A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adicionando oxigenio ao Fe Um exercício virtual André Luiz V. da Costa e Silva 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adicionando oxigenio ao Fe Um exercício virtual André Luiz V. da Costa e Silva 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Adicionando oxigenio ao Fe Um exercício virtual André Luiz V. da Costa e Silva 2012

2 A experiencia virtual Coloque 1t de Ferro em uma panela 100% inerte, dentro de uma camara fechada (ah, seria legal!) e sem atmosfera, a 1600C. Fe

3 Pode não existir gás?? Fe Bem, se o unico elemento fosse Fe, teríamos vapor de Fe no ambiente, em equilibrio com o Fe. Estranho? É o mesmo que ter vapor dágua na atmosfera, por exemplo a 25C. Se estiver em equilibrio com a água, temos umidade relativa do ar de 100%. Se não estiver, a água evapora (e sua roupa seca na corda!) E qual seria a pressão do vapor de ferro? É só saber a pressão de vapor do Fe a 1600C. Que é baixinha, porque o ferro só ferve(isto é, tem Pv=1atm a 2750C!!

4 Ok, colocamos um gás inerte para ter 1atm, então. Onde estamos nos diagramas Fe-O?

5 Vamos fazer entrar um pouco de O2 mantendo P=1atm e T=1600C. Fe O2O2 O2O2 Para onde vai o O 2 ? Parte fica como gás O 2 Parte se dissolve no ferro via O 2 =2O

6 Se a atmosfera e o ferro (com O dissolvido) estiverem em equilibrio: E agora????

7 Neste ponto, começa a aparecer óxido liquido!!

8 Obtenha, dos diagramas anteriores,Po2, e %O Fe O O2O2 FeO (liq)

9 E se continuarmos colocando mais oxigenio no sistema??? Pense para a próxima!! Lição de casa: Queime bom-bril (ou aço-lã) e depois relate o que ocorre. O que queima? Qual o material inicial? Qual o material final? Tente ver isto no diagrama Fe-O. CUIDADO: USE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO PARA NÃO SE QUEIMAR!!


Carregar ppt "Adicionando oxigenio ao Fe Um exercício virtual André Luiz V. da Costa e Silva 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google