A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESAG -1 Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESAG -1 Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 ESAG -1 Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet

2 ESAG -2 Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino à distância como o Blackboard e WebCT, é gratuito sob uma licença Open Source. A aprendizagem através do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular onde é fácil agregar conteúdos que motivam o aluno. Moodle tem una interface intuitiva para a navegação o que torna fácil criar cursos Aprendizagem modular e dinâmicos orientado por objectos

3 ESAG -3 Aspectos gerais do Moodle Promove uma pedagogia de construtivismo social (colaboração, actividades, reflexão crítica, etc.); Adequado para cursos 100% online bem como para complementar um curso presencial; Simples, leve, eficiente, compatível, com interface com navegadores de baixa tecnologia; Fácil de instalar em qualquer plataforma que suporte PHP. Necessita apenas de uma base de dados e pode partilhá-la com outras aplicações; Os cursos podem ser partilhados numa mesma instalação; Os cursos podem ser visitados por interessados em conhecer o ambiente (sem acesso a provas, listas de exercícios e outras informações que requeiram segurança); Os cursos podem ser agrupados por categoria - uma instalação Moodle suporta milhares de cursos; Grande atenção ao aspecto segurança das informações; A maior parte das secções (Recursos, Fóruns de Discussão, Diário, etc.) tem um editor HTML gráfico WYSIWYG (o que você vê é o que você vai obter);

4 ESAG -4 Características - Recursos Escrever uma Página de Texto Escreve uma página de texto simples, embora seja possível dar alguma formatação. Escrever página web Este tipo de recurso facilita o processamento de uma completa e simples página web do Moodle, especialmente quando utiliza o editor WYSIWYG do Moodle. A página é guardada numa base de dados, não como um ficheiro, e tem toda a liberdade de fazer quase tudo o que quiser utilizando HTML, incluindo Javascript.

5 ESAG -5 Características - Recursos Apontador para ficheiros ou página Este tipo de recurso permite ligação a qualquer página web ou a qualquer outro ficheiro web. Permite também ligação a qualquer outra página web ou a outro ficheiro que enviou para a área de ficheiros da sua disciplina a partir do seu computador. As usuais páginas web são visualizadas tal como são, enquanto que os ficheiros multimédia são processados mais habilmente e podem ser integrados numa página web. Por exemplo, os ficheiros MP3 aparecem utilizando um programa corrente, bem como filmes, animações em flash, etc. Existem várias opções em janelas quer normais quer enquadradas, etc. Particularmente, se o seu recurso é uma aplicação web ou qualquer outro tipo de conteúdo que permita aceitar parâmetros, pode escolher enviar informação para o seu recurso tal como o nome do utilizador, o seu , a disciplina em que estão integrados, etc.. Mostrar um directório O recurso ao directório mostra um directório completo (e seus subdirectórios) a partir da área de ficheiros da disciplina. Os alunos podem assim navegar e vizualizar todos esses ficheiros.

6 ESAG -6 Características - Recursos Etiquetas As etiquetas são ligeiramente diferentes dos outros recursos, porque são textos e imagens que estão inseridos entre os outros links de actividades/recursos na página da disciplina.

7 ESAG -7 Livro Chats (salas de conversa) Fóruns Glossário Diários Trabalhos Mini-Testes Referendos Lições Hot Potatoes Wikis (…) O Moodle contem vários módulos de actividades. Tipos de actividades:

8 ESAG -8 Chat O Chat permite aos participantes ter discussão em tempo real (síncrona). Diário Este módulo é uma actividade de reflexão muito importante. O professor pede ao aluno para reflectir sobre um tópico particular e o estudante pode editar um registo histórico das suas respostas. Respostas estas que são privadas e podem ser lidas apenas pelo professor, podendo juntar em cada alínea do diário os seus comentários e classificação. Usualmente é aconselhável usar uma actividade de diário por semana. Fóruns Esta pode ser a actividade mais importante - é aqui que ocorrem a maior parte das discussões. Os fóruns podem ser estruturados de diferentes formas e cada resposta no fórum pode ser avaliada pelos colegas. As respostas podem ser apresentadas em vários formatos e podem incluir anexos. Os participantes no fórum receberão por correio cópias de cada nova resposta. Um professor pode inscrever todos os alunos num fórum se assim o quiser. Características - Actividades

9 ESAG -9 Livro É um documento muito simples, constituído por diversas páginas de texto. Trabalhos Este módulo permite ao professor distribuir tarefas que exigem que os alunos produzam conteúdo digital (em qualquer formato) e o façam chegar ao professor, enviando-o para o servidor. Exemplos de alguns trabalhos: ensaios, projectos, relatórios... Este módulo inclui opções para classificar os trabalhos. Referendos Esta é uma actividade muito simples - o professor faz uma pergunta e dá uma lista de possíveis respostas, que os alunos irão escolher. Pode ser útil como uma forma rápida de inquérito para estimular a reflexão sobre um tópico, para permitir que os alunos votem sobre a direcção que deverá tomar o curso ou para chegar a um acordo em termos de investigação. Características - Actividades

10 ESAG -10 Inquéritos O módulo de inquéritos fornece algumas ferramentas que têm sido consideradas úteis para avaliar e estimular o ensino em ambientes Web. O professor pode usar estes inquéritos para obter informações dos seus alunos que lhes permitirão conhecer melhor a turma e reflectir sobre o seu método de ensino. Lições As lições, são uma forma interessante e flexível de apresentar os conteúdos. Consiste num conjunto de páginas, que terminam com uma questão e várias respostas possíveis. De acordo com a escolha do aluno, ele poderá ou não passar à página seguinte. A navegação pela lição poderá ser linear ou não, dependendo em grande medida da estrutura do material apresentado. Características - Actividades

11 ESAG -11 Hot Potatoes Este módulo, "HotPot", permite ao professor administrar este programa através do Moodle. As questões são criadas no computador do professor e depois enviadas para a plataforma. Depois dos alunos realizarem as questões, vários relatórios são possíveis de obter, que apresentam toda a estatística e classificação obtida. Wikis Um Wiki (palavra havaiana que significa muito rápido), permite a autoria de documentos de forma colectiva, usando linguagem HTML. Ex: de um wiki - o Wikipédia. Torna-se muito fácil criar e actualizar páginas. Geralmente não há revisão prévia antes das modificações serem aceites, e a maior parte dos wikis estão abertos ao público em geral ou pelo menos àqueles que têm acesso a um servidor wiki. Este módulo permite aos participantes trabalharem juntos nas páginas web adicionando, aumentando ou alterando os conteúdos. As versões antigas nunca são apagadas e podem ser restauradas. Características - Actividades

12 ESAG -12 Características - Actividades Glossário Esta actividade permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário. Mini-testes Este módulo permite ao professor preparar e designar mini- testes, que consistem em perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, e perguntas de respostas curtas. Estas perguntas são guardadas numa base de dados com categorias, podendo ser reutilizadas dentro do próprio curso ou até em outros cursos. Os mini-testes podem permitir várias tentativas de resolução. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por dar dicas ou mostrar as respostas correctas. Este módulo inclui opções para classificar os alunos.

13 ESAG -13 Quem o ajudará a utilizar Moodle? Centenas de utilizadores conhecedores do Open Source que se uniram como programadores do Moodle numa comunidade de aprendizagem.

14 ESAG -14 Vamos experimentar? Centro Virtual de apoio a formadores: Site internacional de apoio: Quem usa o Moodle? Mais de 9096 organizações em 147 países têm sites Moodle (em Janeiro de 2006 (http://moodle.org/sites). Este número continua a crescer!


Carregar ppt "ESAG -1 Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google