis e outras universidade brasileiras, através de videoconferênciasDiscussões de casos clínicos periodicamente com a Universidade da Califórnia em Davis e outras universidade brasileiras, através de videoconferências

11 DIS-UNIFESP Centro de Diagnóstico Virtual em Oftalmologia

12 DIS-UNIFESP Centro Alfa de Humanização do Ensino da Medicina Implantação e avaliação de um ambiente controlado de colaboração baseado em videoconferência para a teleconsulta e segunda opinião em saúde.Implantação e avaliação de um ambiente controlado de colaboração baseado em videoconferência para a teleconsulta e segunda opinião em saúde. comportamento dos profissionais comportamento dos profissionais mudanças de processos mudanças de processos capacitar os profissionais capacitar os profissionais Dois consultórios:Dois consultórios: equipados com computadores e sistemas de videoconferência equipados com computadores e sistemas de videoconferência utilizados por médicos preceptores e estudantes de medicina utilizados por médicos preceptores e estudantes de medicina colaboração durante a consulta dos pacientes colaboração durante a consulta dos pacientes Três modelos de interação:Três modelos de interação: Supervisão - o preceptor é um observador de cena Supervisão - o preceptor é um observador de cena Ensino - o preceptor atende um paciente Ensino - o preceptor atende um paciente Assistência - o aluno e o preceptor colaboram Assistência - o aluno e o preceptor colaboram

13 DIS-UNIFESP

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15 Ambientes de Colaboração Síncrona na Saúde

16 DIS-UNIFESP Parque Indigena do Xingu

17 DIS-UNIFESP Parque Indigena do Xingu

18 DIS-UNIFESP Parque Indigena do Xingu Parceria com o Ministério da Saúde/FUNASA:Parceria com o Ministério da Saúde/FUNASA: ações de atenção básica à saúde (atendimento e vigilância)ações de atenção básica à saúde (atendimento e vigilância) formação de RH indígenas e não- indígenas para a saúde no nível da atenção básica.formação de RH indígenas e não- indígenas para a saúde no nível da atenção básica. 03 principais postos indígenas03 principais postos indígenas Sede administrativa em CanaranaSede administrativa em Canarana 28 horas de ônibus28 horas de ônibus 8 horas de caminhonete8 horas de caminhonete 6 horas de barco6 horas de barco 4 horas de vôo comercial4 horas de vôo comercial 2 horas de vôo monomotor2 horas de vôo monomotor 12 aux. de enfermagem12 aux. de enfermagem seis enfermeirasseis enfermeiras quatro médicosquatro médicos dois dentistasdois dentistas 40 agentes de saúde40 agentes de saúde

19 DIS-UNIFESP Parque Indigena do Xingu 58 aldeias58 aldeias 4000 pessoas4000 pessoas

20 DIS-UNIFESP Parque Indigena do Xingu

21 DIS-UNIFESP Parque Indigena do Xingu Desenvolvimento do SisXingu.Desenvolvimento do SisXingu. Melhoria da comunicação.Melhoria da comunicação. Suporte de especialidades.Suporte de especialidades. Desenvolvimento de guias de conduta em atenção básica.Desenvolvimento de guias de conduta em atenção básica. Educação à distância.Educação à distância. Capacitação da equipeCapacitação da equipe Referência para média e alta complexidade.Referência para média e alta complexidade.

22 DIS-UNIFESP EXÉRCITO BRASILEIRO O objetivo inicial é prover as localidades de uma estrutura mínima para uma transmissão de voz e imagem que um profissional da área de saúde especializado, possa realizar um diagnóstico de um paciente em um ponto distante ou orientar o médico no atendimento em uma situação de um acidenteO objetivo inicial é prover as localidades de uma estrutura mínima para uma transmissão de voz e imagem que um profissional da área de saúde especializado, possa realizar um diagnóstico de um paciente em um ponto distante ou orientar o médico no atendimento em uma situação de um acidente Estrutura de vídeo-conferência em cada ponto interconectado com a Rede do Exército (velocidade do acesso, de 128kbps)Estrutura de vídeo-conferência em cada ponto interconectado com a Rede do Exército (velocidade do acesso, de 128kbps) AUARIS BV-8 NORMANDIA BONFIM SURUCUCU MANAUS BOA VISTA CUCUÍ S. JOAQUIM MATURACÁ YAUARETÊ QUERARI S. G. DA CACHOEIRA IPIRANGA TABATINGA VILA BITTENCOURT ESTIRÃO DO EQUADOR DO SUL TEFÉ HUMAITÁ SANTA ROSA ASSIS BRASIL MIRIM GUAJARÁ PRÍNCIPE DA BEIRA ITAITUBA BELÉM MACAPÁ OIAPOQUE TIRIÓS 1 R. BRANCO BRASILÉIA CFRO MARABÁ IMPERATRIZ CRUZEIRO DO JAVARI PALMEIRAS ALTAMIRA PLÁCIDO DE CASTRO 8 P. CACHOEIRA UIRAMUTÃ TUNUÍ ERICÓ 61 PORTO VELHO Fonte: André Gustavo Monteiro Lima – CAP QEM Adj Ch Divisão de Engenharia STI / CDS

23 DIS-UNIFESP Dispositivos Móveis para Telemedicina

24 DIS-UNIFESP Questões Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina web:


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